Acontece pelo mundo

14/05/2013
Começam a valer regras mais rígidas para o comércio eletrônico brasileiro

A partir desta terça-feira (13), o comércio eletrônico brasileiro possui regras mais rígidas. Passa a valer as determinações de decreto presidencial Decreto nº 7.962, que incluiu regras para as compras em lojas virtuais no Código de Defesa do Consumidor.

Saiba mais
07/05/2013
O prazo para que os e-commerces se adaptem com as novas regras do governo está acabando

A presidente Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Consumo e Cidadania que tem como iniciativa transformar a relação entre empresas e consumidores, dentre elas as transações no comércio eletrônico. Fique por dentro do assunto.

Saiba mais
17/04/2013
Oracle fecha 42 brechas de segurança no Java para recuperar confiança

A Oracle lançou na terça-feira uma importante atualização de segurança para a versão do Java que é executada nos programas de navegação pela internet para tornar a plataforma um alvo menos popular para hackers.

Saiba mais
03 de August de 2012

Loja virtual deve ter planejamento e estratégia


Ao criarem um site de comércio eletrônico, diversas empresas de pequeno porte acabam dissociando a imagem do empreendimento na vida real da imagem na Internet. É o que explica o consultor de Marketing do Sebrae em São Paulo, Marcelo Sinelli. "Muitas vezes a loja real é organizada, bonita e com ótimo atendimento. Já a virtual é um monte de fotos de produtos com preços, sem nenhum espaço para comentários ou informações sobre a empresa. A clientela continuará indo na loja real, mas a virtual não atrairá novos fregueses. É o que chamamos de dissonância cognitiva".

Por isso, ter planejamento e estratégia para conquistar o cliente na internet é fundamental. "Não são só os pequenos negócios que têm imagens desconectadas. Encontramos grandes empresas que acreditam na internet apenas como uma vasta prateleira de produtos. Sem informações complementares ou associativas ao negócio", ressalta Sinelli.

Mesmo quem não tem uma loja de comércio eletrônico, precisa fazer parte do mundo virtual para aproveitar as oportunidades ou para evitar possíveis aborrecimentos. "Há casos de pessoas que falam mal da empresa na internet e o proprietário nem fica sabendo", afirma o consultor do Sebrae. Sinelli e recomenda que, nesse caso, o empresário reaja positivamente, convidando a pessoa insatisfeita que tenha uma outra experiência por conta da casa.

Quem sabe aproveitar as ferramentas digitais colhe bons resultados. É o caso da empresária Rosana Gonçalves, diretora da Siquiplás, de São Paulo, que transformou o YouTube em uma ferramenta de marketing. Os 14 vídeos sobre o passo a passo para criar diversos produtos, cujas matérias-primas são fornecidas pela empresa, já tiveram quase 200 mil acessos na página virtual. "Se eu tivesse tempo, colocaria toda semana um vídeo novo", diz a empresária.

Segundo Rosana, o investimento nos vídeos é baixo e o retorno tem sido satisfatório. "Antes, fazíamos muita propaganda em revistas especializadas para atrair novos clientes. Paramos com isso e passamos a investir na qualidade dos vídeos e na participação em feiras especializadas".

Fonte: Agência Sebrae de Notícias - Beth Matias

Voltar

Conheça também:

OpenK Tecnologia em Sistemas LTDA
Av. Athayde de Deus Vieira, 69 - Tibery
CEP 38405-150 - Uberlândia/MG
+55 (34) 3238-2222 - comercial@openk.com.br

Facebook Twitter Linkedin