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19/02/2021
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caixa dourada de presente com várias notas de dólar dentro

O ano já virou faz um tempo, o “carnaval-não-carnaval” já passou e está mais que na hora de arregaçar as mangas, olhar para o futuro e pensar nas suas campanhas para as datas comemorativas de 2021!

Neste caso a oportunidade bate sim à porta – várias vezes no ano – mas você tem que estar com a casa arrumada para recebê-la.

Por isso preparamos este calendário de datas comemorativas 2021 que vai muito além da “Black Friday” e “Natal” para você dar um “up” nas suas vendas o ano todo.

Vamos começar?

Por que investir em datas comemorativas?

A resposta rápida é “porque você vai vender mais”. Sim, independente de qual seja o seu segmento, sempre haverão épocas do ano que propiciam comprar certo tipo de produto.

Mas junto com esse “vender mais”, ainda existem vários outros benefícios:

  • Posicionamento de marca: se você vende enxoval, por exemplo, pode saber que próximo ao dia das mães o seu negócio estará em evidência. E essa é a hora de investir pesado para se consolidar como referência no segmento e aumentar os leads na sua newsletter. O mesmo vale para brinquedos, cosméticos, fantasias e etc.;
  • Rotacionar estoque parado: quem nunca ficou com algum produto encalhado? Essa é uma ótima oportunidade para inseri-los em “kits comemorativos” e acabar de vez com ele – principalmente os perecíveis;
  • Agregar valor: é bem mais fácil aumentar o seu ticket médio nas datas comemorativas de 2021 porque as pessoas estão mais propensas a comprar. Mas você precisa pensar em uma apresentação diferenciada, valorizando o produto final para justificar o valor cobrado;

Como se planejar?

mulher em uma casa olhando para frente com feição pensativa. Na mesa, há um notebook, caneca e celular.

Conseguimos te convencer que investir nas datas comemorativas de 2021 é um ótimo negócio? Mas é preciso ser realista – pode até ser que essas datas propiciem visitas espontâneas de clientes, mas sem um planejamento e foco é impossível extrair o melhor dessas oportunidades.

E se você quer aproveitar o melhor das datas comemorativas 2021, tenha sempre em mente:

  1. As ações precisam fazer sentido para o negócio e para o cliente: boa parte das datas costumam dar certo para qualquer segmento – alguns mais que outros. Mas concorda com a gente que não adianta um e-commerce para recém nascidos querer fazer parte do “dia mundial do rock” se esse não é o público e não há produtos que se encaixam na data?
  2. Definir quais produtos farão parte da promoção: separe quais produtos têm a ver com a data e em quais deles a sua margem de lucro é maior. Com eles é possível oferecer descontos que não comprometam o seu faturamento (e lembre-se de oferecer ofertas reais, para não danificar a imagem da empresa com o cliente).
  3. Ter um plano de divulgação: essa parte precisa ser bem planejada e envolver todas as suas estratégias de marketing: mídias, site, e-mail marketing. Informe os clientes das ações do seu negócio, não espere que eles acessem o seu site em busca de promoções.

Quais são as datas comemorativas de 2021?

Como você já deve imaginar, existem datas comemorativas para quase todos os tipos de profissões e fatos históricos no Brasil. Muitas delas podem ser super bem-vindas em alguns segmentos de e-commerces mais específicos.

#DicaOpenK: campanhas específicas são ótimas para quem tem negócios de nicho, é bem mais fácil rankear uma campanha de “dia do médico” do que “dia das mães”, em que quase todos os e-commerces vão fazer algo. (E se você está pensando em ter um negócio de nicho, veja esse texto sobre vender de tudo ou segmentar o nicho? Qual a melhor escolha para a sua operação?)

Mas voltando ao texto, a ideia é que você foque nas datas comemorativas de 2021 que são mais genéricas e que não tem erro. Pode planejar sem medo, na verdade, o cliente que te acompanha fica até esperando por elas – as mais específicas você faz conforme o contexto do seu negócio.

