fbpx

Blog Openk

Provedora de soluções de vendas e gestão

  1. Home
  2. • blog

21/10/2021
Comentários

Homem sorrindo. Ao fundo outras pessoas e ao lado texto em círculo: “você conhece o serviço de consultoria OpenK?

Pense em um atleta de alta performance: se ele se dedicar, treinar muito, no final nada vai impedir que chegue às olimpíadas e até que ganhe uma medalha. Mas se ele tiver um treinador à disposição para ressaltar seus pontos positivos e trabalhar aqueles que precisam melhorar, as chances de vitória serão bem maiores.

Com a consultoria OpenK é bem assim que funciona: nós vamos analisar toda a sua operação e ouvir de você quais são os seus planos para o futuro. Depois propomos e acompanhamos toda a aplicação que melhor funcione para o seu contexto.

E aí, onde você quer chegar? Até o fim desse texto com certeza você vai ter uma ideia bem clara de como podemos te ajudar.

Antes de tudo: o que é uma consultoria e porque ela é importante?

Casal de executivos conversando. A mulher aponta para tela de notebook e o homem gesticula enquanto olha pra ela.

Antes de entrar de fato na consultoria OpenK, é importante deixarmos bem claro o que é esse serviço. Muita gente peca em dois extremos quando o assunto é abordado: ou pensam que o consultor vai querer mudar toda a operação (o que envolve um desgaste e investimento imenso) ou então acham que ele será o responsável por fazer a empresa crescer milhões já no primeiro mês.

Nem um e nem o outro. Na verdade, o trabalho de um consultor é muito mais voltado para te mostrar alguns caminhos. Você apresenta onde quer chegar e ele te entrega os meios para alcançar – bem como as ferramentas necessárias (time, marketing, estrutura…).

Mas veja bem: o consultor vai te ensinar a pescar, não te entregar o peixe. Se não for assim, você ficaria dependente dele, e sabemos que o propósito é dar o start para que o seu negócio cresça sozinho.

O que o seu e-commerce ganha com uma consultoria?

Já deu para ter uma boa base de quais são os benefícios de um profissional dedicado, certo? Mas como o papel da consultoria OpenK é mostrar todas as oportunidades, conheça as vantagens de se ter esse serviço:

  • Conhecimento aplicado: Claro que você é quem melhor sabe sobre o seu negócio, mas é impossível conhecer todas as estratégias de vendas online. Por exemplo, já pensou em utilizar o SEO para otimizar seus resultados no Google? Sabe como vender com frete grátis? Um consultor vai entender de tudo isso e como fazer um projeto de aplicação, mensurando os resultados possíveis;
  • Otimização de investimentos: É bem comum relacionar a consultoria com um gasto, quando na verdade ela encontra meios de alcançar o máximo de retorno com o mínimo de investimento. Pode ser que hoje você invista R$ X em anúncios com mídias sociais, mas sem uma estratégia bem pensada esse dinheiro irá pelo ralo.

#DicaOpenK: O seu negócio se encontra nessa realidade de ainda não ter certeza de quem é e onde estão, de fato, os seus clientes? Leia esse texto: “público-alvo e a persona: descubra a diferença e os impactos nas estratégias do seu e-commerce.

  • Sair da zona de conforto: Muitas vezes o cliente chega reclamando que está vendendo bem, mas o lucro não está na mesma proporção. Na hora da avaliação, encontra-se a razão: o fornecedor de anos (e grande amigo do gestor) é quem está com um preço bem acima da média.

Como a OpenK pode te ajudar

Homem sentado com mão estendida, como se estivesse cumprimentando alguém. Na parte traseira do notebook há o logotipo OpenK.

Até aqui você viu, de modo geral, como funciona o serviço de consultoria. Geralmente ele é associado a alguma pessoa ou empresa contratada para um projeto específico – um novo produto, plataforma, método de gerenciamento de equipe, lidar com alguma crise e afins.

Neste ponto é que a consultoria OpenK se difere dos outros: para nós todos os pontos em um e-commerce são importantes. Vamos te acompanhar por toda a jornada junto com a gente.

E como conseguimos isso? Simples. Porque nós temos em nosso hall de serviços tudo o que você precisa hoje ou que pode aplicar no futuro. Vamos te dar alguns exemplos:

  • Criação de sites: Ter um site de vendas envolve pontos tão técnicos quanto à programação que vai torná-lo responsivo e ao mesmo tempo tão subjetivos, quanto o design propriamente dito, que precisa ter a sua cara e a dos seus clientes. A consultoria OpenK vai funcionar de modo que vamos desenhar à quatro mãos o site dos seu sonhos – associando o seu ponto de vista à nossa expertise;

#DicaOpenK: Mais que um site que simplesmente abra em qualquer dispositivo, o design responsivo diz respeito ao poder de personalização deste site. Entenda melhor com o texto sobre “Design responsivo para e-commerce”.

