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25/08/2021
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carrinho de supermercado em miniaturas com caixas de papelão em miniatura no interior sobre teclado de notebook

Lá em 2020, no começo da pandemia da Covid-19, os mais diferentes segmentos comerciais tiveram que buscar formas de se adaptar ao isolamento social, como abrir um atacado online. A solução surgiu como alternativa para oferecer mais segurança e também para expandir o alcance das empresas, deixando para trás as fronteiras geográficas.

E a aposta foi acertada: o comércio eletrônico teve um salto e dobrou a participação no varejo brasileiro. O aumento das vendas cresceu 68% em relação a 2019. São números incríveis e que fizeram o e-commerce evoluir anos em poucos meses. Muita gente, inclusive, previa um boom por conta das medidas sanitárias, mas não na proporção que aconteceu.

Mas sabe o que é mais interessante? Esse comportamento deve permanecer no pós-pandemia. A tendência é que, com o retorno das atividades, as pessoas se dividam entre as compras online e as físicas.

Diferente de uma farmácia online ou qualquer outro negócio, o atacado trabalha com vendas em larga escala. Por isso, uma operação assim exige um nível de infraestrutura prévio, que só quem já está familiarizado com esse modelo de negócio e tem uma distribuidora é capaz de oferecer.

Se esse é o caso da sua empresa, você está no lugar certo! A seguir você confere alguns passos iniciais que vão mostrar como abrir um atacado online e expandir os negócios.

três pessoas de costas andando no corredor de um armazém de atacado com prateleiras com caixas à direita e à esquerda

Assim como as distribuidoras são instaladas em grandes armazéns, o atacado online precisa de um site como base. O ideal é trabalhar com uma plataforma própria, desenvolvida de acordo com as necessidades da sua empresa, com toda a autonomia que esse tipo de serviço oferece.

Como você deve ter notado, o e-commerce cresceu, mas as formas de consumo também. A parte boa foi que esse passou a ser um alerta de oportunidade e talvez até o passo que faltava para você abrir seu atacado online. Já a má notícia foi que a maioria das lojas na internet investiram nisso.

Então, na hora de escolher um B2B para comprar, seus compradores vão ter muito mais variedade de escolha. E como se destacar? Com uma operação bem estruturada, com hubs de integração, site responsivo e bom atendimento ao cliente. Ou seja, você precisa de uma empresa que entende de verdade de mercado e o que seu negócio precisa para alavancar de vez.

#DicaOpenK: Quer saber como essas soluções podem ajudar sua empresa a vender mais e melhor? Conheça aqui o que as empresas de tecnologia podem te oferecer.

Um ponto interessante de como abrir um atacado online está nas ferramentas que vão permitir que sua loja seja encontrada com facilidade pelas empresas: um trabalho de SEO caprichado e um bom domain authority ou autoridade de domínio. Com isso, você terá uma página com relevância e destaque dentro do próprio segmento.

Esses fatores irão determinar a posição que o site da empresa vai aparecer nas buscas do Google. Uma página bem rankeada é aquela que aparece nas primeiras posições quando alguém pesquisa por “atacado online”, por exemplo, e onde o consumidor tem mais chances de clicar.

Usar estratégias de SEO no site significa adotar as palavras-chave adequadas nos títulos, descrições e até mesmo nas imagens utilizadas. Além disso, é importante ter URLs amigáveis, navegação rápida e arquitetura inteligente.

#DicaOpenK: Se você quer entender de vez como funciona o SEO para e-commerce e como ele ajuda o atacado online, basta clicar aqui e ler nosso texto sobre o assunto.

carrinho de supermercado em miniaturas com caixas de papelão em miniatura no interior sobre teclado de notebook

Então, na hora de escolher a melhor plataforma para seu atacado online, pense em questões como:

