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10/11/2021
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Imagem de entregador com texto Guia da Entrega: quais são as melhores formas de envio?

Para que o seu e-commerce conquiste o coração do cliente, um dos caminhos mais rápidos é uma entrega eficiente. Mas na hora de decidir quais formas de envio utilizar, é preciso conhecer tudo sobre as diferentes opções do mercado para conseguir oferecer a entrega mais rápida, segura e barata.

Só para contextualizar uma situação extrema, mas que todo ano vários e-commerces deixam a desejar: na Black Friday do ano passado as reclamações por atraso na entrega no ReclameAqui aumentaram 84,6%! E comparando a outros meses, esse padrão se repetiu em todos eles.

Alguma dúvida de que esses clientes que reclamaram do atraso nunca mais vão voltar a comprar nessas lojas virtuais?

É para te ajudar a se aprofundar no mundo do frete que criamos esse artigo descrevendo quais são as formas de envio e como garantir o melhor prazo de entrega, principalmente em épocas de fluxo maior de vendas, como a Black Friday.

Vamos rastrear essas entregas!

Entendendo as formas de envio

Caixa de papelão pequena na palma da mão de uma pessoa. No meio está escrito: “Fragile - handle with care”.

O primeiro passo para entender essa evolução das formas de envio é mapear como chegamos nesse cenário problemático que estamos passando com as entregas.

Podemos resumir em dois fatores:

  • O comportamento do consumidor, que está cada vez mais imediatista: Se pensarmos em questão de três anos atrás, era normal comprar online e esperar 7 ou 9 dias para receber a encomenda. Mas hoje, na era das entregas expressas, não receber na mesma semana já faz muita gente torcer o nariz para o seu negócio.
  • A nossa logística é frágil: Do ano passado pra cá o e-commerce cresceu 75%. Mas o número de caminhões para entregas, a qualidade das rodovias e até os profissionais dentro dos galpões se mantiveram praticamente o mesmo.

Agora imagina esse cenário em plena Black Friday? O estudo da Conversion já está prevendo um aumento de 14,71% em relação ao ano passado – que já foi caótico.

#DicaOpenK: Ainda não sabe o que esperar na edição deste ano? Leia o nosso Overview Black Friday 2021: projeções e expectativas.

Claro que com a alta do movimento, é normal que os e-commerces tenham um pouco de dificuldade para acompanhar o ritmo dos pedidos, principalmente na hora da entrega. Mas para não ter problemas, só vemos duas alternativas para você:

A primeira é mais reativa: aumentar em um ou dois dias a previsão de entrega. Assim, ao menos você vai conseguir entregar tudo a tempo e cumprir com o prometido – mas pode acontecer de alguns dos clientes não comprarem por achar tempo demais.

A segunda é a que te propomos agora: trabalhar as formas de envio para escolher aquela onde suas encomendas vão chegar mais rápido, mas sem custar uma fortuna.

Correios

Foto de caminhão amarelo com logotipo dos Correios em grande destaque na carroceria fechada.

Entre todas as formas de envio, podemos colocar os Correios como o tipo de entrega padrão, oferecida por praticamente todos os e-commerces. O problema é que eles costumam deixar a desejar no prazo, principalmente para regiões fora do sudeste.

Os principais serviços dos Correios são o PAC e o Sedex. O primeiro é mais em conta, porém demorado. Já o segundo oferece uma entrega mais rápida e de abrangência nacional, mas com um custo um pouco maior – o que já pode ser muito, pensando que na Black Friday todo mundo quer pagar menos, e não mais.

Há ainda algumas outras formas de envio mais expresso como o Sedex 10, 12 ou hoje, que entregam o produto até as 10h, 12h do dia seguinte ou até no mesmo dia, mas além de ser muito mais caro possui abrangência ainda mais limitada – portanto, pouco atrativo para a maioria dos clientes.

#DicaOpenK: Se você usa a estatal como principal método no frete, achamos interessante você ler sobre como a privatização dos Correios pode afetar o e-commerce.

Existe frete fixo nos Correios?

Uma pergunta que sempre recebemos e que não poderia faltar neste guia é sobre o frete fixo dos Correios.

