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14/05/2021
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Uma caixa retangular em papel reciclado se abre em formato de “gaveta”. Há vários sachês que são facilmente retirados.

O e-commerce está dividido em dois grandes grupos: aqueles que têm pretensões mais simples e os que montam uma verdadeira corporação, com estratégias e dinâmicas internas altamente personalizáveis, como é o caso dos clientes aqui da OpenK.

Para todos, mas principalmente nesse segundo cenário, a embalagem para e-commerce exerce um papel que precisa ser valorizado.

Sim. Para essas operações mais robustas, nada mais coerente do que oferecer um serviço focado na experiência do cliente do início ao fim. E são justamente essas embalagens customizadas com os diferenciais da marca que influenciam na decisão de comprar online para 58% dos consumidores, aponta pesquisa da WestRock de 2020.

Não existe e-commerce sem embalagens e disso você já sabe. Mas o nosso convite é para que seus olhos se abram sobre a importância delas, encarando-as como um potencial promotor do seu produto. Capaz, inclusive, de atrair e conquistar ainda mais clientes.

A embalagem para e-commerce

Mãos desenhando projetos de uma caixa sob uma mesa. Há vários papéis marrons dobrados, sendo utilizados para fazer maquetes.

Nos apropriando de um entendimento comum, “a embalagem é o primeiro ponto de contato do seu produto com o cliente”. E essa missão de carregar o seu produto, mas também os valores da sua marca, não deve ser dada a uma simples caixa de papel-pardo impessoal, concorda?

Vale ressaltar que quando falamos da aversão às caixas simples, estamos nos referindo àquelas sem trabalho nenhum, vindas do fornecedor e pronto. Agora, se for para dar um aspecto natural ou reciclado, alinhado a um bom trabalho de design, são uma ótima proposta de embalagem para e-commerce – a Amazon e o Mercado Livre mesmo utilizam elas.

Entre os fatores que levam ao “efeito uau” quando o cliente recebe o produto, alguns pontos técnicos precisam ser observados. Materiais que resistem ao transporte sem danos, por exemplo, e outros mais empíricos, como as sensações que a sua marca busca atingir.

São esses dois pontos: o racional e o emocional que fazem a embalagem para e-commerce perfeita. Mas como sabemos, este conceito pode ser imenso. Hoje vamos te mostrar, na prática, o que deve ser feito, destacando ao longo do texto algumas opções que talvez você nem tenha pensado…

Regra nº 1 do manual da embalagem para e-commerce: vá além do mesmo

Pessoa com camisa preta fazendo gesto de estar segurando algo. Um cubo é formado em linhas de computação gráfica.

Muitas vezes estamos tão acostumados a fazer algo de uma forma só que nem pensamos em inovar. Mas em um ambiente tão ágil como o das vendas online, em que tendências, tecnologias e comportamentos dos clientes mudam a todo instante, esse comodismo simplesmente não é a melhor escolha.

Pra você ter uma ideia, na mesma pesquisa do início do texto também foi mostrado que, para 52% dos entrevistados, uma embalagem para e-commerce com forma e aparência exclusivas e que chama atenção exerce forte influência na decisão de compra.

Alguns exemplos de embalagens para e-commerce que cumprem esse papel podem ser:

  • Saquinhos em tecido e cases: uma boa embalagem dá um ar de exclusividade e não deixam os produtos “soltos” nas bolsas, guarda-roupas ou porta-luvas dos consumidores, principalmente para itens como joias, eletrônicos, cosméticos e acessórios;
  • Tubos em papel resistente: hoje existem opções em tubos resistentes com tampas em lata que podem ser opções para vários segmentos. E o melhor, podem ser utilizados depois, como porta-objetos;

2. Cuidado com o transporte

Um entregador de camisa azul tira uma caixa com o adesivo “frágil” da parte de trás de uma minivan.

Ser atraente é importante, mas não podemos esquecer do propósito de qualquer embalagem para e-commerce: proteger o produto durante todo o percurso da loja até o cliente. Ou seja, não importa o seu segmento, a embalagem é crucial para a segurança.

Quanto a isso, temos mais um problema com as tradicionais caixas de papelão. Para produtos mais frágeis, a falta de sustentação pode causar danos e, em alguns casos, até ocasionar a logística reversa.

E se você pensa que ter uma embalagem segura é sinônimo de um investimento ainda maior, podemos te provar o contrário. Veja os envelopes de segurança, por exemplo: uma ótima opção que já vem com plástico-bolha na parte interna, deixando o produto protegido.