  • A experiência do usuário: Seu site precisa ser rápido, com layout limpo, diversos meios de pagamento, ter logística integrada e por aí vai. Tudo precisa ser pensado para que quem visita seu atacado online tenha a melhor experiência possível;
  • Analise se ele é amigável para SEO: Faça todo o trabalho de SEO que já te contamos ali em cima para garantir que sua loja apareça em boas posições nos buscadores;
  • Considere as particularidades do seu negócio: Pense no porte da loja, nas necessidade e nos recursos que você vai usar. É uma forma de focar em uma operação com todos os recursos usados com inteligência;
  • Facilidade de uso: Tem que ser simples para você e para quem vai navegar no site. Opte por operações de atacado online bem organizadas e um site com a estrutura pensada na boa navegação de quem visita;
  • Precisa ter um suporte que te atenda: Problemas acontecem, então pesquise por empresas que focam em ajudar sua operação de todas as formas possíveis, especialmente em questões técnicas;
  • Robustez do sistema: Por fim, mas muito importante. Seu site precisa aguentar a movimentação esperada. Se ele recebe X visitas por dia, tenha uma margem de erro aí. Imagine só se você quiser realizar uma grande promoção como a Black Friday, certamente ele travaria, não é? Pense nessas questões antes de fechar o plano.

Organize seu estoque

O próximo ponto deste pequeno guia de como abrir um atacado online diz respeito à gestão do estoque. Um erro bem comum de quem está começando é não definir uma logística para o estoque logo de cara, seja ela completamente separada da loja física ou integrada a partir de um sistema ERP.

Por aqui, acreditamos que o estoque integrado é a melhor solução. Esse tipo de organização te dá a chance de vender em diversos canais através de um único sistema, sem precisar comprar todos os produtos do zero ou correr o risco de perder uma venda porque a mercadoria está indisponível.

Com um sistema integrado de gestão empresarial é possível interligar todos esses dados e processos. Quando um produto é vendido pelo site, ele imediatamente deixa de constar no estoque da loja física e vice-versa, o que também facilita a gestão do estoque quando chega a hora de fazer novos pedidos.

Não se esqueça da logística!

Além de ter que lidar com estoque, o sistema ERP vai te ajudar em uma parte crucial do negócio: a logística. Quem quer entender como abrir um atacado online e já tem experiência na área pode até acreditar que já domina essa etapa, mas com alcance nacional o volume de vendas vai aumentar – e muito! – e sua empresa tem que estar preparada para isso.

O software de gestão integrada vai fazer boa parte do trabalho ao automatizar processos. Mas você não pode esquecer de incluir o cliente também, que precisa de um sistema confiável para acompanhar os pedidos e rastrear as mercadorias.

Precificação no atacado online

Quando você monta um atacado online, o estoque é parte crucial da sua operação. Ter esse controle não só te ajuda a ter uma noção de quais mercadorias precisam ser renovadas como também te orienta a aplicar o preço médio no seu negócio.

Não entendeu? Funciona assim: o controle correto do estoque te ajuda a chegar à precificação mais adequada dos seus produtos e equilibrar o prazo de venda e o lucro final.

Imagine que você tem centenas de unidades de uma determinada mercadoria e o prazo de validade está próximo. A forma mais inteligente de não acabar no prejuízo é fazer uma promoção para desencalhar esses itens. Você pode até ter uma perda de lucro, mas será menos significativa do que se não conseguir vender. É exatamente por isso que ter um controle de estoque é fundamental para a saúde do seu atacado online.

#DicaOpenK: Não tem muito espaço físico para ter um estoque? Sabia que é possível ter um atacado online e vender com estoque zero? Nós te ensinamos como fazer neste texto.

Fornecedores

Se você optou por trabalhar com estoque físico, precisa ter os fornecedores certos para te ajudar nessa missão que é ter um atacado online. Mas, antes, vamos voltar ao estoque organizado?

Vamos supor que, diferente do que aconteceu no exemplo anterior que demos, você vendeu mais do que o esperado e a procura não para. Você consultou sua plataforma de integração de vendas e viu que, no ritmo que está, as mercadorias vão acabar antes do previsto. Ótimo notícia, não é? Bom, depende.

É realmente muito bom superar as expectativas e vender muito. Esse é o desejo de muita gente. Mas se você não conseguir repor os produtos a tempo vai fazer com que as vendas esfriem e você perca esse boom.

Ou seja, sua loja precisa contar com fornecedores confiáveis para te garantir a entrega no prazo e, claro, produtos que cheguem sempre em boas condições. Estreite essa relação, converse e seja objetivo: apresente o que você precisa e entenda o que eles podem te oferecer.