Existe algum jeito de pagar menos em frete caso o envio seja recorrente dentro da plataforma dos Correios? Aliás, em muitos casos, não é nem uma questão de pagar menos: é ter um padrão, um valor unificado, para vender.

Bom, a resposta é que não, não existe frete fixo nos Correios. Mas existe todo um sistema que te possibilita muitas facilidades. Uma delas é não precisar ir na agência toda vez que você for enviar um pacote.

Através da forma de envio Correios Fácil, uma plataforma nacional, você consegue:

  • Tarifa menor: redução de 10% a 12% a cada envio;
  • Pagamento mensal: ao invés de pagar a cada envio, você paga uma vez por mês;
  • Sistema integrado: você não precisa pegar filas, é só deixar o pedido no balcão.

Tudo isso de acordo com uma tabela: à medida que você aumenta os envios, vai ganhando qualificações que diminuem as tarifas e oferecem mais benefícios.

Tabela do sistema Correios Fácil, com valores que mudam de acordo com o ranking atingido, indo de Prata a Ouro.

Além do Correios Fácil nacional, você também pode fazer um acordo com a própria agência física que você costuma enviar, o que traz o benefício da coleta no próprio local. Assim, você não precisa se deslocar com seus pacotes. É ideal para e-commerces com grande volume de envios.

Dropshipping

Ilustração do sistema dropshipping: cliente compra da loja, que passa o pedido para a indústria que envia ao cliente.

O dropshipping é uma dessas formas de envio que deixam o seu frete bem mais ágil e barato! O que pode ser tudo o que você deseja, não?

Basicamente, com ele você vende um produto “X” no seu e-commerce normalmente. Mas o segredo é que, ao receber o pedido, ele vai direto para seu fornecedor, que trata de embalar e enviar para o seu cliente. No final do ciclo você repassa a parte dele e fica com o seu lucro.

Com isso toda a operação fica bem mais ágil e barata, já que você não vai precisar investir em estoque – nem o galpão e nem comprar os produtos antecipados para armazenar nele. É perfeito!

Com esse valor que vai estar economizando, você pode, inclusive focar em mais benefícios para o seu cliente – principalmente nesse contexto da Black Friday ou em todas as datas comemorativas de 2021 que ainda estão por vir.

⭐ #SuperDicaOpenK: Não sabe como fazer dropshipping? A gente faz toda a parte de sistemas além de já oferecer fornecedores que trabalham no modelo dropshipping! Para saber mais sobre, entenda tudo sobre o Restock OpenK essa solução

Transportadoras

Homem colocando pacotes de papelão em traseira de carro com luvas e máscara de proteção.

Se o seu volume de vendas é muito grande, então as transportadoras, com certeza, precisam estar entre as suas formas de envio. A partir de um certo ponto, o preço dos Correios deixa de compensar e é mais proveitoso contratar uma empresa especializada, com serviço mais eficiente e que ajude a cumprir o prazo.

Falando sobre as empresas B2B e o salto para o atacado online que estamos presenciando, por exemplo, o volume de mercadorias costuma ser massivo, o que inviabiliza os Correios como uma boa opção de forma de envio. Além disso, é importante contar com uma empresa que ofereça mais segurança, facilidade de rastreamento e também esteja mais comprometida com o seu negócio.

Se a sua empresa comercializa artigos de luxo ou itens muito delicados, esses serviços se tornam duplamente necessários. Hoje já existem transportadoras especializadas em todo tipo de mercadoria, desde peças de arte, como estátuas, pinturas e vasos – até equipamentos médicos.

Outros casos são para produtos como plantas vivas, dinheiro, alimentos, cosméticos líquidos ou bebidas alcoólicas que os Correios nem levam. Nesse caso as transportadoras serão suas únicas formas de envio.

Frete internacional

Foto de navio cargueiro cheio de containers atravessando o oceano.

Para o seu e-commerce crescer de verdade, é importante considerar a possibilidade de frete para qualquer lugar do mundo! Para isso existem algumas formas de envio que listamos abaixo.

Os Correios oferecem alguns serviços de entrega internacional. As modalidades mais baratas costumam ter o prazo de entrega demorado, e as que garantem uma entrega mais ágil costumam ser bem caras. Por isso, a empresa – mais uma vez – não é a melhor opção.