Como os correios e transportadoras analisam o peso e dimensões da caixa ao calcular o frete, o envio desse tipo de embalagem também sai mais em conta, já que ocupa um espaço menor. Além disso, a maior parte dos fornecedores desse tipo de embalagem para e-commerce já conseguem personalizá-las, o que sai bem mais barato do que estampar uma caixa, por exemplo.

3. Falando em cuidado: lembre-se do meio ambiente

Caixa em papel reciclado com logo da empresa Nouri. Ao redor, ramos de uma planta verde compõem a imagem.

Um outro aspecto que precisa ser avaliado ao escolher a sua embalagem para e-commerce é o ambiental. Ainda de acordo com o relatório da WestStock, para 69% dos usuários as embalagens ambientalmente amigáveis também impactam na decisão de compra online.

Este comportamento se intensificou ainda mais com a pandemia, pois começamos a repensar a nossa relação com os outros e também com o ambiente. Um estudo feito pela Tetra Pak em 2021, por exemplo, perguntou quais as questões que devem ser priorizadas pelas marcas e, adivinhe? A “produção de embalagens sustentáveis” foi o item mais comentado pelos brasileiros.

Pra trazer esse contexto para sua operação, escolha uma embalagem para e-commerce que vá em uma das direções dos “3R’s da sustentabilidade”:

  • Reduzir: o boom das compras online impactou severamente no aumento da poluição ambiental. Com tantas vendas, papéis e plásticos utilizados nas embalagens foram cada vez mais descartados no ambiente. Recentemente, só a Amazon foi responsabilizada por 210 milhões de resíduos descartados no ambiente;
  • Reutilizar: aqui entramos em um aspecto importante: a reutilização. Pensar em uma solução de embalagem para e-commerce requer pensar também no que será feito depois da chegada do produto. Aqueles saquinhos ou tubos citados ali em cima são bons exemplos dessa reutilização: úteis para o transporte e para outras funções que o cliente quiser;
  • Reciclar: o tubo de papelão, por exemplo, pode ser confeccionado com esse tipo de material – que além de bonito, causa uma ótima impressão. Parte da sua responsabilidade também está em pensar em uma embalagem para e-commerce que possa ser reciclada, além de indicar pontos de coleta para este fim.

#DicaOpenK: gostou da dica? Então explore ainda mais o tema conhecendo o Green business: 5 maneiras do seu negócio colaborar para a preservação ambiental.

4. Personalize

Uma caixa retangular em papel reciclado se abre em formato de “gaveta”. Há vários sachês que são facilmente retirados.

Todas as orientações deste manual da embalagem para e-commerce são importantes e, de uma forma ou de outra, estão conectadas. Mas se fosse preciso escolher a principal, seria essa, afinal está diretamente ligada à experiência e ao valor vendido ao cliente.

Lembra quando dissemos no texto atendimento ao cliente e Customer Experience que “um consumidor satisfeito conta a sua experiência, em média, para 11 pessoas. Um insatisfeito conta para 15” e ainda te questionamos se você iria querer perder ou ganhar clientes?

O raciocínio é o mesmo quando falamos de embalagem para e-commerce, principalmente na era das mídias sociais que estamos vivendo. Uma pesquisa levantada pela Dotcom Distribution mostrou que 7 em cada 10 consumidores compartilham com seus seguidores embalagens premium de produtos que compraram online. Outros 35% afirmaram que já conheceram algum produto após ver alguém postando a embalagem dele.

Ou seja, uma embalagem para e-commerce que é condizente com os valores da empresa e transparece um cuidado na entrega, além de conquistar o seu cliente é também uma forma de publicidade grátis! Ótimo, não?

Além da customização, algumas opções interessantes de personalizar a sua embalagem são:

  • Modelos fáceis de abrir: quando as pessoas vão mostrar os seus produtos em vídeo, geralmente estão gravando com uma mão e abrindo a embalagem com a outra. Pense em modelos com tampa ou no estilo “gaveta”;
  • Toque de atenção: cartões dentro das embalagens para e-commerce mostram todo o cuidado que você dá ao pedido. Você pode utilizá-lo para contar um pouco da história da sua marca, dicas de utilização e agradecer pela compra;
  • Se enquadre ao “novo normal”: ainda no material da WestRock, foi identificado que para 77% dos consumidores “embalagens que mantêm a mim e a minha família a salvo influenciam na decisão de compra”. Como todos abrem seus pedidos na euforia, o que acha de, dentro da embalagem, enviar álcool (um sachê plástico bem embalado, por exemplo) e um lenço para higienização?

