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18/10/2021
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Uma mão segurando um celular. Na tela logo “Restock OpenK”. Ao fundo, prateleiras de centro de armazenagem.

Vender online é um eterno jogo de reduzir custos e aumentar a receita. A gente elimina os investimentos que iriam para uma loja física e deixa de atender a uma rua ou bairro e passar a oferecer produtos para todo o Brasil. Mas ainda assim você vende uma mercadoria e ela precisa estar armazenada em algum lugar. Ou talvez não, desde que você conte com o Restock OpenK.

“Mas como?”. Trata-se do modelo logístico de VEZ (venda por estoque zero). Nós já falamos sobre as facilidades de anunciar sem ter um produto sequer no texto “entenda como vender por estoque zero”. Mas hoje vamos te mostrar como podemos te ajudar com o RestocK, nossa solução exclusiva para esta tarefa.

Quer tornar o seu e-commerce ainda mais escalável? Chega mais que hoje vamos te apresentar mais uma solução OpenK.

O que você ganha com o Restock

Dois homens em um centro de distribuição (um com EPI e outro, mais velho, de suéter) apontando para a tela de um notebook.

Sabe essas ideias simples, mas que trazem um grande impacto? Esse é o propósito do Restock. Para te explicar melhor como ele funciona, precisamos te inserir no cenário do VEZ…

Basicamente, ele trabalha com um esquema de “inventário online”, em que você tem à sua disposição quantos produtos quiser dentro do catálogo de uma indústria ou transportadora. Com isso definido, é só escolher quais deseja vender no seu e-commerce.

A melhor parte é que, quando o seu site recebe um pedido, ele é direcionado diretamente para o sistema dessa fabricante. É ela quem trata de embalar e enviar por você, que depois passa a parte devida depois e fica com a sua margem de lucro.

Ótimo, não é? Pois então, o Restock OpenK é justamente o sistema que vai fazer o intermédio entre a sua loja e a indústria. Com isso, você ganha:

  • API de integração: Se você já tem um e-commerce em funcionamento, pode ficar tranquilo que só com ele você pode contar com o Restock OpenK. Isso porque essa função é executada a partir de uma API de integração, adaptável para qualquer tipo de site (mesmo aquelas que não foram criados por nós);
  • Economia com produtos em estoque: Hoje, a maior parte do orçamento de um e-commerce são os próprios itens a serem vendidos. Aqui não existe isso porque você só vai pagar o fornecedor depois que tiver vendido o produto;
  • Menos trabalho: Já parou para pensar em quantas etapas envolvidas há entre o pedido recebido e a chegada no cliente? Identificar produto, verificar disponibilidade, embalar, escolher uma transportadora, despachar… Tudo isso é cortado, já que a ordem é enviada automaticamente;
  • Maior segurança de retorno: Aqui não há o problema do dinheiro parado com estoque. Se você tem uma farmácia online, por exemplo, pode ser que um esmalte amarelo esteja em alta hoje, mas daqui a dois meses ninguém quer saber – logo, você ficará com o investimento encalhado. Pior ainda é o caso do supermercado virtual, que trabalha com perecíveis de curto prazo. Pagando só pelo que vendeu isso não existiria;
  • Aumento do portfólio: Independente do tamanho, todo estoque físico tem uma capacidade limite e você só pode vender o quanto ele suporta. Agora, neste sistema, essa não será mais uma questão, já que todo o portfólio da indústria parceira estará à sua disposição;
  • Melhores condições de entrega: Todos esses parceiros possuem uma operação bem robusta, com milhares de pedidos/dia. Com isso, com certeza eles conseguem barganhar um preço de frete bem menor que o de mercado – muitos deles contam, inclusive, com centros de distribuição próprios.

#DicaOpenK: Um centro de distribuição próprio é uma ótima estratégia para diminuir os custos de envio, mas não é para todo mundo. Descubra se um centro de distribuição é uma boa estratégia para o seu e-commerce.

