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02/07/2021
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Notebook em uma mesa branca ao lado de celular, post-it e grampeador. Na tela está a página inicial da plataforma Kanais.

Já faz um tempo que vender em marketplaces deixou de ser uma grande novidade e passou a ser padrão quando falamos de compras online. Segundo a 42ª edição do relatório Webshoppers, 78% do faturamento total do e-commerce é encabeçado por eles. Com isso, a questão não é se você deve vender ou não nessas plataformas, mas sim como fazer da melhor forma. E essa resposta nós já temos: com um hub de integração.

Com essa tecnologia, vender em 1, 2 ou 10 marketplaces pode ser bem simples, porque a gestão é unificada. Isso quer dizer que você pode sincronizar os anúncios de todos os seus seus produtos, ter uma visão do faturamento e ainda integrar com os demais sistemas que o seu e-commerce utiliza tudo em um lugar só.

Parece bem fácil, não? E realmente é! Acompanhe o texto e veja como funciona um hub de integração.

Afinal, o que é e qual o papel de um hub de integração?

Personagens interagindo com círculos conectados entre si. Em cada um estão os logos dos maiores marketplaces do mercado.

Antes da definição, é preciso entender que para vender em marketplaces (na grande maioria, pelo menos) ter um hub de integração é obrigatório. Então, a não ser que você escolha pelo Mercado Livre ou Amazon – alguns dos únicos que não exigem essa sincronização – não existe muita escapatória

E para além da obrigatoriedade, a nossa recomendação é que você tenha um – e aqui nem estamos falando da plataforma Kanais. Seja qual for a sua escolha, o seu negócio vai ficar ainda mais estratégico e dinâmico com essa tecnologia integrada. Para entender melhor, acompanhe o exemplo:

A Sra. K já tinha uma rede de drogarias com algumas unidades em sua cidade e estado e, no auge da quarentena, teve a brilhante ideia de negócio: abrir uma farmácia online para vender principalmente cosméticos e itens de higiene e suplementos – itens que não exigem receita médica.

Passou-se o primeiro mês e, como a maioria do seu público ainda não sabia da existência do canal digital, ela resolveu vender no Via Marketplace para anunciar na Casas Bahia, Ponto e Extra.com e até aí tudo ótimo. O problema foi quando ela percebeu que seria necessário cadastrar todos os seus produtos, colocar a quantidade, descrição, fotos, preços, frete… Isso levou dias inteiros, bem mais tempo do que ela imaginou…

Mas a recompensa veio e rapidamente suas vendas aumentaram bastante. Tanto que ela já quer começar a vender em outros marketplaces. O problema é ter que fazer todo esse cadastro duas, três, quatro vezes… fica completamente inviável.

A partir do exemplo da Sra K já podemos ver a principal vantagem de um hub de integração: o cadastro de produtos é feito uma única vez. Se optar por vender em algum outro marketplace, é só fazer a integração e selecionar quais produtos disponibilizar. Simples assim.

Mas não para por aí, viu? Caso ela insistisse em vender sem o hub de integração, com certeza outros problemas surgiriam mais a frente. Confira onde mais a tecnologia poderia ajudar a Sra. K:

  • Gerenciamento unificado: Com um hub de integração você não precisa ir até a Via Marketplace, depois na Magalu e, se decidiu vender na Americanas, ir até o dashboard deles. Todas as vendas ficam reunidas em uma só página, então é só abrir, ver os pedidos e prepará-los para o envio;
  • Análise de desempenho: Acompanhar as vendas por si só já é um ótimo parâmetro, mas há também a possibilidade de gráficos e análises para você descobrir qual produto está performando melhor em cada marketplace;
  • Fazer alterações individuais: Com essa análise de desempenho em mãos é possível fazer alterações de preço e condições de pagamento dos produtos em cada canal de vendas. Além de criar promoções e aumentar ou diminuir a quantidade de parcelas oferecidas.