5. Saiba quais fornecedores você pode contar

Duas mãos se apertando. Ambas pessoas utilizam camisa social, uma azul e outra branca. Ao fundo, há um escritório desfocado.

Quando se tem um e-commerce altamente escalável, com vários pedidos/dia, é totalmente improdutivo deixar pedidos parados por falta de embalagem para e-commerce. Isso nem poderia acontecer.

O que mais observamos é que, diferente do estoque de produtos, poucas empresas têm um saldo considerável de embalagem – geralmente vão fazendo pedidos de acordo com a demanda.

Mas este não é um período qualquer – estamos com alta demanda e baixa produção de embalagens por conta da pandemia, o que acarretou na maior falta de matéria-prima em 19 anos no final do ano passado. Hoje a situação é um pouco melhor, mas ainda preocupante.

Por isso é fundamental ter mais de um fornecedor de embalagem para e-commerce, principalmente no caso daquelas personalizadas, em que o tempo de produção é maior. E, se os bons fornecedores estão com problemas, imaginam aqueles que já não tinham muita responsabilidade? Agora, mais do que nunca, contar com parceiros de confiança é essencial.

Alguns fornecedores de embalagens para você considerar

Se ainda assim você estiver muito confuso, aqui separamos algumas indicações de embalagens para e-commerce que trabalham com os exemplos compartilhados ao longo do texto:

 

  • Saquinhos em tecido: MCE Embalagens;
  • Tubos em papel resistente – feito em papel reciclado: Inove Embalagem;
  • Envelopes de segurança personalizados: 2HN embalagens
  • Embalagens ecológicas – papel que pode ser plantado, dando origem à flores, hortaliças e temperos: Papel Semente.

Se inspire com essas embalagens para e-commerce

Um avião de papel branco em céu azul. À medida que avança deixa o rastro no céu.

Seguindo esses cinco passos, temos certeza de que as suas embalagens vão impactar positivamente todos os seus clientes e fazer muito sucesso nas mídias sociais. É assim que várias marcas estão fazendo.

Quer conhecer algumas delas? Listamos para você:

  • Sallve: a experiência de abrir uma encomenda da Sallve é fantástica: os produtos vêm em uma caixa que abre facilmente (como já falamos aqui), com dizeres que motivam seus usuários e todos os produtos têm uma embalagem específica que, abrindo se transforma em manual de utilização.
  • Westwing: outro ótimo exemplo é a Westwing – marketplace de itens para a casa. Quando você compra algo deles, é enviado junto com o pedido uma carta com a foto da pessoa que preparou o seu pedido, contando toda a história dele até chegar na sua casa. Nós achamos essa ideia sensacional!
  • Tiffany: tem como falar de embalagens para e-commerce e não citar o icônico azul turquesa da joalheira super selecionada Tiffany? Aqui estamos falando do mercado de luxo, onde até a caixa do produto é um objeto de desejo. Se o seu público é este, procure também trabalhar uma cor específica na sua identidade para realçar a identificação;
  • ChicoRei: saindo de uma loja bem requintada para uma mais descontraída, temos a marca de camisetas ChicoRei que levou a personalização a um outro estágio – e o melhor, monetizando com isso. Eles já possuem uma embalagem para e-commerce bem descolada, mas também é possível comprar outras exclusivas e temáticas para presentear.

Viu quantos pontos importantes estão em jogo na simples decisão de qual embalagem para e-commerce utilizar? Nem dá para acreditar que existem lojas que ainda enviam só o tradicional papelão pardo, sem nenhum diferencial.

Mas ainda que nossas críticas à essas embalagens mais tradicionais tenham sido feitas, é preciso reconhecer: elas podem sim ser uma opção. Principalmente para e-commerces sem grandes pretensões, em que o maior diferencial é o preço ou justamente a impessoalidade – muito mais que o fortalecimento da marca em si.

Agora, se o caminho escolhido para o seu negócio é em outra direção, um caminho para ser uma marca conhecida e admirada por todo o mundo e atendendo centenas de milhares de pedidos por dia, ótimo, o primeiro passo já foi dado. Agora é o momento de colocar nossas cinco dicas em prática.

As embalagens para e-commerce podem melhorar bastante a relação dos clientes com a sua marca e isso com certeza vai aumentar muito as vendas. Se esse for o seu desejo, saiba que ainda dá pra melhorar todo o seu processo.

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