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02/04/2021
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Homem sentado em uma mesa. Ele mostra para a sua equipe as estratégias em um cavalete.

Como diria Cazuza: “o tempo não para”. E em se tratando de e-commerces, ele voa. Em alguns momentos ele pode até ser um grande aliado, isso se você o acompanhar, mas se ficar para trás, vai ser um grande empecilho.

É justamente por isso que estamos aqui. No texto de hoje reunimos as melhores notícias do mês de março para você ficar por dentro de tudo. Dividimos em quatro grandes pilares com três notícias principais em cada, ou seja, são horas de leitura resumidas em apenas alguns minutos.

Se quiser saber mais sobre alguma delas é só clicar no link para ser encaminhado para a notícia original – sugerimos fazer isso depois de ler todo o texto para não perder o fio da meada.

Prático, não? Então vem com a gente saber o que aconteceu de mais importante do mês de março…

Segurança Online

 

Parte de um computador e uma mesa em segundo plano. Na frente há vários códigos de programação na cor azul.

Do último ano para cá, a segurança online nunca foi tão colocada em pauta, mas parece que entre as notícias do mês de março isso se intensificou ainda mais.

Vamos começar com mais um capítulo entre Apple e Facebook: depois da Apple irritar bastante Mark Zuckerberg ao anunciar que vai restringir a captação de dados de seus clientes, agora o Facebook diz que novas políticas de privacidade da Apple podem fortalecê-lo. O argumento foi que, como a publicidade direcionada não vai ser tão eficaz, os empresários serão incentivados a vender no Facebook Shopping.

Todos nós sabemos que não é bem assim, já que grande parte do lucro da empresa vem de anúncios. Mas o que mais impacta é que, nessa batalha, quem perde são os empreendedores que terão menos forças nos anúncios. Mais agravante ainda é a realidade dos pequenos negócios que, muitas vezes, usam a ferramenta como única estratégia de marketing.

Falando em pequenos negócios, temos boas notícias do mês de março para eles: a pedido do Ministério da economia, a LGPD pode ter regulamentação especial para micro e pequenas empresas. Entre os benefícios estão:

  • A não obrigação de um profissional encarregado pelo atendimento das regras;
  • Se notificadas pela primeira vez, as empresas que não se adequarem receberão processos educativos ao invés de multas;
  • Mesmo quando não houver outros recursos, a aplicação das multas terá redução em 50% para MPEs e 90% para MEIs.

E o desdobramento da LGPD ainda repercutiu bastante nesse período do mês de março, isso porque alguns clientes começaram a se questionar sobre quais informações pessoais estavam sendo retiradas dos sites enquanto navegavam. Cenário ideal para surgimento de uma nova extensão para navegadores de internet: o Big Tech Detective, que mostra quais empresas estão coletando dados durante o uso.

Marketing

Em fundo azul claro, montagem de papel de um cérebro desenhado e três lâmpadas acima dele, indicando a geração de ideias.

A notícia sobre a Apple dificultar os anúncios aos seus usuários pode trazer uma certa insegurança. Mas há ainda muito o que ser debatido, uma decisão de extremo impacto assim não será tomada rapidamente. De qualquer forma, esse é o momento certo para começar a pensar em outras formas de anunciar na internet.
E pra falar a verdade, esse marketing que você “empurra” produtos aos clientes já não tem tanta eficácia mais.

A regra agora é entender como atrair clientes por meio do Inbound Commerce. Técnica que oferece produtos de qualidade direcionados a um público que pode se tornar, futuramente, clientes em potencial. A estratégia, inclusive, usa várias noções do inbound marketing, como: SEO para sites, blogs, ofertas de valor, redes sociais e newsletters.

Recentemente, um estudo do e-commerce Brasil em parceria com a LiveSEO identificou que 63% dos lojistas aplicam estratégias de SEO em suas lojas online. Se pensarmos que para 52% dos respondentes, a estratégia tem impacto 5 (de 0 a 5) nos demais canais de marketing, este é um número bastante relevante.

Deixando de lado as ferramentas de otimização de buscas, o que acha de inovar utilizando lives para vender em tempo real? O formato que já conquistou adeptos no Brasil como Americanas, Magalu, Schutz e Riachuelo trouxe mais um representante.

No início do mês de março o Submarino lançou projeto de live commerce literário. Este é um grande passo e comprova que o formato é totalmente democrático, até mesmo para os segmentos de nicho.

