fbpx

Blog Openk

Provedora de soluções de vendas e gestão

  1. Home
  2. • blog

23/03/2022
Comentários

Plano de fundo da loja de brinquedos online com vetores interativos e coloridos.

O mercado de brinquedos continua crescendo, sendo o Brasil um dos maiores do mundo. Ao longo de 2021, o crescimento do setor foi de 6%, em plena pandemia. Mas algo não é novidade pra ninguém: o que impulsionou esse crescimento foram os inúmeros e-commerces de brinquedos.

Para quem já está no segmento ou está buscando ingressar, esse é um ótimo momento. Mas já que estamos falando de coisas que não são novidade: é praticamente impossível começar hoje só com uma loja física.

Com o consumidor mais conectado e presente nas redes sociais, vender brinquedos em e-commerce está deixando de ser um diferencial, mas uma necessidade para se manter ativo no mercado. Só com loja física vende? Claro – mas menos que todo mundo.

Vendas onlines são, de forma geral, semelhantes, independente do tipo de produto. Por outro lado, o setor de brinquedos possui algumas singularidades que quem as conhece, se destaca, separando e-commerces de referência dos medianos.

Neste material, vamos apresentar alguns exemplos e dicas preciosas para constituir um e-commerce de brinquedos, para você começar com sucesso em suas vendas. Vamos lá?

SEO: disputa acirrada por posicionamento

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são responsáveis pelo ranqueamento das páginas nos motores de busca da Internet. Com base nisso, é preciso estar atento para conseguir seu lugar no Google com e-commerce de brinquedo. Mas como?

Existem basicamente dois tipos de SEO: on e off page. Falamos melhor sobre isso logo abaixo:

SEO on page para e-commerce de brinquedos

O SEO on page refere-se às medidas que podem ser tomadas direta e internamente dentro do site e-commerce.

Aqui explora-se sobretudo as palavras-chave (falaremos mais sobre isso adiante) e a otimização da navegação e usabilidade para melhorar a experiência do usuário, que consequentemente, torna seu e-commerce mais procurado.

Vamos ver um exemplo no principal motor de busca, o Google. Se o seu potencial cliente realizar uma busca rápida simples, como ‘comprar brinquedo’, ele se deparará com um resultado de primeira página semelhante à isso:

Perceba que existe, logo de cara, uma mistura acirrada entre e-commerces e marketplaces. Isto porque, além das lojas virtuais próprias de vendas de produtos, muitas oferecem também brinquedos dentro de e-commerces, que já apresentam uma alta qualidade e relevância nos mecanismos de busca.

Agora, se seu cliente optar por buscar por algo mais específico, como brinquedos para uma determinada idade ou um tipo de brinquedo, o cerco fica ainda mais fechado. Veja o exemplo ao pesquisar sobre bonecas reborn:

Aqui já é possível notar a dominância dos marketplaces na venda deste produtos. Mesmo na segunda página do Google, os marketplaces estão em maioria em relação aos e-commerces.

Por isso, ao montar seu e-commerce de brinquedos, é preciso dar muita atenção ao SEO, pois está competindo diretamente com outros e-commerces mas também com os grandes marketplaces.

Contudo, é muito importante pensar nos títulos dos seus produtos (title tag), meta description (aquele texto que vai logo abaixo do link no Google) e outros pontos relevantes para melhorar e tornar seu e-commerce mais atrativo para o seu cliente.

SEO off page para e-commerce de brinquedos

Já o SEO off page, é a parte de SEO fora do seu e-commerce de brinquedos que impacta como o motor de busca entende a relevância do seu site para o segmento,

Mas como assim? Imagine que algum outro site — por exemplo, de reviews de brinquedos, um blog sobre jogos infantis — faça menção ao seu e-commerce, por meio de um hiperlink. Isso é visto como relevante para as ferramentas de busca.

Imagine que você produza conteúdo no YouTube e Tik Tok e faça links pro seu site. Isso sinaliza que você é relevante para a área. Imagine que outros textos do seu blog tenham milhares de visualizações. Isso também influencia.

Com isso, você aumenta sua credibilidade, popularidade e relevância nos mecanismos de busca, tornando seu e-commerce de brinquedo ainda mais notável na internet.

