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09/06/2017
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Quando pensamos em comércio eletrônico ou e-commerce, logo nos vem à cabeça uma transação financeira por dispositivos e plataformas eletrônicas entre fornecedor e cliente, mas podemos se mais específicos e dividi-los em seis principais tipos com características diferentes.

Tipos de e-commerce

São comuns empresas que vendem para diferentes tipos de público, por isso existem variados tipos de e-commerce existentes no ambiente virtual.

 

1.    BUSINESS-TO-CONSUMER (B2C)

Essa relação comercial online se estabelece quando a empresa (bussines) vende diretamente para o consumidor final (consumer). Trata-se de um e-commerce mais comum por está ligado diretamente ao consumidor, e por geralmente serem mais fáceis e dinâmicos, porém também esporádicos.

 

2.    BUSINESS-TO-BUSINESS (B2B)

Nesse tipo de e-commerce, acontece negócios de empresas para empresas, e não existe a integração com clientes finais (pessoas físicas), apenas pessoa jurídica, normalmente, acontece entre lojas e fabricantes. Representando uma grande possibilidade de expansão para muitos negócios, exigindo mais planejamento e infraestrutura.

 

3.    CONSUMER-TO-CONSUMER (C2C)

(Consumidor-ao-consumidor) é um tipo de e-commerce que vem ganhando força no Brasil nos últimos anos onde os consumidores comuns anunciam seus produtos em sites especializados para outros consumidores comuns. É uma maneira muito interessante de fazer negócio, mas que ainda causa certa insegurança nas pessoas. Alguns exemplos são Mercado Livre, bom negócio por exemplo.

 

4. business-to-government (b2g)

Transações entre empresas e governo. É um modelo utilizado quando uma empresa efetua uma venda pra o Governo, não é considerada B2B por existirem diversas regulamentações e regras que devem ser cumpridas por imposições da lei.

 

5.    BUSINESS-TO-ADMINISTRATION (B2A)

Essa parte do e-commerce inclui todas as transações online realizadas entre empresas e administração pública, que envolve uma grande quantidade e variedade de serviços como áreas como segurança sociais, fiscais, empregos, registros, documentos legais etc.

 

6.    bussiness-to-employee (b2e)

(Relação de empresa com funcionário)  ou apenas B2E é um processo de venda onde a empresa vende diretamente para seus funcionários, considerando que os colaboradores tenham uma oportunidade maior de consumir os produtos da própria empresa, tratando das relações entre a empresa e seus empregados, consistindo em um conjunto de aplicações informáticas online que visam facilitar a comunicação entre a organização e seus colaboradores internos e externos.


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