  • Integração com marketplaces: Aqui na OpenK você pode contar com o Kanais, nosso hub de integração com todos os maiores players do país. Mas sabemos que vender em 10 ou 20 marketplaces pode ser um tanto trabalhoso – mesmo com a nossa plataforma, que unifica todos os pedidos. Para a gente seria até mais fácil te indicar todas elas, mas na consultoria OpenK vamos enxergar pela sua ótica, ou seja, vamos te ajudar a escolher quais compensam mais para o seu negócio;
  • Estratégias de marketing: Está pensando em criar promoções? Investir em mídias sociais para o e-commerce ou quem sabe até em criar um evento? Com a consultoria OpenK nós podemos te ajudar a mapear os custos envolvidos nesta ação e criar uma estimativa de retorno, te orientando sobre as melhores alternativas;
  • Atendimento ao cliente: Quando se abre um e-commerce, é bem provável que você não esteja pensando em nada muito além de um chat, mídias sociais ou e-mail. Aqui na OpenK disponibilizamos também toda a estrutura para o televendas. Então, quando achar que é a hora, nós podemos conversar sobre a aplicação.

#DicaOpenK: Para o caso de e-commerces que atendem outras empresas, o serviço pode ir ainda além, com o força de vendas online – nosso sistema para representantes comerciais. Para conhecer essa e outras funções deste módulo, leia: “empresas B2B e o salto para o atacado online”.

  • Soluções logísticas: Este é um dos principais pontos para se contar com a consultoria OpenK. A logística talvez seja a parte mais dinâmica da operação online, sempre precisando ser adaptada à medida que o negócio vai crescendo.

Veja bem:

  • De início, pode ser que você opte por ter um galpão de armazenagem para seus produtos. Neste caso, é necessário que possua integração com um sistema ERP, das transportadoras parceiras e da receita federal, para emissão de notas fiscais. Como esses passos podem ser um tanto burocráticos e confusos, com a consultoria Openk nós podemos lidar com isso juntos; 
  • Com tudo em ordem é natural que em algum tempo a sua demanda aumente drasticamente em várias regiões do país, e um simples estoque não consiga comportar tudo. Neste caso, pode ser que um centro de distribuição seja a melhor opção.

#DicaOpenK: O papel da consultoria OpenK é saber o exato momento de dar este e outros passos, assim como mostrar o jeito de fazer isso. Se você já está pensando em tomar esta decisão, descubra se “um centro de distribuição é uma boa estratégia para o meu e-commerce.

  • Além das alternativas que você já tem em mente, na consultoria OpenK nós podemos oferecer outras. Uma delas é que é possível vender produtos online no seu e-commerce sem ter um item se quer e nem ter que cuidar do envio, através do VEZ – vendas por estoque zero.

#DicaOpenK: Claro que, com uma consultoria Openk vamos te explicar tudo sobre o método e descobrir juntos se ele é uma opção para o seu negócio. Mas se ainda não tem nem uma ideia sobre as maravilhas do VEZ, aconselhamos que conheça o “Restock OpenK e entenda tudo sobre essa solução”.

A OpenK tem tudo para o seu negócio ir além

Uma mão tocando tela de notebook com o texto: “muito mais que uma plataforma online. Acesse nosso site agora”.

Queremos finalizar este texto dizendo que a consultoria OpenK não tem nada a ver com ter ou não domínio sobre o negócio. Claro que você é quem mais entende da sua empresa, mas devemos ser conscientes a ponto de entender que hoje é muito mais difícil se destacar no mercado:

Recentemente o Brasil já ultrapassou a marca de 1,59 milhão de e-commerces em atividade. Então é inevitável que uma ajuda de quem vive o mercado seja fundamental para lidar principalmente com os fatores externos, que muitas vezes estão fora do seu radar.

Mas também entendemos que é natural ter uma certa desconfiança em entregar a sua empresa a alguém, principalmente nessa era de inúmeros coaches aparecendo por todos os lados dizendo o que deve ou não ser feito.

A consultoria OpenK não é assim. Até porque, nós não somos um negócio que atua especificamente na assessoria – nós somos uma empresa de soluções online. Aqui você teve apenas uma provinha de tudo o que podemos fazer pelo seu negócio, mas nunca vamos te impor nada. Nem em relação aos nossos produtos e nem a respeito da assessoria.

Em nosso serviço, tudo é feito em conjunto. Você pode aceitar as nossas sugestões ou não. Não há nenhuma verdade absoluta ou único caminho a ser seguido aqui. Se o que te propomos não for o que você tem em mente, recalculamos a rota, escolhemos novas metas e apresentamos uma outra solução à altura das suas expectativas.

Na consultoria OpenK todo o nosso conhecimento de mais de 17 anos no mercado estão à sua disposição. Tudo para agregar valor ao seu negócio. Os números crescendo são só uma consequência.

Quer conhecer mais sobre o que podemos fazer por você e a sua empresa? Listamos tudo neste texto: “OpenK Tecnologia: conhecimento gerando valor”.


Comentários

Deixa seu Comentário