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08/01/2021
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Pessoa analisando gráficos em uma folha de papel e fazendo anotações em um caderno.

A pandemia de coronavírus evidenciou ainda mais o poder do marketing online. As vendas nos e-commerces cresceram 47% e ficou claro que o marketing digital é uma ótima ferramenta para empreender na crise – e para se destacar da concorrência em período bons e ruins.

Mas engana-se quem pensa que marketing online se faz só com postagens nas mídias sociais e posts patrocinados. Ele reúne estratégias que têm por objetivo atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca, segundo a definição da Rock Content. E se você trabalhar bem o marketing, o resultado é certo.

Aqui mesmo no nosso blog já demos 6 táticas essenciais para ter sucesso no seu negócio e não deu outra: o marketing online estava entre as primeiras. Mas claro que tudo depende de como você vai trabalhá-lo. Você pode, sim, ter um marketing digital mais básico e pequeno, mas os resultados vão proporcionais à sua dedicação nessas estratégias.

Por isso que no texto de hoje nós queremos te mostrar como ter um ótimo marketing online no seu primeiro e-commerce ou PME. Continue na leitura e saiba como gerar resultados!

Mulher em frente a um computador, lendo e fazendo anotações em um caderno.

1. E-mail marketing no e-commerce

Você sabia que o e-mail marketing te ajuda a aumentar vendas? É uma ferramenta poderosíssima, mas só para quem sabe usar – que fique bem claro.

Por exemplo, se você faz promoções aí na sua loja e não manda e-mails avisando os clientes das principais ofertas, está perdendo um tempo valioso. As pessoas não navegam todos os dias pelas dezenas de lojas que costumam comprar, então se houver uma promoção relâmpago sem avisar é bem difícil que o cliente adivinhe.

Todas as lojas fazem esse aviso de promoções, mandam cupons de desconto ou então costumam usar os e-mails no marketing online para criar um relacionamento no pós-venda. São diferentes estratégias, mas que mostram que seu e-commerce se importa com a satisfação dos clientes.

Existem muitas ferramentas no mercado que podem te ajudar, seja para segmentar contatos, criar layouts, disparos automatizados ou acompanhar a taxa de abertura. A Mailchimp e RD Station Marketing são as principais delas. Mas tem várias por aí e você pode escolher a que melhor atende às suas necessidades.

Outra boa dica é ler o texto de como escrever um e-mail transacional para e-commerce. Com ele você tem um passo a passo com modelos prontos para deixar seu cliente bem informado sobre cada operação.

2. Ter um blog ajuda no marketing online

É com o blog que você leva o tráfego para o seu e-commerce. Nesse caso você precisa focar especificamente no conteúdo que vai oferecer aos seus clientes. Mas tem uma série de detalhes que você precisa conhecer antes de começar. Uma delas são as palavras chave.

No seu blog você precisa buscar termos que se relacionem diretamente com a sua operação. Essas palavras chave são as palavras ou expressões que compõem os termos digitados pelos usuários quando procuram por algo.

Para se aprofundar no assunto você pode ler mais sobre pesquisas de palavras chave para e-commerce. Vai te ajudar e muito a não errar nos seus primeiros passos.

Uma ferramenta interessante para ver as intenções de busca é o Google Keyword Planner, do Google Ads. Com ele é possível saber, em números, as buscas mensais de cada termo e a concorrência. Palavras mais concorridas são usadas em vários sites. Já as de baixa concorrência podem oferecer melhores oportunidades, porque menos sites as utilizam nos conteúdos.

Nós também já falamos aqui sobre SEO para e-commerces e é um texto que pode te ajudar muito nesse assunto. Com o SEO as empresas pensam em estratégias de marketing online que possam assegurar o primeiro lugar nas páginas de pesquisa. Vale a pena conferir!

E se você está meio perdido, principalmente sobre qual plataforma escolher, nós te indicamos o WordPress. Ele é gratuito, fácil de customizar e usar, seguro e compatível com diferentes mídias.

Quatro blocos formando a palavra BLOG.

3. Entender sobre inbound marketing

Não se assuste com o nome. Se te pareceu um termo desconhecido, fique tranquilo que o inbound não é difícil de colocar em prática.

Por definição, o inbound marketing foca em gerar conteúdo interessante e relevante para que o consumidor se sinta familiarizado com sua marca. É um método de marketing online que possui, inclusive, custos menores do que as estratégias tradicionais, como propagandas na TV.

E sabe o que isso quer dizer? Um bom investimento pode gerar lucros ainda maiores para seu negócio. Então se você ainda não está por dentro, é melhor se familiarizar e investir logo para aproveitar as melhores oportunidades!

No caso dos e-commerces, o inbound marketing está relacionado com a criação de conteúdo para blogs e materiais ricos, que vão servir para captar e-mails de clientes. Estes, por sua vez, entram em fluxos automatizados buscando a conversão das vendas.

4. Comunique-se de forma eficiente

Não é só estar presentes nas redes e nós já te adiantamos isso. Por isso estude sempre e esteja atualizado sobre as novidades do marketing online e as tendências de mercado. O ano de 2021 mal começou e já é possível ver os insights para a comunicação digital.

Com uma comunicação mais eficiente em todos os seus canais é possível que você encontre a solução para aquelas vendas que você tem dificuldade de fechar e, ainda, que aumente a recorrência de compra. Afinal, cliente satisfeito sempre volta, não é?

É preciso atenção desde a descrição dos produtos até o pós-venda. E para te ajudar a melhorar o marketing online nas suas mídias sociais, site e e-mails, nada melhor do que seguir o guia prático de redação para e-commerces.

Outro ponto importante para além do marketing online é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela entrou em vigor neste ano e quem está começando agora precisa se adequar. Saiba agora todas as particularidades da lei e como adaptar seu negócio.

Nos vemos no próximo texto!


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