Algumas transportadoras internacionais trabalham no Brasil e até podem estabelecer acordos específicos para o seu e-commerce, dependendo do volume de entregas. Duas das mais conhecidas são a UPS e a FedEx. Elas também oferecem apoio para evitar problemas com regras alfandegárias que possam impedir seu produto de chegar ao cliente no prazo estabelecido.

Esse é um fator muito importante a ser observado na hora de oferecer frete internacional: o Brasil tem acordos alfandegários diferentes para cada país e a entrega precisa respeitar a documentação e os parâmetros exigidos por eles.

É por isso que algumas empresas brasileiras trabalham com formas de envio apenas para alguns países, como China e Estados Unidos. É complicado se adequar às normas de vários países e continuar entregando no prazo sem a ajuda de uma empresa de frete internacional ou sem onerar o cliente.

O importante é ser sempre honesto e mantê-los informados durante todo o processo de entrega. Chegar dentro do prazo determinado é uma obrigação sua em primeiro lugar, independentemente do serviço de entrega contratado.

#DicaOpenK: Falamos de enviar, mas agora vamos fazer o caminho inverso: e se você quiser comprar fora para revender aqui no brasil? Importar da China já é negócio para muitos e-commerces. Veja se também é uma opção para o seu.

Formas de envio nos marketplaces: como usar a logística das plataformas?

Fachada do escritório físico de retiradas da Amazon, à frente uma árvore.

Até aqui, estamos focando muito nas formas de envio feitas pelo próprio e-commerce. Mas há ainda uma outra alternativa bem estratégica de enviar os seus produtos rapidamente e ainda aumentar a representatividade da sua marca.

A nossa dica para você é aproveitar ao máximo os recursos que os marketplaces têm a te oferecer. O maior de todos ainda é a visibilidade. Na Black Friday, por exemplo, todos os anúncios no Google, mídias sociais e até TV são voltados para as campanhas da Magalu, Americanas, Mercado Livre ou Casas Bahia. Isso é um fato consumado há alguns anos.

Mas já pensou em utilizar essas plataformas também como formas de envio? Hoje existem algumas maneiras, especialmente pela B2W e Amazon. Mas outros marketplaces, como o Mercado Livre, também oferecem políticas bem interessantes.

Vamos tratar das três aqui no guia de formas de envio para você ver como oferecer frete grátis e reduzir o tempo de entrega em cada uma delas:

Fulfillment by Amazon (FBA) no Brasil

A FBA é uma forma de envio muito interessante que a Amazon está trazendo ao Brasil, oferecendo a possibilidade de você usar o estoque da gigante e a sua logística para o frete.

Aqui no Brasil, o FBA já foi lançado com o nome Logística da Amazon e está em funcionamento apenas no estado de São Paulo. Essa forma de envio é simples: o lojista leva seus produtos para o centro de fulfillment, que o armazena e o envia usando a logística da própria distribuidora.

Isso gera custos? Claro. Há uma taxa que você precisa pagar para o armazenamento desses produtos, mas os benefícios são ótimos para quem segue nesse modelo. Veja:

  • Prazo de entrega muito reduzido;
  • Possibilidade de vender produtos com o selo Prime;
  • Possibilidade de oferecer frete grátis;
  • Facilidade na gestão do estoque com sistema Amazon;
  • Entre vários outros.

Ter o FBA como uma das suas formas de envio é tornar os seus produtos mais atraentes e ainda diminuir o seu trabalho e custos com logística. E o melhor: é bem fácil de conseguir esse benefício. Para saber como fazer o seu cadastro, é só clicar neste link aqui.

B2W Entrega e B2W Fulfillment

A B2W inovou em oferecer o B2W Fulfillment, uma resposta a Logística da Amazon e uma evolução da sua forma de envio já operante, o B2W Entrega.

Lojistas cadastrados na B2W entrega já tinham algumas facilidades, especialmente a de não ter que calcular fretes e gerar etiquetas de envio. Basicamente, ao fechar uma venda, a própria B2W já faz os cálculos e envia as etiquetas, que você só cola no produto embalado e faz o envio.

Agora, com o B2W Fulfillment – a gigante dona da Americanas, Shoptime e Submarino – está dando um passo extra nas formas de envio. Você não precisa nem mais ter estoque: é só enviar seus produtos em uma central, que se encarrega de todo o processo até chegar no cliente.