E falando nisso, preparamos um guia pra você com essas datas, olha só…

(15/03) Dia do consumidor

 mulher, em pé, vestindo uma camisa azul segurando várias sacolas de compra nas cores dourado e prata.

A primeira da nossa lista de datas comemorativas de 2021 na verdade nem é só uma data, mas uma semana inteira de ofertas: de 14 a 20 de março.

Este dia é uma iniciativa para conscientização dos direitos do consumidor, mas já tem algum tempo que a data vem se consolidando como a “Black Friday do primeiro semestre”.

Para você ter uma ideia, no ano passado a data caiu bem no “estouro” da pandemia, quando todos estavam ainda meio receosos sobre comprar qualquer coisa. Ainda assim, o desempenho foi parecido com o de 2019, quando o faturamento na semana passou de 1 bilhão e teve uma média de acessos 81% maior que todo o primeiro semestre do ano.

Como já deu para perceber, a semana e dia do consumidor tem as mesmas motivações que Black Friday: promoções e condições incríveis de compra. Para conseguir encontrar o preço ideal nessas épocas, veja o nosso texto sobre precificação de produtos na Black Friday: definindo preços sem prejuízo.

E não acabou por aí, algumas outras datas comemorativas de 2021 seguem essa mesma motivação, veja:

  • 01/05 – Dia do Trabalho: com as lojas físicas totalmente fechadas, aproveite para fazer promoções de produtos relacionados, como itens de escritório, eletrônicos e vestuário;
  • 15/09 – Dia do Cliente: em 2019 a data movimentou R$ 2,2 bilhões e para a edição do ano passado, 57% dos brasileiros afirmaram comprar se houvessem itens com menor preço;
  • Setembro (sem data) – Semana Brasil: a temporada de vendas com apoio do Governo Federal arrecadou R$ 2,3 bilhões para o e-commerce no ano passado, sendo uma das datas comemorativas de 2021 que vem ganhando cada vez mais espaço.

(04/04) Páscoa

 miniatura de carrinho de compras com vários ovinhos pintados dentro.

Agora vamos falar de uma das datas comemorativas de 2021 que está, tradicionalmente, ligada ao setor de alimentos: a páscoa. Para os outros tipos de negócios, com um pouco de criatividade é possível explorar a data e conseguir resultados satisfatórios, tudo depende do significado que você dá ao dia.

De acordo com uma pesquisa feita Boa Vista SPC, em 2019 57% dos entrevistados afirmaram que comprariam itens além do chocolate, seja itens de alimentação (63%), itens para a casa (21%), lazer/viagem (11%) e brinquedos (5%).

Isso quer dizer que, seja qual for o seu segmento, faça um gancho com a data e aposte em campanhas de páscoa. Você só tem a ganhar.

(09/05) Dia das mães

menina com camiseta branca em fundo amarelo segurando uma caixa de presentes e um buquê de flores.

É impossível fazer uma lista das datas comemorativas de 2021 e deixar de fora a principal do primeiro semestre: o dia das mães.

Para você ter uma ideia, no ano passado foram vendidos R$ 6,02 bilhões no período que antecede a data – que é quando as pessoas estão comprando os presentes. Isso é mais que o dobro de 2019, quando foram vendidos R$ 2,78 bi.

Claro, na edição do ano passado as vendas foram impulsionadas pelo fechamento do comércio físico. Mas, de acordo com as últimas pesquisas em relação ao aumento de casos, podemos sim esperar um comportamento bem parecido neste ano.

Além disso, essa é uma daquelas datas que nós falamos no início do texto em que é mais lucrativo preparar personalizações e kits especiais para a celebração.

Isso acontece porque, diferente das datas comemorativas de 2021 impulsionadas por oportunidade de compra, como a semana Brasil, aqui o sentimento é que fala mais alto – e nessa hora vale tudo.

#DicaOpenk: uma data tão importante como essa merece um cuidado ainda mais especial. Para deixar o seu e-commerce pronto para o dia, veja como preparar o e-commerce para o dia das mães.

