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14/09/2021
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dia do cliente: cliente realizando compra pelo computador

O Dia do Cliente já está batendo à porta. E se você chegou até este texto, é porque está interessado em aproveitar os benefícios da data. Só por isso, saiba que já está à frente de muitos e-commerces que nem estão pensando em fazer nada no próximo dia 15.

Este é um grande erro em qualquer negócio! Não só pela oportunidade de venda, que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Só pra você ter uma ideia, no ano passado foram gerados R$ 5,3 milhões no Dia do Cliente junto à Semana do Brasil.

Vender é ótimo, mas a data traz ainda uma vantagem incalculável para o seu e-commerce, sabia? E já vamos te explicar o que.

O Dia do Cliente está no calendário de datas comemorativas desde 2003 e é motivado, principalmente, como uma forma de celebrar seus consumidores fiéis, que sempre compram na sua loja. Inclusive, esse tom de comemoração é o tom que vai aumentar o reconhecimento de marca do seu negócio.

1. Preparo é essencial para uma campanha satisfatória

Mãos segurando sacolas de compras em diferentes cores em fundo laranja com o texto:”se prepare para o dia do cliente”.

Normalmente, costumamos orientar nossos clientes a ter um preparo de, no mínimo, 15 dias de antecedência. Esse é o tempo mínimo para poder organizar com todos os seus stakeholders e na sua própria operação também. A fim de ter todo o necessário para efetivar vendas tranquilas durante a data.

#DicaOpenK: Normalmente a Semana do Brasil termina no Dia do Cliente, mas, neste ano teremos um intervalo de 3 dias entre uma data e outra. Ainda assim, como as duas ocasiões são focadas em criar oportunidades de venda, você pode aproveitar o planejamento. Para isso, leia o nosso texto Especial Semana do Brasil: como preparar o seu negócio?

Como sabemos que você está lendo este texto sem todo esse tempo, vamos te falar o que já deve estar pronto – ou, se ainda não tiver, providenciar o quanto antes:

  • Produtos em estoque: A quantidade que você tem disponível hoje é suficiente para atender a demanda extra do dia do Cliente? Se não, contate fornecedores que conseguem te entregar em tempo;
  • Embalagens: Muita gente olha só para os itens a serem vendidos, mas deixam de pensar nas embalagens que esses produtos serão enviados – o que é um erro, já que sem elas, também, não terá como despachar os pedidos;

#DicaOpenK: Já falamos aqui que o Dia do Cliente é uma oportunidade de estreitar os laços com seus compradores. O que acha de oferecer uma experiência única com embalagens diferenciadas? Te mostramos várias versões no Manual da embalagem para o e-commerce.

Agora o que precisa ser definido a partir de já, pensando exclusivamente nas ações de marketing, é:

  • Calendário editorial: Como estamos em plena campanha de Semana do Brasil e o Dia do Cliente não envolve troca de presentes (como preparar o e-commerce para o dia das mães ou dia dos namorados, por exemplo) a campanha pode ser lançada na própria semana do evento. Mas os anúncios e postagens devem ser planejados com antecedência. Por isso, comece agora mesmo!

💡 Pensando no conteúdo desse calendário editorial, a nossa dica é que você pense em formas de enaltecer o seu cliente. Depoimentos e registros (prints) de pessoas que já compraram de você e gostaram do produto e/ou atendimento, brindes e etc. Até mesmo divulgar o que eles estão ganhando em troca, como descontos incríveis, frete grátis, cupons…  

  • Escolha de mídias: Junto ao calendário, é preciso determinar onde essas postagens serão inseridas. O uso das mídias sociais é fundamental, mas pensando que a data é voltada para estreitar os laços com o consumidor, pedimos que olhe com atenção para os “canais diretos” com o cliente – como WhatsApp, SMS e e-mail marketing. 

#DicaOpenK: Ainda não tem muita habilidade com o uso do e-mail marketing? Leia o nosso texto “e-mail marketing no e-commerce e o aumento das vendas” e fique por dentro.

  • Acompanhe os resultados: Se você acha que quando chegar no dia do evento todo o seu trabalho será apenas receber e despachar pedidos, se enganou. O ideal é que tenha um trabalho de acompanhamento das vendas. Se não estiverem como esperado, aproveite os últimos instantes para criar “promoções relâmpago” com condições ainda mais atrativas. Isso vai dar o gás esperado. 

2. O site todo com desconto!

Foto de mãos segurando um tablet. Na tela há um banner que ocupa toda a tela com o texto “todo o site com 30% de desconto''.

Como já foi falado aqui, a sua campanha de Dia do Cliente tem o intuito de transmitir algumas emoções que se comunicam diretamente com essas pessoas que compram na sua loja. O foco não é valorizar os pais ou as crianças, mas todo o seu público.

Pensando nesse raciocínio, mesmo que tenha um e-commerce totalmente nichado, como roupas de gala ou brinquedos em madeira, ainda existem clientes que compram produtos específicos como vestidos com lantejoulas ou blocos de montar. Então pode ser bem complicado ter ofertas que satisfaçam todo mundo.

Além disso, oferecer grandes promoções e liquidações em larga escala, envolvendo todo o site, trazem essa pitada de grandiosidade à sua campanha. Se você aumenta as porcentagens, chegando aos 20% e 30%, os clientes enxergam mais vantagens e entendem que o seu site quer realmente agradá-los.

