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11/11/2020
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Pessoa segurando o celular em uma mão e o cartão de crédito em outra, fechando uma compra online.

Responda rápido: você usa o check-out transparente ou o padrão no seu e-commerce?

É fato que a pandemia e o distanciamento social fortaleceram as vendas pela internet. Por isso, agora, mais do que nunca, é preciso aprimorar o seu e-commerce. Pesquisas apontam que 60% dos brasileiros vão manter o hábito das compras online. E esse é o momento ideal para rever detalhes e melhorar a experiência do cliente.

No e-commerce, o check-out é o termo usado para designar o processo de finalização de compra. É quando o cliente está pronto para fazer o pagamento do pedido.
Se você ainda é novo no ramo do e-commerce e ainda não sabe diferenciar esses dois check-outs, calma que a gente te explica tudo. E mesmo que você já seja experiente, é sempre tempo de aprimorar os conhecimentos e analisar onde é possível melhorar – afinal, ninguém suporta o fantasma do carrinho abandonado.

Continue a leitura para entender de vez a diferença entre o check-out transparente e o padrão.

Mulher sentada em frente a notebook com celular na mão fazendo compras online. Ao lado, um carrinho de compras em miniatura.

Check-out padrão X Check-out transparente

Quem tem um negócio online possui um objetivo principal: vender. A intenção sempre vai ser atrair a maior quantidade possível de pessoas para acessar a loja virtual e fechar uma compra. Oo check-out influencia diretamente nesse processo, aumentando ou diminuindo sua taxa de conversão.

Antes de saber se você está errando ou acertando no seu e-commerce, vamos às diferenciações básicas.

O check-out padrão é bem comum para quem compra online. É quando o cliente navega pelo seu site, coloca os produtos no carrinho e, quando vai fechar a compra, é redirecionado para outra plataforma de pagamento, como o PagSeguro ou Paypal.

Ou seja, nesse caso, é uma migração forçada para outro site, o do intermediador do pagamento. É lá que o cliente preenche todos os dados e seleciona a melhor forma de pagar.

Muitos clientes abandonam o carrinho por desconfiança nesse intermediador ou medo de fraude – principalmente se for a primeira compra. Além disso, esse freio na experiência acaba impactando na compra por impulso, que precisa ser realizada logo.

Por outro lado, no check-out transparente, quando o cliente clica em “finalizar compra”, ele consegue fazer tudo dentro do próprio e-commerce, sem a necessidade de usar um site externo. A diferença é basicamente eliminar uma etapa e possibilitar que a compra e o pagamento sejam realizados em um só lugar.

Eu disse básico, mas isso pode fazer toda a diferença. Além de mais rápido e prático para o cliente, o sistema de check-out transparente aumenta a capacidade de retenção do seu e-commerce.

Pessoa segurando o celular em uma mão e o cartão de crédito em outra, fechando uma compra online.

Por que investir no check-out transparente?

Só quem tem um e-commerce sabe o quanto é difícil passar por todas as etapas do funil de vendas, desde o primeiro contato do cliente com a sua empresa até o momento da decisão de compra.

Nesse meio tempo, seu comprador visitou sua página várias vezes, viu anúncios e levou todo um processo até, de fato, escolher fechar a venda com você.

Sabemos que, cada vez mais, os clientes têm exigido um padrão mais alto. Isso porque, hoje, há uma infinidade de outras opções. Se ele está inseguro com algum aspecto da compra ele facilmente abandona o carrinho e procura outro lugar que pode suprir o problema dele.

Por isso, é sempre importante se antecipar e fazer uma análise frequente sobre como o seu e-commerce está se saindo. Adotar o check-out transparente, por exemplo, é uma ótima opção não só para aumentar a sensação de segurança dos clientes – que já pesquisaram tanto para te encontrar – como também para aumentar a sua taxa de conversão e ainda a redução do custo por cliente.

E já que estamos em clima de Black Friday, que tal implementar o quanto antes o check-out transparente para aproveitar as vendas da data mais esperada do ano? É hora de preparar seu e-commerce.

Caixas de compras em miniatura sobre teclado de notebook. Na tela do computador, uma página de e-commerce.

Implementando o check-out transparente

Você já sabe que as plataformas de e-commerce são fundamentais para fazer sua loja virtual funcionar bem, certo? Elas possuem vários recursos para facilitar o gerenciamento do negócio que vão desde a gestão de estoque até o fechamento da compra. O check-out transparente é um desses recursos que você pode adquirir.

Você pode solicitar na plataforma de e-commerce a inclusão desse tipo de check-out dentro da sua própria URL. Dependendo da desenvolvedora, o check-out transparente já é feito na construção do site e para isso é preciso atenção em alguns pontos:

  • Solicite apenas dados essenciais: nada de querer facilitar e acabar complicando mais. Na hora de construir seu formulário de pagamento peça apenas os dados imprescindíveis à conclusão da compra e ao funcionamento do anti-fraudes.
  • Cuide das ferramentas de segurança: se você está mudando para transmitir segurança aos usuários, é preciso investir em selos e ícones de segurança para evitar fraudes.
  • Atenção ao design e usabilidade: não é porque precisa ser prático que não deva ter um design visualmente interessante, ok? E também não se esqueça que muitas compras são fechadas no mobile, então vale lembrar do layout responsivo.

E o mais importante: teste muito! É importante apresentar a ideia pronta e concreta antes de oferecer aos clientes, até porque o sistema de pagamentos é tão importante quanto as ações de marketing que você desenvolve aí na sua loja.

Viu só quanta vantagem o esse sistema traz? Um gateway de qualidade se torna um aliado para implantar estratégias para recuperar clientes e integrar o processo de compra.

Pra quem sabe fazer, é bem simples. E, modéstia à parte, fazer bem feito é com a OpenK.
Nós temos planos que permitem incorporar um check-out transparente no seu próprio site.

Te esperamos lá!


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