5 dicas para fidelizar o seu cliente
Um dos grandes problemas do e-commerce é fazer com que o cliente volte a comprar: é o caso clássico de dúvidas sobre como fidelizar o cliente.
Comprar pela internet traz muita independência para o cliente. Ele busca os melhores preços, está atento ao prazo de entrega, preocupa-se com a usabilidade do site, etc.
Fazer com que o comprador tenha uma boa experiência e não só se fidelize, mas se encante a ponto de indicar sua loja para outras pessoas pode ser um grande desafio. Mas estamos aqui para te ajudar a fidelizar o seu cliente com cinco passos bem fáceis de aplicar e seguir.
Vamos começar?
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1 – Fidelizar o seu cliente pode acontecer na primeira compra
A primeira impressão é a que fica, não há como negar. O cliente quando compra não está procurando necessariamente uma experiência de outro mundo, algo fora dos padrões do mercado, o que ele espera primariamente é agilidade, bom atendimento e um processo simples e transparente de pagamentos.
Acertar nesses pontos simples é o primeiro passo para fidelizar o seu cliente e para ter alto faturamento no seu e-commerce.
Não dá para dizer que mimos, embalagens personalizadas e outros pontos mais extravagantes não contribuem para fidelizar seu cliente, mas essas questões são um extra: primariamente, o melhor a se fazer é otimizar seus processos para garantir uma compra tranquila, sem sobressaltos e dentro do prazo.
2 – Trabalhe o pós-venda
O serviço de pós-venda, tantas vezes subestimado e deixado em segundo plano pelos administradores, é um dos pilares principais para fidelizar o seu cliente.
A venda não termina quando você recebe. O pós venda é parte fundamental da estratégia para fidelizar o seu cliente, podendo atuar de diversas formas:
- Mailing direcionado;
- Oportunidades de feedback;
- Atualizações sobre o envio;
- Aviso para a entrega.
Dentre várias outras.
É possível dividir o pós venda como estratégia para fidelizar o seu cliente em alguns pontos: o pós venda imediato é feito quando o cliente ainda está para receber o produto (atualizações sobre o pagamento e o envio), o pós venda alguns meses depois (com conteúdos relacionados a sua compra e outras ofertas por email marketing) e o pós venda a longo prazo, mais direcionado ao comportamento que o cliente apresentou após a compra.
3 – Envie cupons de desconto
Você pode achar que esse tipo de ferramenta não funcione ou esteja ultrapassado, mas na verdade essa é uma prática comum de lojas virtuais e pode trazer ótimos resultados para fidelizar o seu cliente.
Isso acontece porque todo mundo se sente mais inclinado a comprar quando vê alguma vantagem, é a chamada compra por impulso. Muitas vezes, o seu cliente nem está pensando no seu produto, mas a oportunidade o chama para a ação e ele acaba comprando.
Se a oferta for boa e ele se sentir em vantagem, irá comprar de novo. E de novo, e mais outra vez, até se fidelizar.
4 – Interaja com seus clientes
Seja qual for a abordagem que você tiver, para fidelizar o seu cliente é muito importante que você interaja com ele onde for possível. Ignorar críticas e questionamentos é um dos erros mais comuns de e-commerces que você deve evitar
Responda a todos os questionamentos nas suas redes sociais, agradeça aos elogios e peça desculpas por problemas ou situações que colocaram os clientes em desvantagem ou causaram transtornos para eles.
O importante é entender que você tem, acima de tudo, responsabilidade sobre o bem estar dos seus clientes. Não há como negar que eles possuem problemas que extrapolam a sua influência, mas a chave para fidelizar o seu cliente reside aí: você fazer o possível para que ele tenha uma ótima experiência.
5 – Crie um programa de fidelidade
Por fim, mas não menos importante, criar programas de fidelidade também ajudam a incentivar a recompra.
Você pode criar inúmeras condições: frete grátis a partir do quinto pedido, um programa de acúmulo de pontos, brindes exclusivos para compras a partir de uma certa quantidade – o que pode refletir na sua estratégia com seus parceiros, prazos especiais, dentre muitos outros pontos.
Fidelizar o seu cliente não é tão difícil quanto pode parecer em um primeiro momento. Na verdade, o melhor que você pode fazer é pensar como o cliente acima de tudo.
O que ele espera? O que pode fazê-lo voltar? É necessário ter humildade para admitir seus erros e buscar sempre a melhoria contínua.
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