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06/09/2018
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E-mail marketing no e-commerce: envelope branco na palma da mão.

Trabalhar o e-mail marketing no e-commerce é uma das formas mais empregadas hoje em dia para impulsionar as vendas e fazer um bom trabalho de marketing de relacionamento. Surgindo como uma evolução do marketing por mala direta, que era bem comum nas décadas passadas, o e-mail é uma ferramenta poderosíssima, mas só para quem a emprega bem.

Usar o e-mail marketing no e-commerce já não é mais um diferencial. Na verdade, esse serviço já é básico, sendo que se você não o aplica para impulsionar suas vendas e seu relacionamento com o cliente, precisa começar agora mesmo.

Mas como? Como fazer um bom e-mail marketing e como dispará-lo? É isso que você descobre neste artigo. Vamos com a gente?

Pra que serve o e-mail marketing no e-commerce?

O e-mail marketing no e-commerce pode ter várias finalidades dependendo do contexto, mas a sua função principal é só uma: a comunicação com o seu público. Eles podem ser clientes em potencial ou já convertidos, tudo vai depender de quem você está procurando atingir.

Sendo uma ferramenta de comunicação com o público, as possibilidades são muitas. O que normalmente é feito, porém, é a busca pela captação de novas vendas e o incentivo da recompra.

Esse último é justamente o marketing de relacionamento. Enviando e-mails periódicos com atualizações sobre o site, novas coleções e produtos relacionados, você tem mais chances de fazer o cliente que já comprou realizar uma nova compra.

E-mail marketing no e-commerce: envelope de papel branco em parede azul

Para captar novas vendas, a linguagem dos e-mails é bem diferente. Aqui se oferecem ofertas e condições imperdíveis, como o frete grátis, descontos por todo o site, etc.

Então é essa a finalidade do e-mail marketing no e-commerce: captar e converter. A linguagem, porém, merece um tópico só dela, já que é o principal fator de sucesso de uma campanha de e-mails.

Como elaborar um bom e-mail marketing?

A forma de abordagem no e-mail marketing faz toda a diferença nos seus resultados. Cada segmento tem uma abordagem diretamente relacionada com o público alvo, e a escolha de palavras e expressões deve refletir esse ideal primariamente.

A estrutura de um e-mail marketing também está relacionada com o seu objetivo, mas ela normalmente se apresenta como blocos de texto, imagens e botões. Se você usa mais imagens do que texto, porém, corre o risco de cair na caixa de promoções ou até mesmo no spam do sistema de e-mail.

E-mail marketing no e-commerce: homem olhando no tablet e tomando café

O ideal é, se usar imagens, trabalhá-las dentro do e-mail como um código HTML. Assim, o navegador entende que você não está enviando imagens genéricas ou publicidade, mas sim conteúdo relevante e personalizado para cada pessoa.

Os botões são a atração principal ao elaborar um e-mail marketing no e-commerce. Comumente tidos como calls to action, ou chamadas para a ação, são eles que guiam o leitor a realizar algo. Os botões no seu e-mail, então, precisam estar bem visíveis e em posição de destaque.

Nossa dica é usar mais texto do que imagem. Assim, o provedor de e-mails entende que você está só enviando uma mensagem, e você tem mais chances de parar na caixa de entrada do destinatário ao invés da caixa promoções. Se você consegue o tão sonhado lugar na caixa principal, sua taxa de abertura dos e-mails e de cliques na oferta aumentam muito!

Como disparar o e-mail marketing?

O e-mail marketing no e-commerce passa por três etapas: definição de objetivo, redação do conteúdo e, por fim, o seu disparo. É simplesmente inviável dispará-lo um a um ou pela própria plataforma do e-mail, portanto o que recomendamos – e o que é usual hoje em dia – é o uso de sistemas de automação. Veja alguns:

  • RD Station: além de disparar os e-mails, também cria fluxos de nutrição de leads, posta em redes sociais e oferece inúmeras opções de marketing digital. É a plataforma que mais cresce hoje em dia.
  • Mail Chimp: Também uma ótima opção, o Mail Chimp te permite disparar e mensurar os resultados do seu e-mail.
  • Lead Lovers: Oferece mais do que só o disparo de e-mails, como a criação de landing pages e o acompanhamento de métricas. Também bem próximo ao RD Station.

E-mail marketing no e-commerce: funcionários analisando lista em computador

Ao mesmo tempo, a desenvolvedora certa consegue integrar o seu CRM com o disparo de e-mails, utilizando a mesma API e até a mesma interface, dependendo da situação. O que você vai precisar, na verdade, são três pontos fundamentais:

  • Disparar os e-mails para toda a sua base;
  • Saber quantas pessoas abriram seu e-mail e clicaram no link;
  • Saber quantos e-mails não foram entregues por informações erradas.

De posse dessas informações, você já consegue estruturar qualquer tipo de campanha. Se torna possível avaliar conteúdos e fazer alterações com as estatísticas de recebimento, assim como fica muito mais fácil chegar na caixa de entrada dos seus clientes se o disparo foi feito por uma boa ferramenta.

O e-mail marketing no e-commerce é fundamental para trazer mais vendas para o seu negócio, tanto novas quanto recorrentes. A linguagem, o objetivo da campanha e o seu disparo, informações tão básicas, são as que devem sempre guiar os seus esforços.

Gostou do artigo? Mas espera que temos muito mais sobre marketing no blog da OpenK. Vamos falar sobre as redes sociais?


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