fbpx

Blog Openk

Provedora de soluções de vendas e gestão

  1. Home
  2. • blog

20/08/2018
Comentários

Fórum E-commerce Brasil 2018

A OpenK marcou presença com seu time de desenvolvedores, marketing e comercial no maior evento do ano para quem trabalha com lojas digitais: o Fórum E-commerce Brasil!

A oportunidade de estar presente em eventos assim é muito importante para nós, que seguimos entrando em contato com tendências e mostrando o que nós podemos agregar ao cenário dos e-commerces brasileiros.

O evento em si foi um show a parte: uma estrutura incrível, milhares de pessoas presentes, stands de tirar o fôlego e palestras com grandes nomes do setor. Para quem ainda não foi, o Fórum E-commerce Brasil é realmente tudo o que dizem, talvez até mais.

Neste artigo especial, vamos transmitir tudo o que vimos no Fórum E-commerce Brasil e tentar colocar em palavras toda a magnitude do evento. Se você esteve lá e quer contribuir com a sua opinião, deixe um comentário que nós adicionamos ao texto o que você viu, ok?

Vamos começar!

Gigante pela própria natureza: o “tema” do Fórum E-commerce Brasil 2018

O grande tema do Fórum E-commerce Brasil desse ano foi “Gigante pela própria natureza”, traduzindo em palavras todo o poder do e-commerce brasileiro, que vem crescendo em ritmo acelerado mesmo em meio a crise.

Fórum E-commerce Brasil 2018: equipe openk

O setor fatura alto, e melhor do que isso, vem crescendo dois dígitos ao ano já há vários anos. Só no primeiro semestre o crescimento foi de 13,5%, sendo que, no total, espera-se que esse índice gire em torno dos 17% quando o ano fechar.

O Fórum E-commerce Brasil 2018 procurou exaltar essa qualidade, mostrando como o setor está ativo apesar do momento instável do Brasil e que ele é responsável por movimentar bilhões todo ano.

Ter esse momento para refletir sobre a importância do e-commerce e sua força foi muito revigorante para nós: ficamos extremamente motivados a fazer, crescer e inovar cada vez mais. É muito bom saber que nosso esforço é reconhecido, e que somos uma engrenagem importante nessa máquina que só cresce!

As tendências vindas de quem estabeleceu o e-commerce

As palestras foram um dos pontos altos do Fórum E-commerce Brasil 2018. Todo o conhecimento dos maiores nomes do e-commerce brasileiro – e do internacional também – estava disponível para todos os visitantes do evento.

Fórum E-commerce Brasil 2018: evento do Fórum E-commerce Brasil

Com certeza um grande destaque foi Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza. O sr. Trajano nos mostrou como é necessário ir além do e-commerce, já começar a transformá-lo criando uma “visão de inovação”. E com os índices incríveis no comércio online que o Magazine Luiza vem obtendo, sua fala foi corroborada pelos seus resultados.

Também tivemos vários insights sobre a criação de um e-commerce com Rogério Signorini, head da CyberSource no Brasil, uma das primeiras empresas a realmente trabalhar com e-commerces, prevenção de fraudes e segurança da informação em geral. Sua palestra mostrou, em profundidade, tudo o que perpassa a criação de um e-commerce. Nós, como desenvolvedora, só podemos agradecer a oportunidade e entrar em contato com o seu método.

Também não poderíamos deixar de lado todo o potencial do marketing, não é? Também participamos de uma palestra ministrada pelo Vitor Peçanha, da Rock Content, conhecido antigo da nossa agência parceira, a Cubo Amarelo.

Como trabalhamos o marketing em conjunto com o desenvolvimento do e-commerce, sua palestra sobre conteúdo versus as vendas das PME nos ajudaram a entender qual é de fato o papel dos blogs nos e-commerces.

Mas esses são apenas alguns exemplos de algumas das palestras que vimos. Durante o mês, vamos montar alguns artigos com as informações que vimos no Fórum E-commerce Brasil 2018 para te oferecer!

As tendências por quem trabalha o e-commerce

Mas indo além das palestras, o Fórum E-commerce Brasil 2018 também nos presenteou com a oportunidade de estar perto de quem realmente vive o comércio eletrônico no seu dia a dia. As tendências são criadas por essas pessoas, e vê-las nos stands, acontecendo ali bem na nossa frente, foi realmente uma experiência única.

