Política de Privacidade



 
 
 

Política de Privacidade

A OpenK sabe o quanto é importante o respeito à privacidade. Por isso, temos a satisfação de oferecer informação a todos os clientes a respeito da política de privacidade.

1. Sobre a OpenK

A OpenK atua no mercado de tecnologia da informação como provedora de soluções de vendas e gestão. A empresa oferece tudo que o seu negócio precisa para alavancar suas vendas no ambiente online com as plataformas e-commerce para o Varejo, Atacado, Indústria e solução completa para gestão de Marketplaces ou integradora com os principais marketplaces do mercado.

2. Definições

  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Lei Federal nº 13.709 publicada no dia 14 de agosto de 2018 que regula as atividades de Tratamento de Dados Pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
  • “Dados ou informações Pessoais” são quais quaisquer dados relacionados a pessoal natural identificada ou identificável;
  •  “Tratamento dos dados pessoais” as operações de coleta, armazenamento, estruturação, recuperação, transmissão, exclusão ou destruição realizadas pela OPENK
  • “Controlador” é o(a) CONTRATANTE responsável pelas decisões referentes ao Tratamento dos dados, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados
  • “Operador” é a OPENK a qual, contratada pelo Controlador, efetua o Tratamento dos dados pessoais em seu nome,

3. Dados de Clientes (lojistas, empresas contratantes)

1) Dados coletados:

Quando um cliente contrata, utiliza ou interage com os Serviços fornecidos pela Plataforma ou se comunica com a OpenK de alguma forma, pode fornecer alguns dados. Esses dados incluem:

  • Dados de contato, como o seu nome, cargo, empresa, localização, número de telefone e endereço de e-mail;
  • Credenciais de conta, como o seu endereço de e-mail, usuário e senha;
  • Informações de pagamento, como dados de cartão de crédito, dados bancários e endereço para fatura;
  • Dados relacionados a suporte técnico e solução de problemas. Esses dados incluem dados de abertura de chamado, como o tipo de produto ou serviço relacionado ao seu pedido de ajuda, dados de contato ou autenticação e o conteúdo das suas comunicações conosco, incluindo gravações telefônicas.

2) Como utilizamos os dados

A OpenK utiliza os dados coletados ou recebidos a partir do uso dos Serviços para as seguintes finalidades:

  1. Cumprir com obrigações contratuais. Isso inclui criar e gerenciar as contas que contratante possa ter conosco, verificar sua identidade, cobrar os valores devidos, fornecer, personalizar e aprimorar os serviços oferecidos;
  2. Notificar sobre eventuais alterações em nossos produtos e serviços;
  3. Reforçar os procedimentos de segurança e proteção, visando a prestação de um serviço mais seguro e eficaz;
  4. Realizar operações internas, incluindo suporte, solução de problemas, análise de dados, testes, pesquisas e estatística;
  5. Fornecer informações sobre outros serviços e/ou produtos que oferecemos, similares aos já contratados;
  6. Avaliar ou entender a eficácia da publicidade que veiculamos, visando fornecer publicidades relevantes;
  7. Gerenciar riscos e detectar, prevenir e/ou remediar fraudes ou outras atividades potencialmente ilegais ou proibidas, além de violações de políticas, contratos ou termos de uso aplicáveis;
  8. Conforme necessário, para estabelecer, exercer e defender direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;
  9. Cumprir com obrigações legais ou regulatórias, ou conforme exigido judicialmente, por qualquer órgão de aplicação da lei ou do governo com competência, ou que alegue ter competência.
  10. Para outras finalidades as quais fornecemos um aviso específico no momento da coleta, ou, de outro modo, conforme autorizado ou exigido por lei.?

4. Dados de Consumidores (usuário comprador, na plataforma ou de loja parceira - marketplace)

Essa seção se aplica aos dados pessoais de Consumidores dos Clientes.  A Openk Tecnologia não é responsável pelas práticas de privacidade ou segurança dos Clientes. Para entender como seus dados são tratados pelos Clientes OpenK, é importante consultar as respectivas políticas de privacidade.

4.1 Como é coletado

1) Dados recebidos dos Clientes:

Os Clientes da OpenK, podem fornecer os seus dados pessoais por meio dos Serviços. Quando, por exemplo,

  • um cliente faz o upload de sua base de contatos para utilizar os nossos serviços de e-mail marketing
  • quando usuário consumidor se inscreve para uma newsletter do Cliente,
  • ou quando usuário realiza uma compra na loja/plataforma do Cliente, o Cliente pode fornecer determinadas informações como o seu nome, o seu endereço de e-mail, número de telefone ou dados de pagamento.
  • ou quando usuário realiza uma compra numa das lojas parceiras, do tipo marketplace, com a qual o cliente possui contrato e que a OpenK forneça operação integrada.

