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01/09/2020
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Celular na página “Insights” do Instagram, com folhas de planta verde ao fundo.

Como vender no Instagram? Essa é uma pergunta que, infelizmente, não tem uma resposta simples ou uma fórmula mágica. Cada vendedor, cada marca que se lança no mundo das vendas pelas redes sociais, tem sua própria particularidade. Mas, existem alguns pontos em comum que geram dicas valiosíssimas.

Vender no Instagram vem se tornando cada vez mais interessante. Esse texto está sendo escrito no meio da pandemia do novo coronavírus, então hoje é ainda mais interessante vender online. Um estudo recente da Social Miner mostrou que quase 70% das pessoas vão fazer compras online e offline depois que a Covid-19 passar.

Isso mostra a importância de saber como vender no Instagram, você tendo um e-commerce ou não. É mais um canal para você aproveitar ao máximo ao consumo, que está cada vez mais digital.

Se você ainda tem dúvidas sobre como vender no Instagram, hoje vamos te mostrar 5 dicas essenciais para já começar bem. Vamos lá?

1 – Use todos os recursos da plataforma

O Instagram tem diversas formas de ampliar o alcance dos seus posts e facilitar a vida do cliente na hora da compra.

Pensando primeiro nos recursos para aumentar a visibilidade do negócio, você precisa ir além do feed na hora de anunciar. Um post no feed pode ser desdobrado para stories com facilidade, e já aumenta bastante a visibilidade dos seus produtos anunciados.

Lembre-se: muita gente vai ver seus stories mas não necessariamente vai ver o seu feed.

Outro jeito interessante de expandir seu contato com o público é fazendo vídeos para o IGTV. Faça making-ofs de ensaios fotográficos, vídeos de produtos em situação de uso, etc. O importante é criar conteúdo o tempo todo, não só esperar as vendas.

E para facilitar ainda mais a vida do seu cliente na hora de comprar, não deixe de cadastrar seu perfil na função Loja. Com esse cadastro, você consegue linkar produtos nas suas fotos e criar um “pré-carrinho” que organiza os pedidos para o cliente e o leva para o check-out do seu site. Isso facilita a compra tornando o caminho mais curto.

2 – Boas fotos sempre

O Instagram é uma rede social visual, então as fotos que você posta mostrando seus produtos precisam ser sempre ótimas.

Investir em uma boa câmera é essencial – elas garantem a resolução ideal para as fotos, 1080 X 1080 pixels. Nos stories, a resolução correta é 1920 X 1080 pixels.

Qualidade profissional para as suas fotos garantem uma tranquilidade maior dos seus clientes ao comprar. Eles reconhecem a sua marca como profissional, o que aumenta as chances da venda se concretizar, mesmo que você tenha começado a vender agora, por exemplo.

Smartphone sendo segurado por uma mão, conectado ao Instagram. Ao fundo, prédios.

Lojas de roupas investem em modelos não por acaso. Um bom trabalho de sessão de fotos garante um resultado excelente e, muitas vezes, você nem precisa gastar demais.

No exemplo acima, contratar um fotógrafo e amigos para modelar não é caro demais, e o trabalho pode ser feito em uma tarde.

No caso de produtos, existem caixas de fundo infinito que você pode fazer aí na sua casa mesmo ou comprar por R$ 100,00. Elas garantem ótima iluminação e, caso você queira inserir seus produtos em posts que você faz no photoshop, deixam o trabalho de recorte mais simples e profissional.

3 – Use todas as estratégias possíveis para divulgar seus produtos

Vender pelo Instagram tem um grande vilão: a falta de conhecimento. A rede é muito competitiva, milhões de pessoas estão vendendo produtos por lá, o mais difícil não é nem vender, é ganhar seguidores e se apresentar para o mundo.

Para começar a vender pelo Instagram, você vai precisar de mais do que só postar seus produtos e pronto. Vamos dividir aqui em níveis o que você precisa fazer, indo do básico ao mais avançado. Veja:

Básico:

  • Pesquisar hashtags adequadas para seus produtos e fotos;
  • Seguir pessoas para que elas sigam de volta;
  • Postar todo dia.

Intermediário:

Avançado:

  • Procure influenciadores para mostrar seus produtos e sua página;
  • Acompanhe métricas para entender quais foram os posts mais relevantes para o seu público.

4 – Para vender no Instagram, sempre informe o preço

Não existe mais aquela história de “preço no direct”. Você precisa sempre informar o preço dos seus produtos na legenda, na foto ou no recurso Loja, que marca o produto e o preço também.

Mostrar o preço dos produtos, hoje, é uma questão de usabilidade e praticidade. Seu cliente não quer te chamar nas mensagens diretas para negociar, ele não quer ter mais essa dificuldade ao comprar. O ideal é que ele converse com você para fechar a venda.

Então sempre informe os preços dos produtos, não deixe nada para o direct. Aliás, deixe só o atendimento pra lá. Mas sobre isso vamos falar mais aqui embaixo:

Cupom de 50% de desconto em cabide

5 – Sempre responda tudo

Vender no Instagram é vender em uma rede social. Nunca se esqueça disso – o social faz uma enorme diferença na maneira com que você interage com quem vem falar com você.

Alguém comentou em alguma foto? Responda o mais rápido possível. Alguém tem alguma dúvida nas mensagens diretas? Responda imediatamente.

Todos esses contatos são oportunidades de venda. Quanto mais você se envolve com seus possíveis clientes, mais vai vender no Instagram.
Essas são dicas rápidas para acelerar seu processo de vender no Instagram. E já que terminamos falando sobre atendimento, vamos continuar essa conversa no próximo texto, que fala só sobre isso? Te esperamos por lá!


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