Conversamos muito com outros desenvolvedores e donos de e-commerces, e a tendência que pairava por todos os lados é a otimização sempre que possível. Velocidade do site, sua apresentação para o usuário, categorização eficiente, prazos de entrega menores e maior transparência no geral foram os assuntos que mais ouvimos no Fórum E-commerce Brasil 2018.

Isso é natural. A medida que os e-commerces vão crescendo e surgindo, é necessário ir fazendo cada vez mais para melhorar a sua taxa de conversão. Uma outra tendência é a utilização cada vez mais ampla dos marketplaces, e a possibilidade de integrar suas vendas com o e-commerce.

Manter um caixa enquanto se pensa em como melhorar o e-commerce é fundamental. Você tem mais tranquilidade para fazer mudanças e buscar novas tendências, e não se preocupa com a sua performance enquanto isso. A integração com marketplaces proporciona um ecossistema sustentável de vendas, trazendo, em grande parte dos casos, a maior parcela do seu faturamento.

Ver como essa tendência já se consolidou e como somos em parte responsáveis por isso – trabalhamos nesse modelo desde 2010 – é absolutamente gratificante.

Restock da OpenK – Destaque no Fórum E-commerce Brasil 2018

Mas nossa presença no Fórum E-commerce Brasil 2018 não foi só para visitar os stands e entender o que está em alta no segmento. Nós também fomos apresentar nossas próprias soluções, e chamamos a atenção dos presentes no evento para uma em particular: o Restock OpenK.

Fórum E-commerce Brasil 2018: stand openk

Se aproveitar do dropshipping ou do crossdocking permite um novo ângulo para lidar com sua logística. No primeiro, é possível trabalhar sem estoque, deixando o trabalho da entrega diretamente com o fornecedor. Já no segundo, a operação funciona através de centros de distribuição, com estoque reduzido ou também nulo.

O que o Restock da OpenK oferece é a possibilidade de gerenciar melhor esses projetos ou simplesmente iniciá-los. Mostrando o que podemos fazer no nosso stand, em alguns momentos precisamos do apoio total de toda a nossa task force para conseguir lidar com o fluxo de dúvidas.

Isso mostra que a logística nunca esteve tão em alta, e que a possibilidade de mudar e inovar está aí, só é preciso aplicar algumas mudanças simples, mas de grande peso.

Estrutura sem comparação

Luminosos interativos, um galpão imenso, stands bem estruturados e com design incrível também roubaram a cena no Fórum E-commerce Brasil 2018.

Fórum E-commerce Brasil 2018: local do evento

Logo na entrada você já percebia a magnitude do evento. Um fluxo de pessoas se direcionava para a entrada, que se abria com luminosos redondos multi-coloridos. O letreiro imponente, em estrutura de ripas de madeiras retas e detalhes de samambaia, também nos colocava em sintonia com o Fórum E-commerce Brasil 2018, sendo que logo no credenciamento já estávamos animadíssimos com o que iríamos encontrar pela frente.

E não nos decepcionamos, muito pelo contrário: já estávamos com altas expectativas, mas o Fórum E-commerce Brasil 2018 superou todas elas. Toda a arquitetura do evento estava direcionada aos detalhes naturais, com pequenas árvores pelo salão e uma paleta de cores voltada para o marrom e a palha. Incrível, simplesmente incrível.

Fórum E-commerce Brasil 2018: equipe openk

Estar presente no evento foi sensacional, e toda nossa equipe está honrada de poder ter participado do Fórum E-commerce Brasil 2018. Já saímos de lá esperando 2019 ansiosamente!

Agradecemos imensamente a todos os participantes do Fórum E-commerce Brasil 2018 que tiraram um tempo para nos conhecer e entrar em contato com os serviços que oferecemos. São vocês o nosso combustível para sempre melhorar, muito obrigado pela sua presença!

Mas se você não foi no evento, que tal conhecer nossa atração principal no Fórum E-commerce Brasil 2018? Estamos falando do Restock. Venha conhecer!


Comentários

Deixa seu Comentário