Tudo com o apoio da equipe, que ajuda na escolha dos produtos a serem enviados para o armazenamento e acompanha os pedidos e oferece suporte através de chamados na plataforma.

Como o serviço é novo, você vai precisar solicitar um orçamento no site, além de:

  • Ter CNPJ em São Paulo;
  • Ter endereço para logística reversa em São Paulo; 
  • Ter cadastro no B2W Entrega. 

Frete grátis no Mercado Livre

Vender no Mercado Livre pode ser complicado algumas vezes. A plataforma tem algumas particularidades que muitas vezes beneficiam os consumidores em detrimento dos próprios lojistas.

Mas diferente do que muitos lojistas pensam, o frete grátis como forma de envio compulsivo para produtos acima de R$ 79 não é um desses casos. Na verdade, o que eles querem com isso é conquistar mais e mais clientes e você, que vende com eles, também tem muito a ganhar com isso.

Além disso, eles podem até dividir o valor do frete com você! Isso é ótimo pensando que no relatório de vendas da Black Friday 2020, 62,4% dos pedidos foram com frete grátis. Ou seja: você vai ter mais chances de vender e ainda vai receber uma ajudinha para arcar com as formas de envio.

#DicaOpenK: Também quer contar com esse suporte do MELI no envio? Leia nosso texto sobre frete grátis no Mercado Livre – já adiantamos que tem tudo haver com sua reputação.

Deixe que seus clientes escolham quais as melhores formas de envio para eles!

Foto de cliente recebendo encomenda de entregador na porta da sua casa.

Até aqui cumprimos com a nossa proposta de listar as melhores formas de envio no Brasil hoje. Mas a verdade é que, com tudo o que dizemos aqui, o poder de escolha está mais nas mãos dos seus clientes que nas suas.

Você já sabe que a decisão deles é baseada em preço e tempo de espera. Mas não tem como adivinhar qual fator tem mais peso em cada compra efetuada. Então o melhor jeito de acertar é oferecer o máximo possível.

Veja algumas opções:

 

  • Plataformas de intermediação logística: Essas empresas como a Melhor Envio possuem um API de integração no e-commerce que faz a cotação entre diversas formas de envio. Então cabe a ele pagar um pouco mais para receber antes ou ter uma espera maior para desembolsar menos;
  • Retirada em local físico: Também precisamos ter em mente que, além de preço e prazo, um fator determinante é que muitos trabalham o dia todo e não tem como receber suas encomendas. Por isso é importante que você conte com ao menos uma alternativa de retirada, que pode ser:
    • Loja física: É a melhor das formas de envio para o seu negócio porque o envio vai junto com o abastecimento da sua loja “aproveitando o frete”. Além disso, com essa visita para retirada aumentam as chances dele se encantar e levar mais algum item;
    • Smart Lockers: Uma opção que tem feito bastante sucesso, principalmente na pandemia, são os Smart Lockers – armários inteligentes espalhados pelas cidades onde o cliente recebe a senha do seu guichê e faz a retirada sem contato com  ninguém;
    • Agência dos Correios: Se a sua cidade não contar com os lockers, ainda é possível indicar que o cliente coloque como endereço de entrega alguma agência próxima dele. Quando chegar ele recebe um SMS e faz a retirada. 

Atenção: Deixar o seu cliente à vontade para escolher as melhores formas de envio na opinião e necessidade dele é importante? Mais que isso, é fundamental!

Mas a gente sabe que para estar totalmente satisfeito ele quer tudo ao mesmo tempo: rapidez e preço. E isso, na maior parte das vezes, é impossível de conciliar, principalmente quando falamos de épocas de promoções como a Black Friday, onde a sua margem de lucro vai estar mais baixa.

O que você pode fazer é dar opções, mas escolher as que não te deixam no prejuízo. E quais são essas opções mais baratas e ainda assim efetivas? Aqui entramos em um outro assunto que concilia formas de envio e estratégia.

Felizmente reunimos todas as possibilidades em um só lugar. É só ler o nosso texto sobre: “frete: não deixe que os seus clientes desistam das suas compras!
Boa leitura!

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Uma mão tocando tela de notebook com o texto: “muito mais que uma plataforma online. Acesse nosso site agora”.


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