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30/03/2022
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Florista fazendo buquê de flores para sua loja sob uma mesa de madeira.

Já possui uma floricultura física e quer vender flores online ou deseja começar do zero uma floricultura virtual? O desafio é grande, uma vez que estamos falando de produtos frágeis, perecíveis e com grande apelo estético.

Como montar? E depois de montado, como vender e entregar? Tem como ter um e-commerce nacional vendendo flores?

Pode ficar tranquilo: no texto de hoje vamos entrar nos detalhes de como vender flores online e apresentar alguns exemplos que deram certo, para que você possa trilhar essa jornada com mais estratégia. Podemos começar?

É possível vender flores online?

As flores são, de forma geral, muito sensíveis e de alta perecibilidade. Isto quer dizer que todo o processo de estoque, manuseio e transporte precisam ser feitos com muito cuidado e rapidamente, para evitar que elas estraguem ou se danifiquem.

Com o comércio online de flores, o assunto não seria diferente. De fato, o desafio pode ser ainda maior, uma vez que com o pedido feito, é preciso ser ágil e cuidadoso na entrega.

Uma mulher segurando um buquê de flores.

A verdade é que sim, é possível vender flores online. Prova disso são os diversos e-commerces de flores que existem ao buscar por ‘comprar flores online’.

Captura de tela da primeira página do Google na pesquisa por “comprar flores online”.

Muitas empresas já exploram esse segmento, vendendo flores em vasos, arranjos e em cestas elaboradas, para um público que busca cada vez mais comodidade e excelência em atendimento e qualidade nos produtos.

O que uma floricultura online precisa oferecer

Uma floricultura vende muito mais do que apenas flores: são arranjos, buquês, coroas, folhagens e mais recentemente vem agregando valor ao montar cestas elaboradas e associadas com outros produtos como queijos, vinhos, geleias, velas e outros mimos.

Uma floricultura online é tudo isso, mas com potencial de alcançar maiores públicos, não apenas o público local. Com isto, você tem maiores probabilidades de aumentar as vendas, diversificar produtos e também atingir diferentes segmentos de clientes.

Mas o que fazer para vender flores online? Afinal, se já existem e-commerces de flores, certamente há como pôr em prática. A questão é o como. E sobre isso falamos agora:

Como vender flores online?

Se você está decidido a começar um e-commerce de flores, vale a pena ficar atento a alguns pontos que, embora desafiadores de início, podem diferenciá-lo de demais comércios de flores, tanto físico quanto online.

Logística

Para qualquer comércio online, a logística é um ponto-chave para o sucesso do negócio. Neste sentido, você deve considerar, para planejar sua logística, alguns pontos:

  • Tamanho da área que você vai atender: sua intenção é vender localmente? Pretende expandir para outros municípios ou outros estados?;
  • Fornecedores: seus fornecedores estão próximos de você? Caso sim, é mais fácil contar com um estoque reduzido, mas caso contrário, possa ser interessante conversar com seu fornecedor para avaliar a frequência de entregas ou pensar em montar um estoque;
  • Acessos: independente de ter ou não um ponto de atendimento presencial, seu centro de operação deve ser bem pensado, para facilitar o acesso de fornecedores e potenciais clientes, reduzindo tempo e custos com deslocamento.

Com o aumento no preço dos combustíveis e a total dependência no transporte terrestre para entregas, considerar a logística é fundamental!

Entrega programada

Provavelmente um dos maiores desafios de vender flores online, mas também, um dos grandes diferenciais.

Ao comprar online, o cliente tem a possibilidade de rastrear todo o processo após a compra até a entrega final da mercadoria, trazendo maior segurança para o cliente.

Além disso, imagine uma data festiva, como dia dos namorados, onde ocorre uma grande procura por flores. Para muitos, planejar a compra de flores para não perder a data, é um diferencial. Assim, o cliente comprando online, pode antecipar o planejamento de compra, assegurando uma entrega em local e hora mais assertivos.

Exposição dos itens

Aqui você tem espaço para soltar a criatividade e fazer a diferença. Ao contrário das floriculturas tradicionais, uma floricultura online não precisa contar com a exposição de flores vivas.

No exemplo da floricultura Giuliana Flores, as fotos do produto buscam representar com a maior fidelidade possível o arranjo final, assim o cliente tem uma boa noção do que esperar ao comprar este produto.

Já o Flores Online faz uma outra abordagem ao expor os produtos, mostrando-os como se estivessem na mão do cliente, dando uma maior noção de dimensão e cores.

Parcerias

Parceiros são fundamentais para tornar um negócio saudável e duradouro. Antes de mais nada, procure bons fornecedores de flores, vasos, decorações, cartões de lembrança e outros itens. Bons fornecedores são fundamentais para o desempenho de um negócio.

Além disso, uma forma de ser mais ágil no atendimento com seu cliente, é fazer parceria com floriculturas locais. Como assim?

A entrega de flores precisa acontecer no mesmo dia ou no dia seguinte. Dependendo do arranjo, assim que ele é montado ele precisa sair para a entrega, ou pode apodrecer. Imagine ter um e-commerce onde você tem um dia de prazo entre a compra e a chegada para o cliente?

Com uma parceria com uma floricultura local, ela monta e entrega o pedido por você. É uma mistura de marketplace com dropshipping. Algumas floriculturas online trabalham nessa modalidade há anos.

Veja neste video uma história de sucesso, da floricultura Giuliana Flores, contada por seu fundador e como bons parceiros foram fundamentais para o crescimento da atual maior floricultura online do Brasil.

Concorrência com comércio local

Acontece que, antes do crescimento do comércio online de flores, muitas floriculturas conquistaram seu espaço no mercado com lojas físicas, e continuam crescendo.

Ao vender flores online, tenha certeza que estará competindo com o comércio físico, que muitas vezes pode ser atrativo por estar próximo do cliente, de forma que ele possa fazer suas compras olhando o produto presencialmente.

Neste sentido, sua presença no mercado digital precisa ser relevante para seu cliente. Por outro lado, comércios de flores tradicionais podem ser ótimos aliados para sua venda de flores online para outros estados, como vimos anteriormente.

Florista fazendo buquê de flores para sua loja sob uma mesa de madeira.

Conclusão

O mercado de flores e plantas só cresce e explorar o segmento virtual pode ser uma grande oportunidade de crescimento. Vender flores online exige muito planejamento, mas certamente pode render bons negócios.

Para conquistar seu espaço com e-commerce de flores, busque inovar na apresentação de seus produtos, estudar a logística e formar parcerias que realmente agreguem ao seu negócio.

A diferença entre uma floricultura online de sucesso, que vai durar muitos anos, está na entrega, e isso só é possível com boas parcerias.

Outro e-commerce similar, que envolve muito cuidado na hora de entregar, é o de alimentos. Mas temos um texto inteiro falando sobre isso. Vamos ver?


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