fbpx

Blog Openk

Provedora de soluções de vendas e gestão

  1. Home
  2. • blog

26/07/2021
Comentários

Foto de uma mulher segurando uma caneta na altura do seu rosto, desenhando estrelas em um quadro de vidro.

Não é difícil entender como o Mercado Livre passou de uma página de anúncios de produtos usados para se tornar o maior site de vendas da América Latina. A simplicidade da plataforma, o frete grátis e o “envio mais rápido do Brasil” são ótimos argumentos de venda que atraíram tanto vendedores como consumidores.

No entanto, a cereja do bolo que amarra todo esse ecossistema é, sem dúvidas, a compra segura. E isso só é possível graças ao sistema de Reputação Mercado Livre.

Ele é o melhor amigo ou pior pesadelo de quem vende na plataforma. Falamos isso porque há apenas dois cenários possíveis: ou você terá um distintivo de recomendação que pode te abrir caminhos – e a confiança dos clientes. Ou, além de não ter selo nenhum, o próprio sistema do Mercado Livre te coloca nas últimas posições de busca – estamos falando da página 20 pra lá, onde quase ninguém chega.

O assunto é tão importante que resolvemos fazer este texto para te explicar, de fato, como funciona a Reputação Mercado Livre. Mas não paramos por aí: vamos te mostrar como chegar ao tão sonhado MercadoLíder e também como reverter a situação, caso esteja na classificação laranja ou vermelha.

Vem com a gente:

Por dentro do sistema Reputação Mercado Livre

Ilustração com vários quadros indo do vermelho ao verde. Na esquerda há um símbolo de menos (-) na direita, mais (+)

Sendo bem sinceros, o sistema Reputação Mercado Livre não tem nenhum segredo. Ele existe há uns bons anos e provavelmente você já o conhece, seja na rotina como vendedor mesmo ou em alguma leitura na internet.

Hoje nós vamos te mostrar como funciona, mas já adiantamos que para saber como extrair o melhor do sistema é bom ficar até o final do texto, ok?

Classificação por cores do Mercado Livre

Primeiro de tudo: para você começar a entrar nessa classificação é necessário ter ao menos 10 vendas no último ano. Menos que isso, o sistema nem te considera um “vendedor”, só apenas uma pessoa comum que quer juntar uma grana com algum item que está sobrando em casa. E até faz sentido, não é?

A partir do momento que alcançar este número de vendas e receber o “termômetro de Reputação Mercado Livre”, a classificação de cores começa pra valer:

Reputação verde:

  • Reclamações*: No máximo 3% do total de vendas;
  • Produtos com atraso (envio após 24 horas do pedido)**: No máximo 15% do total de vendas atrasadas;
  • Vendas canceladas pelo vendedor: No máximo 3% das vendas;

Reputação amarela:

  • Reclamações*: No máximo 7% do total de vendas;
  • Produtos com atraso**: No máximo 20% do total de vendas atrasadas;
  • Vendas canceladas pelo vendedor: No máximo 7% das vendas;

Reputação laranja:

  • Reclamações*: No máximo 12% do total de vendas;
  • Produtos com atraso**: No máximo 30% do total de vendas atrasadas;
  • Vendas canceladas pelo vendedor: No máximo 10% das vendas.

* Não são consideradas casos em que cliente se arrepende da compra ou, para o segmento de moda, quando há trocas pelo mesmo produto, mas com outra cor, modelo ou tamanho diferentes.
** Produtos de arte e artesanato não são levados em consideração, pensando que muitos deles são feitos por encomenda.

No geral, as classificações são essas. Mas há ainda outras duas observações:

  • Caso sua loja atenda a todos os requisitos da classificação verde e tenha fechado ao menos três vendas nos últimos três meses, sua Reputação Mercado Livre será verde escuro;
  • Caso não atenda aos requisitos mínimos nem para a classificação laranja, sua reputação Reputação Mercado Livre será vermelha.

#DicaOpenK: Por mais que essa pareça ser uma exigência um tanto rígida, a Reputação Mercado Livre veio para ajudar a todos: se o cliente ficar satisfeito comprando de você, o seu negócio e (claro) o Mercado Livre saem ganhando. Entenda a relação entre atendimento ao cliente e Customer Experience e saiba como oferecer uma ótima experiência de compra.