Vale, ainda, pesquisar a reputação desses fornecedores. É uma boa iniciativa antes de fechar compras grandes e ficar na mão.

3. Divulgação

Ao pesquisar como abrir um atacado online, muitos empresários prestam atenção apenas no aspecto mais estrutural e acabam se esquecendo da divulgação, etapa essencial para o sucesso da empreitada. O atacado online pode até estar vinculado à sua distribuidora, mas essa ligação, sozinha, não garante o movimento.

É aquela máxima: quem não é visto não é lembrado. E como estamos falando em uma loja virtual, nada melhor do que usar e abusar de todos os recursos disponíveis na internet para levar sua marca ainda mais longe.

Já se imaginou vendendo para o Brasil todo? Pois é, seu B2B pode ser incrível se você souber como apresentá-lo. Isso engloba anúncios, mídias sociais, seu próprio site, promoções… Para te ajudar a dar esse passo, separamos 3 dicas importantes para alavancar as vendas do seu atacado online:

Apresente sua marca na internet

Lembre-se que o novo modelo de negócio permite um alcance de público muito maior e para compensar o investimento é importante ir atrás de novos clientes. As ferramentas de marketing digital é que vão te ajudar a levar o nome da empresa onde esses clientes em potencial estão.

No início do texto falamos sobre a importância de adotar estratégias de SEO no site, lembra? Ao pensar na divulgação, será preciso adotar algumas ferramentas extras para fazer o seu atacado se destacar. Veja algumas opções:

  • Posts nas mídias sociais;
  • E-mail marketing de descontos e promoções;
  • Estreite as relações com mobile marketing (SMS, mensagens de WhatsApp, QR Code…);
  • Crie anúncios e links patrocinados;
  • Tenha um blog;
  • Tenha ótimas descrições de produtos.

#DicaOpenK: Para nunca mais errar na descrição dos seus produtos do atacado online, confira esse material incrível sobre o tema.

Google Shopping

Esse serviço foi pensado para facilitar a vida do usuário que está pesquisando produtos, exibindo os itens buscados direto na página de resultados já com foto, descrição, preço e link para o site. Assim o consumidor não precisa entrar nos sites um a um para fazer sua escolha.

A plataforma é paga e exige cadastro no Google Merchant Center. Você deve disponibilizar para o site uma planilha detalhada com todas as informações das mercadorias – quanto mais preciso, melhor. Dependendo da quantidade de produtos, você pode precisar de usar um serviço que integre o Google Shopping com sua plataforma de e-commerce.

Entre as principais vantagens do Google Shopping para seu atacado online podemos citar:

  • Maior visibilidade;
  • Controle financeiro de quanto você quer investir na plataforma;
  • Análise da concorrência que vende por lá também;
  • Mais chances de aparecer nos resultados de buscas.

Marketing Inbound

Outra forma de atrair clientes que vem sendo amplamente utilizada nos últimos anos é o marketing inbound. Essa metodologia une diversas ferramentas do marketing digital na construção de uma estratégia que visa conquistar o consumidor através do conteúdo.

Com blogs, podcasts, newsletters, vídeos etc, o intuito não é apresentar logo de cara os produtos, mas sim explorar conteúdos relacionados ao universo da empresa, agregando valor à marca e estabelecendo um relacionamento com o público através de um serviço.

Se você está achando estranha a ideia de fazer um blog a respeito de um atacadista alimentar, pense além. Um dono de restaurante que faça compras no atacado pode ser atraído por um site especializado em receitas e dicas para o dia a dia do estabelecimento, um espaço que também é perfeito para apresentar os produtos da sua empresa.

Você não está aprendendo como abrir um atacado online no site de uma empresa de tecnologia?

Mais do que uma fórmula milagrosa, a solução para a dúvida de como abrir um atacado online está no trabalho duro, a parceria com profissionais qualificados e, acima de tudo, a disposição para fazer o melhor para atender as demandas de um mercado cada vez mais exigente.

Para te inspirar, queremos continuar esse assunto no próximo texto. Que tal conversar sobre as empresas B2B e o salto do atacado online?

Uma mão tocando tela de notebook com o texto: “muito mais que uma plataforma online. Acesse nosso site agora”.


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