A ideia a ser transmitida aqui é que, para seu consumidor comemorar o Dia do Cliente, ele deve sempre sair no lucro. É claro que o seu e-commerce também vai faturar alto pensando no volume de pedidos, mas a mensagem é de comprometimento: gostamos tanto dos nossos clientes que fazemos tudo o que podemos e até mais para agradá-lo.

3. Se possível, tenha também produtos com mais desconto

Foto de arara de roupas em loja com etiquetas de “50%”. Uma mão está segurando uma delas.

A grande temática do marketing do Dia do Cliente é o empoderamento do consumidor. Ele deve se sentir valorizado, quase “paparicado” pela empresa, para que as vendas realmente aconteçam.

Para isso, uma ótima maneira de trabalhar essa valorização com o cliente é deixando que ele próprio decida qual produto ele quer ter desconto. Faça agora mesmo enquetes nas suas mídias sociais e estimule a opinião do seu público.

Além de aumentar o seu engajamento com eles, melhorar o seu relacionamento e ter mais oportunidades de fidelização, você entende da forma mais eficaz quais são os produtos que realmente valem a pena ter desconto.

DicaOpenK: Mas atenção! Não tem como colocar condições incríveis em alguns produtos sem antes fazer um cálculo de quanto você, realmente, pode dar de desconto. O ideal é que, antes mesmo de fazer essas enquetes, leia o nosso texto de “como fazer promoções no Natal sem ficar no prejuízo?”. Por mais que ele tenha sido escrito para outra data comemorativa, o cálculo e raciocínio é o mesmo.

Uma outra dica que nós te damos é o exemplo da campanha de desconto progressivo da John John – marca de roupas que atende principalmente o público mais jovem. Eles segmentam uma seção só com peças com 40% de desconto – provavelmente itens parados de coleções passadas. Na compra de dois itens, automaticamente o percentual sobe para 50% e com 3 ou mais, para 60%.

Viu como essa é uma ótima alternativa para dar um poder de escolha maior aos seus clientes, fazê-los se sentirem considerados e ainda aumentar o ticket médio das compras? Nós, sem dúvidas, recomendamos esse tipo de ação para a sua campanha de Dia do Cliente.

Captura de tela de catálogo de produtos no site da John John. Todas estão com preço cortado e selo de “40%OFF”.

4. Frete grátis no Dia do Cliente é sempre uma boa pedida

Foto de mão segurando caixa de papelão. Nela há o desenho de um caminhão com o texto: “free delivery” e “24 horas”.

Outro ponto que faz o cliente se sentir realmente importante no Dia do Cliente é oferecer frete grátis.

A possibilidade da entrega grátis por si só é sempre muito atrativa. Para se ter uma ideia, o custo do frete é o principal motivo do abandono de carrinhos no Brasil (55% deles). Da mesma forma, este pode ser um trunfo a mais em relação aos seus concorrentes, se conseguir oferecer um frete grátis no seu e-commerce.

Existem duas alternativas para oferecer o frete grátis: ou você fecha parcerias com transportadoras parceiras ou arca com os custos de entrega pelos Correios ou terceiros. Esses custos são, na verdade, investimentos. Mas, se você for seguir por esse caminho, será necessário inserir mais esse custo no cálculo. Só assim será possível saber se realmente vale a pena ou não.

#DicaOpenK: Uma terceira alternativa é criar regras para oferecer frete grátis, como valor mínimo de compra ou regiões específicas. Entenda melhor essa e outras formas com o texto: “Frete: não deixe que os seus clientes desistam das suas compras!

É preciso começar logo! E nós podemos te ajudar

 Foto de mão suspendendo mangas de casaco no outro braço para olhar em smartwatch.

Nós entendemos que, de início, por mais que bem simples, essas quatro dicas podem parecer muito para colocar em prática, levando em conta o tempo que você tem disponível para executá-las. Mas, como não somos de deixar ninguém sem um norte para começar, temos mais duas dicas que podem te ajudar.

A primeira delas é que você pode simplificar bastante a sua campanha de Dia do Cliente ou qualquer outra futura. Nossos clientes, além de um site de vendas totalmente personalizado, têm ainda outras facilidades para essas ocasiões…

Com a gente, em pouco tempo você pode ter seções de categorias especiais para produtos na promoção, mecanismos de desconto e precificação. E ainda disponibilizamos integrações com as ferramentas de parcerias e facilitadoras logísticas para encontrar o menor valor de frete possível.

Se quiser conhecer melhor nossa plataforma, é só clicar neste link:

Banner de divulgação da empresa OpenK. Ao fundo pessoas felizes em mesa de reunião e texto: conheça nossos serviços.

A segunda dica é que você não precisa, necessariamente, colocar em prática todas as quatro dicas que te mostramos. É importante escolher aquelas onde vislumbra um maior retorno ou facilidade de implementação.

Agora, um ponto que não pode de forma alguma deixar de fora das suas ações de marketing, é o uso das mídias sociais. Mas ainda com elas, você não precisa estar ou escolher todas para publicar e anunciar no Dia do Cliente.

Na verdade, para tomar esta decisão, o ideal é que você entenda o perfil que atende e quais as ferramentas que disponibilizam para facilitar o seu trabalho. Te ajudamos nessa tarefa com o texto de “como as mídias sociais influenciam um e-commerce.

Ficamos te aguardando lá!

 


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