Módulos

Uma mão segurando um celular. Na tela logo “Restock OpenK”. Ao fundo, prateleiras de centro de armazenagem.

Nenhum negócio é igual ao outro, mas queremos que as soluções OpenK caiam como uma luva para qualquer e-commerce. Para isso, a melhor maneira que encontramos para trabalhar com os produtos que oferecemos é no esquema de módulos.

Falando estritamente do Restock OpenK, trabalhamos com diferentes frentes e todas elas estão à sua disposição – mas você não precisa necessariamente aplicar todas. É só escolher quais funcionam melhor no seu caso.

Nos próximos tópicos deste texto vamos contextualizar cada um dos módulos de Vendas por Estoque Zero (VEZ). Mas antes, sugerimos que você assista a palestra do nosso CEO, Efraim Borges na Maratona Amplia Vendas. Lá ele explica cada detalhe dessa operação, incluindo a triangulação de Notas Fiscais e a legislação envolvida.

Dropshipping

Este módulo é ideal para quem deseja não ter trabalho com o preparo e envio de produtos. Tudo fica por conta do acordo estabelecido entre a sua loja e o fornecedor – com o intermédio do Restock OpenK.

#DicaOpenK: Se você é desses que tem curiosidade para entender a história das coisas temos um prato cheio para você: “as origens do dropshipping: quem inventou o estoque zero?”

Pegando o exemplo da farmácia online, vamos supor que você deseja abrir uma voltada estritamente para a parte de cosméticos e beleza. Justamente pela simplicidade em não se envolver com a burocracia de vender e transportar medicamentos.

Neste caso, veja como vai funcionar o esquema:

  1. Você cria um site ou faz a integração do que já tem com o Restock e trata de vender os itens da marca “Bela K” no seu e-commerce;
  2. Ao entrar em contato com a OpenK você demonstra o seu interesse em vender os produtos da marca, que é uma das nossas parceiras. Nós então tratamos de fazer toda a parte de relacionamento e sistema que vai unir vocês;
  3. Neste momento você sabe qual é o preço de custo que vai sair cada produto. Supondo que um batom vai te custar R$ 5, você vai anunciar no site por R$ 20,00 – já colocando a sua margem e custos com frete inclusas;
  4. Esses produtos são de posse da fábrica e continuam lá até que você feche algum pedido. Quando isso acontecer, o sistema emite automaticamente uma nota fiscal eletrônica com o valor que você cobrou;
    1. 4.1. Neste mesmo instante, uma ordem de serviço é encaminhada à fábrica para que ela embale e envie o produto até o seu cliente (sem a necessidade de comprar antes para revender);
  5. No final do período acordado (geralmente mensal) você entra no sistema do Restock, confere quantos produtos foram vendidos e passa a parte da Bela K (o produto em si e o transporte, caso opte por vender com frete grátis). O que sobra é o seu lucro.

Fácil não? Você acaba de vender inúmeros produtos sem ter tido nenhum contato com o item, mas seu cliente nem sonha com isso.

#DicaOpenK: Nos últimos tempos temos acompanhado um comportamento onde muitos empresários têm buscando fazer o dropshipping com produtos chineses, a fim de um lucro ainda maior. Mas será que vale a pena? Descubra nosso veredito no texto: “Importar da China já é negócio para muitos e-commerces.

Crossdocking

O segundo módulo que o Restock pode te oferecer é um formato híbrido entre o estoque físico e o inventário online. Ele é o mais indicado para quem tem um espaço físico (apesar de ser bem limitado) e além disso preza pela experiência do cliente.