2) Dados coletados automaticamente:

Quando usuário consumidor interage com os Serviços da plataforma, como por exemplo, quando interage com uma comunicação de marketing ou realiza uma compra na loja virtual do Cliente, a OpenK pode coletar informações sobre o seu dispositivo e as suas atividades. Essas informações incluem:

  • Dados de dispositivos que usuário usa para acessar a plataforma, como o seu endereço de IP, sistema operacional, informação de geolocalização e identificadores únicos do dispositivo.
  • Dados de navegação, ou seja, dados sobre como usuário utiliza e interage com os Serviços, o que pode incluir das datas em que usuário utilizou os Serviços e as suas atividades de navegação, como por exemplo as páginas que visualizou, ou adicionou um produto no carrinho. Também são coletadas informações sobre a performance dos Serviços, incluindo métricas relacionadas ao envio de e-mails ou outras formas de comunicação enviados pelos Clientes por meio da plataforma.

4.2 Como os dados são utilizados

Os dados coletados ou recebidos a partir da utilização da plataforma pelos Clientes podem ser utilizados para:

  • Fornecer, personalizar e aprimorar os serviços oferecidos pela OpenK;
  • Realizar operações internas, incluindo suporte aos clientes, solução de problemas, análise de dados, testes, pesquisas e estatística;
  • Desenvolver estratégias de marketing para os Clientes, para que estes possam oferecer publicidades relevantes para o usuário.
  • Prosseguir com pedidos de pagamento efetuados pelo usuário, nas operações de intermediação de pagamento.
  • Gerenciar riscos e detectar, prevenir e/ou remediar fraudes ou outras atividades potencialmente ilegais ou proibidas, além de violações de políticas ou termos de uso aplicáveis;
  • Estabelecer, exercer e defender direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;
  • Cumprir com obrigações legais ou regulatórias, ou conforme exigido em um processo judicial, por qualquer órgão de aplicação da lei ou do governo com competência, ou que alegue ter competência.
  • Para outras finalidades as quais fornecemos um aviso específico no momento da coleta, ou, de outro modo, conforme autorizado ou exigido por lei.

5. Segurança

Os Dados Pessoais tratados pela OpenK são protegidos por medidas físicas, técnicas e organizacionais de segurança para reduzir riscos de perda, mau uso e acesso não autorizado, divulgação e alteração, tais como firewalls e criptografia de dados, controles de acesso físico a data centers, além de controles de autorização de acesso à informação.

6. Direitos do Titular dos dados

Em grande parte dos produtos e serviços oferecidos, OpenK atua como operador dos dados pessoais, segundo as instruções de seus Clientes. Caso o usuário seja um Consumidor e deseje exercer os seus direitos com relação aos dados pessoais que a OpenK trata enquanto operador, o usuário deve contatar o Cliente que está utilizando os serviços da plataforma. Os Titulares de dados pessoais têm alguns direitos no que se refere aos seus dados pessoais e podem exercê-los entrando em contato para:

  • Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais;
  • Acesso aos dados pessoais, nos termos da legislação aplicável;
  • Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Portabilidade dos dados;
  • Exclusão de dados, quando estes forem tratados com base no consentimento do Titular ou quando os dados forem desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação aplicável;
  • Revogação do consentimento, quando aplicável.

Por motivos de segurança, sua solicitação somente será atendida se confirmada a identidade de quem está solicitando. Sendo assim, poderá ser solicitados dados ou informações adicionais para a confirmação da identidade e da autenticidade do Titular.

7. Quanto ao Término do Tratamento

Esta Política de Privacidade se aplica às circunstâncias acima mencionadas durante todo o período em que a OpenK armazenar os dados pessoais. O armazenamento e manutenção das informações durará:

  1. pelo tempo exigido por lei;
  2. até o término do tratamento de dados pessoais, conforme mencionado abaixo;
  3. pelo tempo necessário a preservar o legítimo interesse da OpenK. Assim, os dados serão tratados, por exemplo, durante os prazos prescricionais aplicáveis ou enquanto necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

Nos casos de término de tratamento de dados pessoais, ressalvadas as hipóteses estabelecidas pela legislação aplicável ou pela presente Política de Privacidade, os dados pessoais serão eliminados, e esta Política não será mais aplicável, nos seguintes casos:

  1. quando a finalidade para qual o dado pessoal foi coletado for alcançada, e/ou os dados pessoais coletados deixarem de ser necessários ou pertinentes ao alcance de tal finalidade;
  2. quando o Titular solicitar a exclusão de seus dados;
  3.  e quando houver uma determinação legal neste sentido.

8. Alteração na Política de Privacidade

A OpenK reserva-se no direito de alterar sua política de privacidade a qualquer momento mediante publicação em seu website.