#DicaOpenK: Essa alteração é muito utilizada também para datas comemorativas. A Sra. K pode, por exemplo, criar campanhas de perfumes para o dia dos pais e kits especiais para o dia das crianças. Veja o nosso calendário de datas comemorativas 2021 e descubra que ainda dá tempo de se preparar para o segundo semestre.

  • Gestão de estoque: uma outra grande facilidade do hub de integração é a portabilidade com seu sistema de ERP. Com ele você pode vender em 5 marketplaces que, se o estoque findar, o produto deixará de estar disponível. É possível ainda determinar onde deseja colocar mais ou menos produtos, de acordo com a viabilidade de cada marketplace.

Tenha mais que um hub de integração. Conheça a plataforma Kanais

Notebook em uma mesa branca ao lado de celular, post-it e grampeador. Na tela está a página inicial da plataforma Kanais.

Chegou a hora de sermos bem sinceros com você, e é por isso mesmo que dividimos o texto de hoje em duas partes, diferente de muitas plataformas que colocam soluções simples como um grande diferencial.

A verdade é que todos os pontos que listamos ali em cima são o básico de qualquer bom hub de integração. Se você estiver analisando algumas opções e elas não cumprem nem esses requisitos, é melhor escolher outra.

O que nos dá a tranquilidade de falar isso é que nós oferecemos pontos que são o nosso grande diferencial e nos deixam acima das demais – ou ao menos acima da maioria. Quer conhecer? Então siga a leitura.

Integração com todos os grandes marketplaces do país

Um ponto que nem todos falam sobre o hub de integração é que ele não é um “portal para vender em qualquer marketplace”. Você só vai conseguir ofertar onde o sistema permitir. Este trabalho exige uma estrutura tecnológica para a plataforma “conversar bem” com o sistema do marketplace, além de um bom relacionamento para unir diferentes parceiros.

Felizmente, a nossa estrutura da plataforma Kanais é bem completa. E um dos nossos maiores orgulhos é a parceria que temos com diferentes marketplaces. Conheça a nossa lista de parceiros:

  • Amazon;
  • Americanas;
  • Buscapé;
  • Carrefour;
  • CasasBahia;
  • Efácil;
  • Lojas Colombo;
  • Magalu;
  • Mercado Livre;
  • Netshoes;
  • Shopee
  • Shopfacil;
  • Shoptime;
  • Submarino;
  • Ponto;
  • Opte+;
  • Wish;
  • Zoom.

Auxílio na implementação e acompanhamento

Fazer a implementação de um hub de integração pode ser bem simples ou um tanto complicado. Tudo vai depender da quantidade de itens que você trabalha e, principalmente, de como as suas informações estão cadastradas.

Se você já conta com um ERP, é bem provável que todos os dados já estejam reunidos (nome de produto, SKU, Código EAN, imagens, tamanho e descrição). Mas pode ser que o modo de cadastro de algum marketplace não siga da mesma forma que a sua configuração, então eles informam o problema e você deve reorganizar (calma, não é tão complicado quanto parece).

Mesmo assim, na plataforma Kanais nós te acompanhamos durante todo o processo de implementação do hub de integração para que o seu e-commerce já comece a vender muito. Depois, se aparecer qualquer dúvida é só acionar o nosso time de atendimento que sempre estaremos disponíveis para te auxiliar.

Leve as análises de desempenho e alterações individuais a um novo patamar

Já falamos aqui que os hubs de integração precisam oferecer uma visão geral das suas vendas, mas ao mesmo tempo, é necessário ter opções de alterações individuais. E isso nós conseguimos com maestria. Nossa plataforma é completa e, ao mesmo tempo, simples de manusear.

 Tela da plataforma Kanais com quadros separados para cada marketplace e informações de anúncios, pedidos e arrecadação.