(12/06) Dia dos Namorados

casal sentado em um sofá. O rapaz está segurando balões em formato de coração e entregando uma sacola vermelha para a moça.

Continuando com as datas comemorativas de 2021 com apelo emocional, temos a mais passional das datas: o dia dos namorados. Em 2020, as vendas para os apaixonados ultrapassou o dia das mães, arrecadando R$ 6,45 bilhões entre os dias 28 de maio e 12 de junho.

Mas o que mais nos impressiona não é o montante final, mas o valor de cada produto: os namorados são mais focados em agradar os parceiros, gastando em média R$ 406,67. Enquanto isso, o ticket médio do dia das mães foi de R$ 120,00 no ano passado.

Se prepare, o dia dos namorados não costuma ser uma data de lembrancinhas, mas sim de presentões – e alto faturamento para o seu negócio.

(08/08) Dia dos pais

 família sentada em sofá com esposa e casal de filhos entregando uma caixa de presente para o pai.

Agora chegamos a primeira das datas comemorativas de 2021 para o segundo semestre. A data não costuma ter desempenho tão grande quanto o dia das mães, mas seus resultados vem crescendo consideravelmente. Segundo a Ebit|Nielsen, no ano passado o faturamento chegou a R$ 3,5 bilhões (41% a mais que 2019).

De uma perspectiva social, é fácil entendermos esse crescimento com a maior participação dos pais na vida dos filhos e leis que obrigam o reconhecimento de paternidade. Mas falando em vendas, essa é sim uma ótima oportunidade de assegurar bons resultados.

O dia dos pais será uma dessas datas comemorativas em 2021 em que se vende de (quase) tudo. Lembrancinhas à mega presentes, passando pelos kits, cosméticos, eletrônicos, itens como ferramentas e facas para churrasco ou vestuário.

Ou seja, a não ser que você tenha um negócio exclusivamente feminino, com certeza tem um produto para o dia dos pais aí no seu e-commerce, basta direcionar a campanha.

(12/10) Dia das Crianças

menina em uma loja de brinquedos segurando um urso de pelúcia marrom gigante.

Não sei se você sabe, mas no ano passado o segmento de jogos e brinquedos receberam o status de “campeões do e-commerce”. As vendas chegaram a alcançar um aumento em mais de 400% durante a pandemia, sem pausas.

Ligue os pontos e veja que o dia das crianças será uma das datas comemorativas em 2021 que mais prometem números grandiosos, como os R$ 3,1 bilhões de 2020 durante o período. Seu negócio está preparado?

(26/11) Black Friday

mulher deitada de bruços no sofá em frente a um notebook com design de black friday na tela.

É possível falar de datas comemorativas de 2021 e não mencionar a Black Friday? Pouco provável.

Não vamos entrar na polêmica de afirmar que a data roubou o Natal como a principal fonte de vendas para o e-commerce, mas é inegável que ela é a mais aguardada. Todos os anos aqui na OpenK montamos uma verdadeira força tarefa para executar as melhores estratégias para os nossos clientes.

E não é para menos: as campanhas de Black Friday estão cada vez mais robustas e extensas, tendo “pré” e “pós”, somando R$ 8,2 bilhões em todo o período.

Vale lembrar também a importância da Cyber Monday – uma extensão da Black na segunda-feira. Exclusiva para vendas de eletrônicos – que também caiu no gosto dos clientes – a ação foi responsável por R$ 700 milhões em 2020.

Se pensarmos que em todas as datas comemorativas são contabilizados também os dias que antecedem a celebração, R$ 700 milhões em apenas um segmento e em um dia só é um número excepcional, concorda?

#DicaOpenK: além de vendas, a Black Friday também é muito conhecida pela correria e estratégias de última hora entre os lojistas. Para isso não acontecer com você neste ano, descubra as 5 boas práticas para um ação mais tranquila na Black Friday.

(25/12) Natal

mulher utilizando um gorro de papai noel segurando uma pilha de caixas. Ao fundo identifica-se uma árvore de Natal.

