fbpx

Blog Openk

Provedora de soluções de vendas e gestão

  1. Home
  2. • blog

01/11/2018
Comentários

Controle financeiro: é preciso tentar entender se é momento de investir em um novo negócio.

Está lucrando e quer aproveitar o momento, mas não sabe se é a hora certa para investir em um novo negócio? O Brasil vive uma recessão e é normal ter medo, mas existem sinais que podemos observar que nos ajudam a tomar essa decisão.

Para realmente prever o momento e ler o ambiente antes de comprometer as suas economias, é preciso entender o que está acontecendo para se decidir investir ou não em um novo negócio. Vamos discutir agora a respeito desse momento do país e te ajudar a tomar a decisão.

Vamos?

Controle financeiro: é preciso tentar entender se é momento de investir em um novo negócio.

É momento de investir em um novo negócio?

O Brasil vive uma situação difícil. Estamos em meio a uma recessão econômica que não dá muitos sinais de que está próxima da recuperação. Além disso, as mudanças políticas recentes, para o bem ou para o mal, ajudam a desestabilizar o cenário e a criar incertezas sobre como tudo vai funcionar a longo prazo.

Por exemplo: sabemos que haverá cortes de gastos por parte do governo federal, mas ainda não está claro em quais setores eles vão acontecer. Isso pode ser um enorme problema para quem for investir em um novo negócio, caso sua futura área de atuação seja afetada por essas mudanças. Ao mesmo tempo, isso também pode gerar novas oportunidades.

Para observar melhor, é preciso entender que a recessão econômica pela qual o Brasil está passando não impede alguns setores de crescerem e vários outros de lucrarem. A questão aqui é onde realocar esse dinheiro, já que investir em um novo negócio em uma área que pode não se recuperar logo é um tiro no pé em termos financeiros.

Lucros acontecem, mas não são garantias

Não é tão raro encontrar áreas de negócio que crescem enquanto o país enfrenta uma recessão generalizada. No Brasil, alguns aspectos do mercado costumam estar sempre em alta, como o agronegócio e o mercado de commodities.

Outras áreas também continuam crescendo devido à necessidade geral de inovação, como o setor de tecnologia e as empresas especializadas em educação profissional. A renovação é, afinal de contas, o recurso que pessoas e empresas procuram para sair da situação negativa.

Se você já tem um negócio que está lucrando em meio à crise, por que você deveria arriscar esse dinheiro ao investir em um novo negócio, que pode demorar alguns meses ou até anos para chegar na mesma situação? Pior: e se o empreendimento nunca decolar por conta da crise?

Mulher acompanha notícias financeiras: é preciso contexto para decidir investir em um novo negócio.

Você pode encontrar exemplos de pessoas que prosperaram em meio às crises e ficar tentado a investir em um novo negócio para lucrar com outros setores também. Mas pense bem: talvez não seja a área, especificamente, que é lucrativa, mas sim o responsável pelo negócio que é capaz de superar a recessão.

Competência para lucrar

Talvez esse seja seu caso. Pode ser que sua empresa esteja em uma situação confortável, mas a verdade é que provavelmente muitos dos seus concorrentes estão enfrentando problemas para superar questões que para você são triviais devido a boas práticas de negócio.

Isso é um sinal de competência no setor, e mais um forte motivo para não investir em um novo negócio fora da área que você já conhece. Ter conhecimento e práticas que permitem lucrar em um setor específico não vai necessariamente te ajudar a lucrar em qualquer empreendimento.

A alternativa

Será que não investir em um novo negócio num setor desconhecido significa que seu dinheiro deve ficar parado até o cenário econômico melhorar? Claro que não.

Invista no negócio que você já tem! Aproveite a situação do mercado para garantir vantagens que irão durar até o fim da recessão, criando um ambiente favorável para continuar à frente dos concorrentes mesmo quando a situação melhorar para todo mundo.

Equipamentos de escritório.

Dessa forma, além de proteger seu negócio contra novos efeitos da crise, você ainda ajuda o país a não afundar ainda mais ao colocar seu dinheiro para trabalhar. Acredite: vale cada centavo.

Uma possível saída para valorizar seu negócio é o e-commerce, que continua crescendo de vento em popa apesar da crise. Muitas vezes, começar um novo negócio é complicado demais, exige investimentos altos e você ainda vai estar sempre refém do seu público, que ou te encontra, ou não. O e-commerce não é tão diferente, mas tem uma grande vantagem: é mais barato para montar e o público na internet é muito mais denso.

Quando você decide investir no negócio, o e-commerce é de longe a melhor alternativa. Ele tem a capacidade de praticamente dobrar seus faturamentos com um investimento baixo, desde que você saiba operá-lo bem. Mas isso não tem mistério: a OpenK está aqui pra te ajudar no que for preciso!

Então já sabe: pra que investir em um novo negócio se você pode fazê-lo decolar com o e-commerce? Esse é um salto natural que está sendo dado por várias empresas procurando sobreviver à nossa recessão. Quem sabe não é o que você precisa?

Nós podemos continuar esse debate no nosso artigo sobre loja física X e-commerce. E aí, preparado pra saber mais? Então vamos!


Comentários

Deixa seu Comentário