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07/06/2019
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mulher abrindo caixa com compra feita pelo e-commerce.

Os clientes têm pressa! Por isso, a entrega expressa no e-commerce passou a ser algo revolucionário, iniciando um novo padrão no mercado. Adotado pelas grandes lojas, o sistema de entrega expressa no e-commerce está reduzindo o tempo de logística e ganhando o coração dos consumidores, com entregas em até 24 horas!

Quer saber mais sobre essa tendência e como implementá-la no seu e-commerce? Confira a seguir!

Pessoa sentada no chão ao lado de caixas. Em seu colo, há duas caixas e ela abre uma delas.

O que é a entrega expressa no e-commerce?

O nome fala por si só: entrega expressa no e-commerce consiste em oferecer para o cliente um sistema de entrega mais rápido, podendo retirar o produto na loja ou receber em casa, em um período máximo de 24 horas.

Esse sistema de entrega, que não passava de um sonho para muitos consumidores, está se tornando cada vez mais comum. Os prazos podem variar de períodos mais longos, com espera de até 24 horas, a períodos mais curtos, com retirada na loja em até 2 horas – o que já acontece em lojas como Casas Bahia, Ponto Frio, Extra, entre outras.

Uma tendência que cria oportunidades para e-commerces e consumidores

A entrega expressa no e-commerce é um recurso que tende a crescer de forma epidêmica, principalmente por causa de seu modus operandi, que garante mais agilidade no gerenciamento comercial. Essa tendência pode elevar o ticket médio e ajudar a converter mais no e-commerce.

Em um país onde cerca de 30% das entregas chegam atrasadas, aproximadamente 20% dos consumidores estão dispostos a pagar entre 5% e 100% a mais por um produto que ele poderá ter nas mãos no mesmo dia. Isso alimenta o senso de novidade do seu cliente, cria mais confiança e aproxima as relações, fazendo com que ele tome a decisão de compra ainda mais rápido.

Como implementar a entrega expressa no e-commerce?

Mulher sorri enquanto abre caixa de encomenda sobre mesa de madeira.

Já se foi o tempo em que as empresas de logística trabalhavam com seus próprios prazos. Com o crescimento das vendas online e com o aumento nas demandas, as empresas precisaram se adaptar. Hoje,  existem diversas empresas com opções e soluções variadas para a entrega de produtos, o que é essencial para a implementação de entregas expressas.

Antes de decidir pela implementação da entrega expressa, você precisará conhecer bem o seu público. Entender os hábitos de consumo e necessidades dos seus clientes é essencial para saber se eles estarão dispostos a pagar a mais para ter seus produtos mais rápido.

No entanto, você precisará ter uma estrutura funcionando perfeitamente por trás do sistema de entrega expressa no e-commerce. Todos os processos internos precisam ser práticos e os setores da empresa, como administrativo, estoque e logística, precisam funcionar perfeitamente.

É essencial que todos os setores internos estejam alinhados e que você tenha profissionais qualificados e bem treinados para manter o sistema sempre ágil, desde o lançamento do pedido, até a entrega nas mãos do cliente final.

Quais segmentos podem oferecer entregas expressas?

O sistema de entrega expressa no e-commerce é para qualquer tipo de negócio! Basta ter um sistema eficiente de logística para que as suas entregas possam ser feitas em pouco tempo.

No entanto, as cargas para entrega expressa precisam ter peso máximo de 30kg, para que sejam carregados por apenas uma pessoa. Por isso, o sistema de entrega expressa pode ser dividida em:

  • entregas superexpressas – até 2 horas;
  • entregas expressas – até 24 horas;
  • entregas rápidas, feitas para produtos maiores e mais pesados – até 72 horas.

Encomendas menores, por exemplo, podem ser incluídas no sistema de entregas em até duas horas, enquanto geladeiras e produtos maiores precisam ser incluídos na categoria de entregas rápidas.

Adote um sistema operacional digital, com atualização em tempo real

Muita gente ainda foge dos sistemas operacionais digitais, alegando ser um gasto desnecessário. O fato é que sem um sistema digital eficiente para as suas operações, as suas entregas ficarão cada vez mais lentas.

Isso vai acontecer porque você levará um tempo maior para processar a venda, repassar para os setores responsáveis, confirmar o pagamento, emitir nota fiscal e enviar para o cliente. Quanto menos integrações entre os setores, maior será o tempo para que o produto chegue ao seu destino final.

Por isso, antes de implementar a entrega expressa no e-commerce, tenha certeza de que o seu sistema operacional digital seja de última geração, com atualizações em tempo real. Verifique se o seu sistema de integração é eficiente e se os processos logísticos existentes apresentam falhas.

Homem verifica caixas de entrega expressa no e-commerce utilizando um aparelho digital.

Fique atento ao operacional físico

As operações de entrega expressa no e-commerce possuem algumas particularidades que você precisa ficar atento para implementá-las da forma correta. Esses aspectos específicos demandam toda uma estrutura física, que deve ser construída e pensada para a finalidade do serviço.

Observe algumas diferenças entre os sistemas logísticos envolvidos na entrega normal e na entrega expressa no e-commerce:

planilha descrevendo como é o entrega expressa no e-commerce.

Contrate um profissional de logística

Os operadores logísticos ou engenheiro de logísticas são essenciais para a implementação correta das entregas expressas e para manter a eficiência no processo.

É responsabilidade desse profissional planejar e concretizar medidas comprovadamente eficazes para melhorar o sistema de recebimento, processamento e saída de produtos para entrega, o que vai fazer a sua entrega expressa ser cada vez mais rápida.

Faça parcerias com diversas empresas de logística

Você pode ter várias opções de entregas no seu negócio, sem perder a qualidade no tempo de entrega. Busque parcerias com empresas de entregas por motocicletas, carros menores, caminhões e até mesmo o sistema dos correios, para garantir que o seu cliente esperará o menor tempo possível.

A dica que temos para você que quer implementar a entrega expressa no e-commerce é começar devagar, oferecendo o serviço para produtos que são novidade na loja virtual, por exemplo. Saiba mais sobre como lançar um novo produto no e-commerce!


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