Prazo de referência da Reputação Mercado Livre

Um ponto muito importante que você precisa ter em mente é o cálculo do tempo levado em consideração para determinar essas cores. Principalmente porque, depois de pelo menos 10 anos, ela foi reformulada em outubro de 2020.

Para não te confundir e evitar comparações de “antes era melhor ou pior”, vamos apenas te mostrar como ela fica agora:

  • Com menos de 60 vendas nos últimos 60 dias: Serão consideradas todas as vendas do ano todo;
  • Com mais de 60 vendas nos últimos 60 dias: Será considerado apenas este prazo;

Essa nova modalidade ajuda bastante quando seu negócio der uma “escorregada” e perder a classificação verde. Se isso acontecer é só reverter a situação com mais vendas e, em três meses, voltará a ser um vendedor desejável.

Reputação Verde não é o bastante, é preciso ser MercadoLíder

Ilustração em 3D com os logotipos das três formas do MercadoLíder (simples, gold e platinum).

Ter uma Reputação Mercado Livre no verde escuro é ótimo? Poderia até ser há uns dois anos atrás. Hoje, te desafiamos a entrar no mercadolivre.com.br e pesquisar pelo mesmo produto que você vende. Pode ser qualquer coisa, os primeiros resultados sempre serão de vendedores MercadoLíderes.

#DicaOpenk: Se você ainda não tem um e-commerce, este desafio também vale! É só pesquisar pelo produto que está pensando em vender. Se ainda não tem noção de qual nicho desbravar, leia o nosso texto de “como escolher o melhor segmento para uma loja virtual”.

Nós fizemos o teste com dois produtos bem diferentes – um mais abrangente e outro de nicho. E olha só o que encontramos:

  • Calça jeans masculina:
    • MercadoLíder: Até a página 22;
    • Reputação verde: Da página 23 a 43;
    • Reputação amarela: Anúncios esporádicos entre as páginas 18 e 43;
    • Reputação Laranja e Vermelho: Não aparece.
  • Boneco funko pop yoda:
    • MercadoLíder: Até a página 3;
    • Reputação verde: Da página 4 a 18;
    • Reputação amarela: Anúncios esporádicos entre as páginas 16 e 18;
    • Reputação Vermelha: Aparece duas vezes (página 17 e 18);
    • Sem reputação: Anúncios recorrentes entre as páginas 10 e 18.

Sim. Isso quer dizer que, em categorias mais concorridas de produtos, seus anúncios nem vão aparecer para os clientes, no caso de Reputação Mercado Livre amarela ou vermelha. Para itens de nicho mais específicos, mesmo reputações piores podem aparecer.

#DicaOpenK: Essa discussão sobre produtos de nichos mais ou menos específicos é bem longa e cada segmento tem itens que performam melhor. Entre “vender de tudo ou segmentar o nicho”, escolha a melhor opção para a sua operação.

E pior, a luta para ser verde não garante que o seu produto será encontrado. Agora é preciso ser MercadoLíder! Vamos te explicar como ser um, categoria por categoria…

O que é preciso para ser MercadoLíder?

A regra continua a mesma: serão analisadas todas as suas vendas nos últimos 60 dias. Aqui não entra o benefício do último ano. Se fizer menos de 60 vendas e atender aos outros requisitos, a sua Reputação Mercado Livre “cai” automaticamente para o verde, tudo bem?

Então vamos lá…

Reputação MercadoLíder

  • Reclamações: No máximo 1% do total de vendas;
  • Vendas canceladas com devolução pagamento: No máximo 2% das vendas;
  • Tempo cadastrado no Mercado Livre: Pelo menos 120 dias;
    • Vendas concretizadas: Pelo menos 60 vendas;
    • Faturamento de vendas: Pelo menos R$ 25.000.

Reputação MercadoLíder Gold

  • Vendas concretizadas: Pelo menos 150 vendas;
  • Faturamento de vendas: Pelo menos R$ 80.000.