#DicaOpenK: quer conhecer mais sobre a estratégia do momento, com explicações, cases de sucesso e, inclusive, como criar a sua própria live? Veja tudo o que sabemos até agora sobre essa nova tendência.

Operação:

Homem de terno desenhando esquemas de sua operação em um quadro branco.

Depois de ser a estrela de todas as pautas da nossa retrospectiva de fevereiro, o omnichannel ainda continua presente nas notícias do mês de março – e promete ser a nova regra dos negócios de sucesso daqui para frente. Cerca de 60% dos consumidores já consomem de forma híbrida, com experiências que unem o físico e o digital, sendo a principal delas a retirada em pontos físicos.

Outra notícia do mês de março que comprova este movimento é que tanto o e-commerce quanto o delivery cresceram ainda mais no último trimestre de 2020. Boa parte deste resultado graças ao WhatsApp.

Isso indica uma integração maior entre todas as frentes de contato: um cliente pode, por exemplo, comprar pelo e-commerce e solicitar a entrega pela loja física usando o aplicativo de mensagens. E o seu negócio, está preparado para essa mudança?

A onipresença do delivery também representou 81% das vendas em farmácias online, aponta Farmácias App (aplicativo marketplace de farmácias). O segmento já foi a “ovelha negra” das lojas virtuais, mas hoje a farmácia online é uma ótima ideia de negócio.

Essa notícia do mês de março só ressalta como o omnichannel envolve vários canais: compras por e-commerce, entregas pelas lojas físicas, atendimento simplificado e também o uso de apps.

#DicaOpenK: basicamente, omnichannel é isso: oferecer o máximo de interações para o seu cliente, otimizando o tempo de resolução de problemas e aumentando a experiência de compra. Quer conhecer mais sobre essa estratégia? Descubra o que é omnichannel e porque todo mundo fala sobre isso.

Gestão, a última pauta do mês de março

Homem sentado em uma mesa. Ele mostra para a sua equipe as estratégias em um cavalete.

Nesse último pilar vamos falar sobre as decisões que você tomou ou deveria ter tomado ao longo deste mês. A primeira delas é: como foi o investimento em ações para a semana do consumidor?

A gente bateu bastante na tecla de como se preparar para a semana do consumidor, mas muitos deixaram de lado e perderam uma grande oportunidade: a semana do consumidor teve o dobro de vendas em 2021, com R$3,2 bilhões, aponta o Compre & Confie. Os produtos mais comprados já apareceram nesta lista do mês de março: livros em 2º lugar e remédios em 3º. Celulares ficaram no topo.

Mas falando além do mês de março, vamos para o futuro? Para o e-commerce Brasil, as ferramentas necessárias para melhorar a experiência do clientes estão fortemente ligadas a opções de pagamentos online e instantâneos, remarketing e um sistema de ERP com armazenamento em nuvem.

Essas dicas de gestão são preciosas e muitos levam anos para aprender. É o caso do Caio Castro, que quer transformar seu novo investimento no maior e-commerce de moda masculina do país. Nesta matéria ele mostra como hoje está pronto para lançar um novo e-commerce, mas que para ter a bagagem que tem agora, precisou experimentar o fracasso.

Felizmente este não será o seu caso, afinal você decidiu aprender estudando o mercado, e não tomando decisões de forma intuitiva. Prova disso é que chegou até aqui, no final desta retrospectiva do mês de março.

Como foi muita informação, vamos recapitular com você:

  • Simples postagens patrocinadas em mídias sociais podem não surtir tanto efeito. Agora é preciso pensar em estratégias para conquistar o seu cliente;
  • O omnichannel é sim a realidade nos negócios online. Mas para isso você não precisa criar uma operação enorme. Algumas medidas simples como retirada em pontos físicos ou atendimento mais prático, pelo WhatsApp, por exemplo, já podem ser um bom ponto de partida;
  • Gerir um negócio é encontrar oportunidades certas, seja criando promoções nas datas comemorativas de 2021, encontrando boas oportunidades de investimento ou se enquadrando ao futuro do mercado.

Falando em futuro do mercado, queremos deixar um espaço especial para falar sobre o primeiro pilar desta retrospectiva do mês de março: estamos em período de adaptação para a LGPD e entendemos que, muitas vezes, mudanças podem trazer transtornos.

E se as transformações são para melhorar a vida do seu cliente e do seu negócio, elas precisam sim ser encaradas com otimismo e não como algo doloroso. Te convidamos a ler o nosso checklist completo LGPD e saber, de uma vez por todas, se o seu negócio está dentro da lei. Vamos lá?


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