E não tem como finalizar o nosso calendário de datas comemorativas de 2021 sem falar do Natal. Uma data tradicional e que ainda tem o seu lugar de respeito nas vendas do e-commerce.

Não é que as pessoas estão comprando menos no Natal, mas muitas pessoas aproveitam as campanhas cada vez mais prolongadas da Black Friday para adiantar os presentes. E isso principalmente para aqueles que querem gastar um pouco mais.

No entanto, também temos que lembrar que muitos viajam para a casa dos familiares e sempre levam alguma “lembrancinha”. Além, é claro, dos tradicionais “amigos ocultos” que impulsionam bastante as vendas.

Resultado? Mesmo com muita gente por aí apostando menos nas vendas de Natal, as vendas do e-commerce entre os dias 10 e 24 somaram R$ 3,76 bilhões – quase 45% a mais que os R$ 2,6 bi de 2019.

Afinal, quando começar a se preparar para as datas comemorativas de 2021?

braços de homem utilizando terno olhando em relógio de pulso.

Sinceramente, agora é a melhor hora. Mas calma, não estamos falando para você começar a criar os banners para o seu site hoje mesmo.

Na verdade, fazer uma campanha para as datas comemorativas de 2021 é um trabalho que vai exigir muito mais dedicação no planejamento do que na execução. E é nisso que você deve focar agora.

Observe esse cronograma para te ajudar melhor:

Para começar agora: sabe essas datas comemorativas de 2021 que listamos aqui? Pois então, escolha quais conversam melhor com o que você vende e procure algumas outras mais direcionadas, como o dia da leitura, dia dos avós, oktoberfest e por aí vai;

  • 30 dias antes da data: é o momento ideal para decidir quais ações você irá executar. Vai fazer uma promoção? Oferecer desconto? Frete Grátis? Criar uma embalagem diferenciada? Vai criar conteúdos? Quais? Essa a hora de responder todas essas questões e já criar um calendário editorial;
  • 15 dias antes: a essa altura você já deve estar com tudo organizado e só esperando para colocar em prática. Pode já ir lançando algum “preview”, aquecendo o público para a data comemorativa de 2021 escolhida;
  • 10 dias antes: é a hora de começar o show! Na maioria das datas comemorativas de 2021 os seus clientes vão começar a pesquisar preços e fazer compras, em média, 10 dias antes, e é aí que você entra em ação.
  • 5 dias antes: aqui você já teve um termômetro de como está performando a sua campanha para as datas comemorativas de 2021. É a hora de ver o que funcionou e o que não está tão bom assim. Isso, junto à análise dos seus concorrentes, vai fazer você direcionar melhor a campanha, caso necessário;
  • No dia: como você trabalha com e-commerce, é bem difícil fazer entregas no mesmo dia, não há muito o que fazer em relação à vendas. Pouquíssimas pessoas compram um ovo de páscoa no dia de Páscoa, por exemplo, então o seu trabalho aqui será mais de acompanhamento de vendas e reconhecimento de marca;
  • No dia seguinte: se você trabalha com itens altamente personalizados para a data comemorativa de 2021 em questão, essa é a hora de findar esses produtos criando descontos ainda maiores!

No final você vai perceber que fazer uma campanha para as datas comemorativas de 2021 é muito interessante financeiramente para o seu negócio. E se for feito com antecedência não precisa nem ser muito trabalhoso.

Mas claro, essa timeline ali de cima é um protótipo de tudo o que você precisa fazer para ter uma ação de sucesso. Nós falamos, por exemplo, sobre criar uma campanha para essas datas comemorativas de 2021, mas será que você realmente sabe como criar uma na prática?

Ao ativar uma campanha no seu e-commerce você precisa saber como escrever uma ação de divulgação, onde e como divulgar, qual produto escolher… E a pergunta é: você realmente sabe como fazer isso ou é um trabalho mais intuitivo?

Para criar campanhas que dão resultados, descubra qual é o segredo de fazer promoção no e-commerce.


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