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26/10/2018
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atacado online: homem sentado olhando para notebook

Não dá para evitar a internet, e aparentemente o futuro do comércio está dentro dela. As possibilidades de venda do atacado online são enormes e vão muito além do varejo. Ainda assim, existe uma resistência por parte das empresas do setor em abraçar o e-commerce B2B.

Se o futuro está na rede, então quanto mais cedo uma empresa abraçar o atacado online B2B, mais à frente ela vai estar. O passo a passo rumo a esse destino exige, contudo, experiência, e para conquistá-la antes da concorrência é necessário deixar os medos de lado.

Vamos entender um pouco mais sobre o atacado online?

atacado online: reunião para amostra de dados

O futuro do atacado é online?

As vantagens do B2B online são grandes. Quão grandes? Demais para que as grandes empresas ignorem essa fatia do mercado. Prova disso é a adesão cada vez maior dos grandes players do mercado à esse tipo de atacado..

O Martins, por exemplo, não só investe na sua plataforma online – o Martins.com.br – como também oferece vantagens especiais para quem compra nela. A Profarma, segunda maior do setor, também conta com venda online. Segundo Patricia Amaro, diretora da Unilever, em 2020 o B2B será duas vezes maior que o B2C na internet.

Em 2017 as transações online entre empresas quase alcançou a marca de 2 trilhões de reais. O atacado representa uma fatia crescente dessas transações.

Vale dizer que montar uma plataforma e-commerce para o atacado online não é uma exclusividade das grandes empresas. O processo é simples e representa um grande custo benefício. Ainda é possível integrar as vendas online ao sistema de gestão de estoque, mantendo uma operação automatizada que sincroniza suas vendas e reposições.

Vantagens de ingressar no atacado online

Os empresários que já abraçaram o atacado online afirmam ter encontrado uma série de vantagens com essa mudança. Entre as principais está a facilidade para encontrar clientes de todo o Brasil, economizando gastos operacionais sem perder em fidelização e comunicação com os compradores.

Como a relação de comunicação acontece pela web, fica mais fácil estar em contato com os clientes, independente da distância, e resolver os problemas em pouco tempo. A plataforma de vendas também tem a vantagem de funcionar 24 horas por dia e poder ser acessada fora do horário comercial, o que é uma vantagem se comparada com o modelo de vendas por representantes.

atacado online: homem sentado olhando para notebook

Além disso, fica mais simples para o cliente encontrar o que precisa no atacado online do que através de um representante, pois nesse caso é necessário alinhar bem as informações sobre os produtos solicitados para ter certeza de que estão mesmo disponíveis.

Acompanhamento da entrega

Outro fator que faz a diferença no atacado online é o acompanhamento da entrega. Com uma plataforma digital bem construída e conectada ao sistema de gestão de estoque, é possível oferecer um rastreio mais preciso do produto durante todo o processo de compra, desde quando o pedido é feito até o recebimento.

No B2B, esse tipo de informação ajuda a aproximar os parceiros comerciais, já que faz uma enorme diferença na margem de lucro do cliente saber a disponibilidade dos produtos pedidos e quando eles vão ser entregues.

Abrangência nacional

No passado, o processo de venda dos atacadistas era limitado pelas distâncias físicas. Isso porque os representantes comerciais tinham disponibilidade limitada para atender uma boa quantidade de clientes, além do tempo gasto com o deslocamento para chegar até eles.

Através do atacado online, a relação B2B se torna mais direta e é possível atender mais clientes ao mesmo tempo.

Sem as limitações físicas para realizar os acordos de venda, a única restrição passa a ser a entrega. Mas graças à evolução do e-commerce, muitas empresas de logística têm surgido como solução para esse problema. Para os fornecedores B2B de menor porte, contratar um serviço de entrega terceirizado costuma ser mais vantajoso.

O maior medo dos fornecedores B2B com relação à entrada no atacado online vem do receio que seus clientes terão dificuldades em se adaptar ao processo. Entretanto, o e-commerce cresce no Brasil de modo geral, o que mostra que o mercado está se adaptando bem às inovações.

Apenas em 2017, o número de brasileiros comprando online cresceu 43% em relação ao ano anterior. A tendência é que o número continue a aumentar e o consumidor se habitue cada vez mais a esses sistemas. Entre esses consumidores em potencial estão os lojistas e outros empresários que podem ser seus clientes B2B dentro do atacado online.

atacado online: pessoa anotando dados gerados do coomputador

Como mostramos, existem muitas vantagens comerciais no uso do e-commerce que justificam para o fornecedor B2B abraçar o atacado online. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia nosso artigo sobre a relação em investimento entre lojas físicas e as virtuais.


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