As práticas de SEO são fundamentais para promover o tráfego orgânico em seu e-commerce de brinquedos e torná-lo cada vez mais procurado pelos potenciais clientes e compradores.

Palavras-chave e descrições para e-commerce de brinquedos

A pesquisa de palavras-chave e descrições são dois passos cruciais na construção de uma estratégia de SEO para e-commerce. Ao fazer uma análise completa de palavras-chave, você pode determinar quais frases segmentar, como construir boas descrições de produtos e entender em qual posição cada página do seu e-commerce está.

O uso de palavras-chave como parte de sua estratégia geral de marketing digital pode melhorar seus rankings nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa e, por fim, aumentar o tráfego para seu site de comércio eletrônico.

Esse exemplo acima apresenta a palavra-chave em foco “carrinho de controle remoto”. Certamente, se você jogar nos mecanismos de busca, encontrará diversos produtos semelhantes a este. Assim como as palavras-chaves presentes nas descrições de cada produto são fundamentais para um bom rankeamento.

Mãos-a-obra: como montar um e-commerce de brinquedos

São diversas as etapas para montar um e-commerce de brinquedos: esboço do site, design, meios de pagamento, de transporte, arquitetura da informação, categorização e entre outros.

Um passo inicial muito bacana de se fazer é o Wireframe. De forma simplificada, é um esboço do que será o seu e-commerce. Ele é simples, pode ser feito inclusive com papel e caneta, mas apresenta dicas, orientações e insights importantes para os próximos passos.

A Arquitetura da Informação, por exemplo, diz muito respeito ao SEO, por estar ligado diretamente à usabilidade do seu site. A disposição dos itens no site, a forma como a informação está exposta e descrita é importantíssimo para os mecanismos de busca reconhecerem a relevância do seu e-commerce de brinquedos.

Sacolas de compras ao fundo, com notebook aberto e carrinho de compras na frente. Conceito de compras on-line.

Ao mesmo passo, ao navegarem pelo seu e-commerce de brinquedos, seus clientes não podem ficar confusos. Categorizar os brinquedos é uma forma muito útil e uma boa prática de SEO que favorece seu e-commerce. Por exemplo: categorize os brinquedos por idade, por brinquedos educativos, brinquedos eletrônicos, de forma que seu cliente encontre rapidamente o que procura.

Uma boa dica aqui é visitar outros sites e tirar boas referências que possam ser úteis para o seu e-commerce.

Parceiros estratégicos

Certamente você precisa vender bons produtos e, se possível, diversificar os nichos de públicos consumidores para atingir um número maior de clientes.

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ) é a entidade de classe de representação oficial da indústria e do setor de brinquedos. Atualmente com mais de 70 associados que oferecem brinquedos e jogos para os mais variados públicos.

Diversas empresas são fabricantes e/ou importadoras de brinquedos aqui no Brasil, e é possível contactá-las diretamente para realizar a revenda, formando boas parcerias com fornecedores estratégicos no mercado.

Alguns exemplos de empresas são a Grow, Pais & Filhos, Bandeirante, Samba Toys e muitos outros, que fornecem brinquedos e jogos para todas as idades e estágios de desenvolvimento.

Além disso, promove-se anualmente a maior feira de brinquedos da América Latina aqui no Brasil, a ABRIN, sendo a única plataforma comercial capaz de reunir todo o ecossistema do setor, durante 4 dias, abrindo a temporada de negócios do ano. Neste evento, mais de 140 expositores apresentam suas novidades e clássicos do mundo dos brinquedos.

Conclusão

O mercado de brinquedos certamente é uma oportunidade aqui no Brasil, porém, é preciso se atualizar com a venda de brinquedos online, que assim como outros produtos, está crescendo cada vez mais.

Fazer uso de práticas de SEO, como palavras-chave, Arquitetura da Informação, hiperlinks, meta-description e usabilidade do usuário são fundamentais para se destacar no mercado online de brinquedos.

Além disso, contar com bons parceiros e fornecedores é essencial para poder ofertar produtos de qualidade que são úteis para o seu público consumidor.

Agora que você já está por dentro desse assunto, te convidamos a conferir nosso blog, lá você encontrará mais artigos como este, tudo para agregar ainda mais seus conhecimentos.


Comentários

Deixa seu Comentário