Reputação MercadoLíder Platinum

  • Vendas concretizadas: Pelo menos 450 vendas;
  • Faturamento de vendas: Pelo menos R$ 200.000.

O que vai mudar entre cada uma delas é “apenas” a posição dos anúncios (produtos iguais platinum aparecem antes de Gold, que vêm antes do Líder, que antecede os verdes). A ordem fica platinum > gold > líder > verdes.

De modo geral, todos com Reputação Mercado Livre como Líder têm direito a algumas regalias, como consultorias e acesso múltiplo. Por exemplo, seu funcionário pode anunciar por você pelo login dele, sem precisar entrar na sua conta.

Como melhorar a Reputação Mercado Livre?

Foto de uma mulher segurando uma caneta na altura do seu rosto, desenhando estrelas em um quadro de vidro.

Até aqui nós trabalhamos com a ideia de que você está começando a vender em marketplaces e já quer iniciar fazendo tudo certinho, trabalhando para se destacar no Mercado Livre. E esse é o melhor caminho.

Mas sabemos que há também aqueles que já se encontram em uma situação complicada e precisam a qualquer custo melhorar essa condição. Pensando nisso, a segunda parte do nosso texto é direcionada para quem deseja melhorar a Reputação Mercado Livre.

Quando os seus produtos ainda aparecem na pesquisa

Como falado ali em cima, muitas vezes o Mercado Livre nem mostra os produtos que têm baixa reputação. É uma forma de assegurar um padrão de qualidade na plataforma. Agora, se um produto for tão específico que possuem só 10 vendedores e todos eles forem classificados como amarelo ou laranja, então ele será anunciado.

Neste caso, o que você deverá fazer é baixar os preços do seu produto. Estamos falando de baixar mesmo, quase zerando a sua margem de lucro. Assim, esses anúncios terão mais destaque, principalmente quando o cliente segmentar por “menor preço”.

Por favor, não veja isso como um prejuízo e sim como um investimento, pelo menos durante esse período inicial. Aumentando as suas vendas, você pode criar uma Reputação Mercado Livre do zero em 60 dias.

Quando seus produtos não aparecem mais

Agora vamos para a parte mais complicada, que pouca gente sabe o que fazer e acabam entregando o jogo… Primeiro de tudo: não desista! Ainda há um jeito de dar a volta por cima. Vai exigir um certo investimento, mas garantimos que funciona.

O que você precisa fazer é começar a anunciar em Facebook Ads! Sim, os seus anúncios não aparecem nas buscas, mas estão lá. Divulgando no Facebook, seus clientes vão clicar e ser direcionados para a sua página no marketplace. Com isso, o algoritmo do Mercado Livre vai entender que você tem uma certa relevância e os seus produtos vão voltar a aparecer.

#DicaOpenK: Quer saber outras maneiras de utilizar o Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok ao seu favor? No texto “como as mídias sociais influenciam um e-commerce” te contamos.

Pra finalizar, uma última dica. Todas essas medidas que acabamos de ensinar são corretivas e vão dar um gás nos seus anúncios. Mas também funcionam em casos extremos.

No final das contas, você deve saber onde está cometendo erros e o que precisa ser feito. Está recebendo muitas reclamações? Tem feito os envios com atraso? Cancelado muitas vendas? Não vai adiantar de nada trabalharmos para o seu anúncio voltar se esses três pontos da Reputação Mercado Livre não forem cuidados.

Falando de Mercado Livre e o que precisa ser feito, você também sabe como o maior trunfo deles está na entrega grátis para produtos acima de R$ 79,00. Mas o que seria um ótimo diferencial se tornou uma “obrigação” de quem vende por lá, já que, se você não oferecer, o seu concorrente vai.

Neste sentido, a Reputação Mercado Livre pode te dar uma boa mãozinha. Isso porque, se você possuir classificação verde ou Líder, eles bancam metade dos custos no frete. Nada mal, heim? Mas este é o próximo passo da nossa conversa, continue com o texto “frete grátis no Mercado Livre? Descubra como funciona!”.

Duas mãos apontando para tela de notebook. Há textos na lateral sobre a OpenK e, no meio: Acesse o nosso site agora.


Comentários

Deixa seu Comentário