fbpx

Blog Openk

Provedora de soluções de vendas e gestão

  1. Home
  2. • blog

13/04/2018
Comentários

 

Em um mundo cada vez mais conectado, estar antenado nas tendências é o que vai fazer o seu negócio decolar. O ERP é um dos grandes proporcionadores dessa revolução tecnológica no seu negócio.

Além dessa preocupação com a transformação digital, o ERP também oferece uma grande possibilidade de integração entre equipes e setores dentro da empresa, facilitando o trabalho para todos e trazendo mais confiabilidade nos serviços realizados.

Quer saber mais sobre o ERP e suas funções? Como implantá-lo na sua empresa? Então continue a leitura deste artigo onde explicamos tudo o que você precisa saber!

 

O que é o ERP?

 

O ERP é uma sigla em inglês que significa enterprise resource planning, ou planejamento de recursos da empresa.

Se utilizando de todo o poder da tecnologia, o ERP é capaz de promover a integração total entre todos os departamentos da empresa, facilitando o trabalho tanto de quem está na posição de supervisão e chefia quanto quem executa tarefas rotineiras no dia a dia.

Conceituando, o ERP é um sistema digital de organização de informações da empresa e, consequentemente, uma plataforma para o auxílio de tomada de decisões estratégicas. Não raro, em ocasiões onde o ERP é instalado, ele passa a ser o centro de interpretações de toda a empresa no que diz respeito a ações estratégicas sendo realizadas.

 

O que o ERP faz?

 

A melhor forma de responder essa questão é dizendo que o ERP faz de tudo um pouco, e acompanha todas as etapas de trabalho de uma empresa a partir do momento onde ele é instalado.

 

 

A tecnologia age, nesse sentido, como uma facilitadora da integração. Com dados disponíveis com facilidade para acessar, tanto pelo questão da centralização quanto por poder ser acompanhada em múltiplos dispositivos, o truncamento de tarefas vira coisa do passado.

Imagine por um momento que você trabalhe no setor de validação de pedidos de alguma empresa. Você deve esperar o ok do setor financeiro para despachar a ordem de pedido para o estoque, que então irá empacotar o produto e enviá-lo.

Com o ERP, todo esse processo se torna muito mais rápido e dinâmico. O financeiro aponta no sistema a aprovação, você envia libera a equipe de estoque e imediatamente o trabalho começa. Ao invés de esperar por uma pilha de liberações, você vai acompanhando as demandas em tempo real.

 

Marketing avançado

Outro exemplo para ilustrar melhor as grandes vantagens que um ERP traz para a sua empresa: pense agora que você é do departamento de marketing, e precisa acompanhar as vendas de um determinado produto que está passando por uma campanha. Como fazer sem um ERP?

Você provavelmente teria que ligar o tempo todo para os supervisores de vendas para conseguir updates valiosos sobre a situação do produto. Com o ERP, essa necessidade deixa de existir por completo. É só acompanhar as vendas sendo feitas diretamente pelo sistema e adequar suas estratégias!

 

Acompanhamento da performance em tempo real

A situação que nós descrevemos logo acima também favorece uma das maiores vantagens do ERP: o acompanhamento da performance e de indicadores chave em tempo real.

Como todas as informações estão no sistema, é possível obter informações de performance e produtividade durante todo o dia, informações essas que contam com o máximo de precisão.

Com isso, é possível acompanhar o desenvolvimento de ações, compreender melhor as vendas de certo produto e traçar estratégias a partir dessas informações.

 

Como implementar um ERP?

 

Um ERP é um software, e como tal, ele deve ser adquirido junto a alguma desenvolvedora.

 

 

Exatamente por ser um software, os vários ERPs que surgem no mercado possuem características distintas, personalizadas para o que o seu negócio demanda.

Encontrar a desenvolvedora certa é o mesmo que encontrar aquela que vai elaborar a ferramenta perfeita para você, baseando-se nas suas necessidades específicas.

A OpenK, atuando no meio tecnológico há anos, já teve ótimas experiências com as desenvolvedoras abaixo:

 

  • Jretail;
  • Mercosistem;
  • Próton Sistemas;
  • Sankhya Sistemas;
  • Bling;
  • Tiny.

 

 

Instalar um ERP na sua empresa não é mais uma questão de tentar conseguir mais eficiência que os seus concorrentes. Na verdade, esse caminho digital já está se consolidando como o padrão, e quanto mais cedo você aderir, melhor.

Gostou das nossas dicas? Então acompanhe semanalmente mais no blog da OpenK!


Comentários

Deixa seu Comentário