fbpx

Blog Openk

Provedora de soluções de vendas e gestão

  1. Home
  2. • blog

17/03/2017
Comentários

Como reduzir custos sem perder na qualidade?

Uma das missões constantes das empresas é reduzir gastos sem perder na qualidade dos produtos e serviços. Normalmente, essa redução é associada ao corte, mas nem sempre é válido, pois substituir um produto de qualidade por outro questionável pode afetar na satisfação dos clientes e oferecer riscos para o negócio.

Por isso, essa redução de custos deve ser feita de maneira inteligente e cautelosa, para aperfeiçoar ainda mais o trabalho e torná-lo simples e benéfico.

1.    Reduzir despesas é o primeiro caminho:

Ao invés de cortes aleatórios, é importante mapear processos e entender como as coisas são feitas dentro da empresa. Quando calculamos e apresentamos os custos da produção e despesas no negócio, conseguimos determinar se esses gastos são realmente necessários ou não.

Algumas dicas iniciais para essa redução são:

  • As metas mensais ajudam a estabelecer políticas de consumo consciente;
  • Reaproveitar o verso de papéis impressos como rascunhos e blocos de anotações é uma opção sustentável e barata.
  • Tijolos, telhas transparentes e janelas grandes são uma boa maneira para evitar o consumo de luz durante o dia;
  • Captação e reuso da água ajudam a reduzir a conta e favorecer o meio ambiente;

2.    Entender os impostos para economizar:

A quantidade de impostos pagos no Brasil aumenta consideravelmente o preço dos produtos e diminui o lucro das vendas. Para evitar essa taxação inadequada, existem faixas que se atendem às diversas realidades das empresas. Nesse caso, vale muito a pena fazer uma consulta a um contador para que ele indique o que é ideal para a sua empresa reduzir a quantidade de impostos pagos.

3.     Cuidado com cortes que geram despesas

Alguns cancelamentos de contrato podem incorrer em multas. Essas ações devem ser feitas de maneira sustentável, com a garantia de que os benefícios sejam realmente atingidos ao fazer o cancelamento. Antes de resolver cortar um contrato ou mesmo realizar demissões, é importante fazer cálculos para analisar se o impacto não será negativo para o negócio.

4.    Reduzir gastos diretos:

Planejar conforme a demanda reduz a necessidade de estoque e o gasto com armazenamento, que geralmente é ligado às despesas como luz, aluguel de galpões e refrigeradores. O planejamento da demanda influencia também a mão de obra, e saber o quanto o mercado pode absorver do produto, permite reduzir o número de horas extras.

Essas sugestões são aplicáveis a qualquer tipo de empresa desde que tenham em vista os processos detalhados do negócio. Afinal, saber como reduzir os custos é imprescindível para a sobrevivência de qualquer empreendimento, já que isso auxilia na otimização dos processos, e garantem a qualidade entrega ao cliente.

 


Comentários

Deixa seu Comentário