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21/09/2018
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promoção no e-commerce: manequim vestido na vetrine indicando promoção

A promoção no e-commerce são ótimas para movimentar suas vendas e trazer cada vez mais clientes para a sua loja virtual. Elas atuam em todas as frentes: você capta clientes novos e ainda consegue agradar os recorrentes. E o melhor é que, se elas forem frequentes, esses novos ainda tem grandes possibilidades de se fidelizarem.

Não é só uma situação ganha-ganha, é praticamente uma situação ganha-ganha-ganha. Fazer uma boa promoção no e-commerce faz seu público se interessar pela sua loja, e com isso você acaba lucrando mais e tendo maior visibilidade.

Mas como trabalhar bem a promoção no e-commerce? Há alguma técnica? Onde divulgar? Nós debatemos essas questões durante esse artigo. Vamos ver?

O texto é a unidade básica da promoção, e faz toda a diferença

A promoção no e-commerce tem como principal função aumentar as vendas, não é? Talvez. Essa concepção é bastante limitada, pois como estávamos dizendo, há muito a ganhar com uma ação de vendas.

Vamos supor que você está tentando captar clientes que nunca viram a sua loja na vida. Com um trabalho de marketing, você cria campanhas e anúncios patrocinados na primeira página do Google. Tudo pronto para vender, não é? Mas com uma única frase, você pode transformar o cliente novo em cliente fiel.

promoção no e-commerce: anotações na agenda de crescimento de vendas

Veja a diferença: “Todo o estoque com 50% de desconto!” versus “Promoção do mês: todo o estoque com 50% de desconto!”. Conseguiu perceber a atratividade da segunda frase? Na primeira, o cliente entende que está acontecendo uma promoção no e-commerce, mas na segunda ele percebe que todo mês tem uma promoção, e que nesse ela é especialmente vantajosa.

A diferença entre a promoção no e-commerce que converte e a que converte e fideliza está principalmente no texto e no seu conceito. Se ela se repete, os clientes se interessam pelo site, não só pela promoção. Se ela acontece uma vez a cada seis meses, fica mais difícil criar uma base sólida de clientes fidelizados.

Como criar uma promoção no e-commerce?

Primeiramente, há o conceito. A promoção está relacionada ao que? Há alguma data próxima que costuma movimentar os clientes? O segundo semestre de 2018 está avançando a passos largos, e ele oferece um sem número de oportunidades. A Black Friday está chegando, o Natal também, todas essas datas são ótimas para “emprestar” o conceito à sua promoção no e-commerce.

promoção no e-commerce: manequim vestido na vetrine indicando promoção

Depois de estabelecer o seu conceito, já se torna necessário fazer um plano de ação que envolva o seu marketing. A promoção no e-commerce não é um trabalho isolado, sendo que campanhas de divulgação devem acompanhá-las. Normalmente utilizamos:

Dentre outros recursos mais voltados para a sua realidade.

Criar uma campanha é o básico para você divulgar sua promoção. Como todo esforço em marketing, deve haver uma padronização no tom de voz e nas imagens, garantindo que a promoção no e-commerce seja percebida como atrativa para o seu público alvo. Com isso feito, o terceiro passo é escolher o produto e definir sua margem de lucro.

O produto certo na hora certa

O produto a ser escolhido para a promoção no e-commerce faz toda a diferença para o sucesso da sua campanha. Ele é o carro chefe, sua maior justificativa, e portanto deve ser muito bem escolhido.

promoção no e-commerce: várias mochilas de cores diferentes para venda no e-commerce

Mas como saber qual produto é o ideal? Bem, comece com as vendas. Quais são os produtos mais vendidos no site? Só tome cuidado para não escolher errado, elegendo produtos que tiveram um pico de procura em determinado período. O melhor é escolher os que têm um volume consistente de vendas nos últimos meses.

Também é importante considerar sua margem de lucro para que a promoção não dê mais gastos do que lucros. Para isso, antes de soltar a promoção e na hora de escolher o produto, entre em contato com o fornecedor e peça um desconto a mais. Se você comprar em quantidade (promoção + abastecimento normal) com certeza você consegue algum abatimento no valor.

Mas também há outras formas de fazer promoção no e-commerce que não envolve o próprio produto. Às vezes o frete grátis é uma ótima ideia, especialmente se você já trabalha com o dropshipping ou o seu modelo similar, o crossdocking. Se não, vale a pena avaliar o impacto da promoção e trabalhar alguma parceria com a sua transportadora!

Esses são os básicos sobre como fazer promoção no e-commerce. Para ter sucesso nas suas campanhas, seguir essas dicas e aplicá-las para a realidade do seu negócio é fundamental.

Mas já que estamos um pouco gerais, podemos começar aprofundando com uma ferramenta importantíssima para as promoções no e-commerce: o e-mail marketing. Vamos continuar essa conversa!


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