Vamos te explicar melhor:

  1. Assim como no dropshipping, você anuncia o esmalte Bela K, confirma o pagamento e transfere o pedido para a fábrica;
  2. Ao invés de enviar os produtos direto para o cliente, eles encaminham para o seu estoque ou centro de distribuição;
  3. Ao centralizar a encomenda, a sua empresa trata de colocar a embalagem e realizar os trâmites para a segunda metade do envio;

Mas se eu precisar utilizar o meu estoque, será que o Restock Openk vale a pena neste caso?” Claro que vale! Neste caso, os itens não vão ficar no galpão mais que algumas horas. Então acaba que o seu espaço é bem melhor aproveitado.

Geralmente, o crossdocking é utilizado em alguns casos bem específicos:

  • Kits ou planos de assinaturas: O pedido é encaminhado para todos os fornecedores. Os itens chegam, você monta o kit e envia para o cliente;
  • Personalizações: Muitos e-commerces já entendem que oferecer uma experiência personalizada agrega valor ao produto. Com o crossdocking você pode colocar um bilhete, cheirinho ou embalagem personalizada para esses cosméticos;

#DicaOpenK: Se você também acredita no poder da experiência do usuário na fidelização de clientes não deixe de ler o nosso “manual da embalagem para o e-commerce”;

Ressuprimento automático

O terceiro e último módulo do Restock OpenK não diz respeito ao envio dos pedidos dos seus clientes, mas aos da sua própria loja. Ele é o mais recomendado para quem já tem um estoque ou centro de distribuição com alta capacidade, mas deseja simplificar a operação.

Já pensou como é chato ter todo o trabalho e investimento em marketing para levar os compradores para o seu site, mas na “hora h” o produto se encontra indisponível? Com o ressuprimento automático pode apostar que nenhum cliente vai deixar de comprar porque faltou um esmalte ou qualquer outro produto.

Neste módulo OpenK a conexão que criamos é para que você mesmo determine as regras do sistema, em que o pedido é feito automaticamente quando:

  • Atingir um número mínimo de “X produtos” armazenados;
  • A cada “X dias” um novo pedido é feito;
  • Quando os produtos estiverem abaixo de “R$ X”;

A OpenK tem o módulo que vai levar o seu e-commerce a um outro patamar

Logo Openk dentro de um círculo ligado aos módulos B2B, B2C, Kanais e Restock. Soluções inovadoras para seu e-commerce.

Começamos esse texto falando sobre o e-commerce ser um jogo. E seguimos firmes com essa ideia. Mas reconhecemos que não existe uma única maneira de conseguir diminuir custos e aumentar o lucro.

Este é um jogo de estratégia e felizmente não há um único vencedor. Quem consegue combinar o máximo de fatores positivos e combater os percalços no caminho encontrará os seus objetivos. O Restock Openk é uma arma contra os custos com manuseio e armazenagem de produtos – que correspondem a 40% do custo logístico em e-commerces.

Mas o que acha de ir ainda mais longe? Você pode utilizar o Restock para vender o quanto quiser, certo? Então por que não anunciar na sua própria loja online, mas também vender na Americanas, no marketplace do Carrefour ou em qualquer outro dos maiores do Brasil? Neste caso é só combinar este módulo Openk com o Kanais – o nosso hub de integração.

As possibilidades são infinitas, mas para ganhar o jogo é preciso ter uma estratégia alinhada com o seu propósito. O Restock, para quem vende direto ao consumidor final, não é o mesmo para aqueles que atendem outras empresas, por exemplo. Já pensou nisso?

Enquanto no B2B esse acordo com a empresa vai envolver lotes inteiros – e preços e condições de envio ainda menores comprando em grande quantidades – o B2C é bem mais minucioso, o que te dá diversas maneiras de agregar valor e encantar o seu cliente.

Quer dar um upgrade para vencer qualquer competição? Alie o RestocK ao B2C Openk – nossas soluções para o varejo.

E para fazer combinações ainda mais potentes para uma jogada de mestre, conheça todas as nossas possibilidades clicando neste banner:

Banner de divulgação OpenK com jovens mulheres trabalhando e texto sobre as soluções que são oferecidas pela empresa.


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