Mas não para por aí. Encaramos com prioridade e entendemos como a experiência do cliente deve ser primordial para os e-commerces. Por isso, oferecemos soluções que vão te permitir ficar ainda mais próximo de quem mais importa para o seu negócio:

Gestão e tracking de pedido: Além da gestão de cada pedido em uma tela unificada, com o nosso hub de integração, um e-mail é enviado de forma automática para cada cliente informando em qual etapa a entrega dele está. Isso gera muito mais confiança na sua compra;

  • Gestão de comentários: Ao vender em vários marketplaces, o número de dúvidas, elogios e reclamações vão aumentar bastante. Já pensou perder uma venda porque você não respondeu a pergunta do consumidor? E pior: é a mesma de outros que visitam a página do seu produto? Na plataforma Kanais, além dos anúncios, toda a gestão de comentários é feita de forma unificada;
  • Resposta automática: E pode ser que você não consiga responder todas as mensagens a tempo e, para esses casos, é possível configurar uma resposta automática para não deixar nenhum cliente de lado. Algo como: “recebemos a sua mensagem e estamos trabalhando para resolver”. Na sequência, quando você visualizar opte por responder de forma individual;
  • Complemento de cadastro: Essa é outra função do hub de integração da plataforma Kanais que vai evitar que você perca vendas. Se o cliente não preencheu os dados bancários ou o endereço não confere, é enviado um e-mail automático para complemento de cadastro com essas informações faltantes;
  • Cause uma ótima impressão: Quando vendemos em marketplaces, a opinião que mais importa é de outros clientes que já compraram de você. Por isso, existe a possibilidade de enviar lembretes automáticos para seu cliente avaliar o produto.

Só a plataforma Kanais possui portabilidade para todos os produtos OpenK

Caso você ainda não conheça a nossa empresa, saiba que hub de integração não é a nossa única especialidade. O que fazemos é criar diversas soluções para você vender mais, seja qual for a sua estratégia.

Só para te dar um gostinho, veja alguns outros produtos que maximizam ainda mais os resultados na plataforma Kanais:

  • B2C OpenK: Acreditamos que cada negócio é único e um e-commerce também deve ser. Se você ainda não tem um site de vendas ou não está satisfeito com o seu, nós marcamos uma reunião, conhecemos as suas necessidades e criamos um novo, do zero e completamente personalizado, podendo conter:
    • Busca avançada;
    • Serviço de SAC;
    • Diversas formas de pagamento;
    • Televendas;
    • Exposição nos maiores buscadores de preço, como Shopping Uol, Mucca Shopping e Buscapé.
  • Restock Openk: Já falamos aqui como o nosso hub de integração pode levar os seus produtos a diversos canais, mas o que acha de vender produtos sem ter nenhum deles em estoque? Com o Resock é possível de duas formas diferentes:
    • Dropshipping: Pegando o exemplo da Sra K, pode ser que ela comece a vender tanto com o hub de integração que o seu estoque nem comporte tantos produtos. O que ela pode fazer é continuar vendendo cosméticos, mas com eles ainda no estoque do fabricante. Quando um cliente comprar, a própria indústria trada de enviar em nome da farmácia;
    • Crossdocking: Mas pode ser também que ela venda “kits de beleza” com diversos produtos de diferentes fornecedores ou então envie os seus produtos em embalagens personalizadas. Neste caso, só quando o cliente comprar o produto a fábrica envia para a farmácia. Então ele é embalado e já segue para o cliente.

Nosso intuito hoje não foi apenas te oferecer um produto, mas queremos que você realmente entenda como um hub de integração é necessário no seu negócio. Acreditamos de verdade que a plataforma Kanais é quem mais tem a te agregar, mas a escolha é sua.

Vamos deixar aqui com você o nosso e-mail de contato: contato@openk.com.br. Se tiver qualquer dúvida em relação ao nosso hub de integração, não exite em nos chamar! Estaremos abertos a responder da melhor maneira possível e até fazer um mapeamento para mostrar qual a melhor estratégia para o seu e-commerce.

Agora, se quer conhecer um pouco mais as particularidades antes de falar com a gente, temos uma página exclusiva para o Kanais OpenK. É só clicar e ver todos os nossos diferenciais que foram mostrados aqui e mais alguns.


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