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28/12/2018
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Pessoa usando computador e smartphone ao mesmo tempo

Quando você abre uma loja física, é preciso que as pessoas a conheçam para que tenham interesse em comprar, por isso é tão importante escolher um bom ponto. No caso do e-commerce, a forma da sua loja ser vista é através do Facebook, Instagram e Whatsapp Business.

As redes sociais são uma plataforma para você se colocar no mercado e apresentar seu negócio aos clientes. Para tirar o melhor proveito dessas ferramentas, é preciso entender as diferenças entre o Facebook e o Instagram na hora de trabalhar cada um deles, bem como aperfeiçoar o atendimento do Whatsapp Business para melhorar as vendas.

Vamos conversar sobre isso?

Oportunidades de venda

Existem muitas oportunidades de venda que tornam as redes sociais excelentes ferramentas para fazer seu negócio crescer. A primeira delas é o serviço de anúncios, especialmente os oferecidos pelo Facebook e pelo Instagram.

Anúncios têm funções diferentes em redes diferentes que também variam de acordo com o segmento. É mais fácil trabalhar anúncios de moda no Instagram, por exemplo, enquanto a venda de eletrônicos funciona melhor no Facebook.

O Facebook e o Instagram também podem ser usados para atender os clientes, tirando dúvidas e resolvendo problemas com entregas. Apesar disso, o Whatsapp ainda é imbatível nessa função.

Com a enorme quantidade de pessoas que usa internet pelo celular nos dias de hoje, o Whatsapp Business pode ser uma boa forma de abordar os leads e prospects com a intenção de oferecer um produto. Entretanto, é preciso tomar cuidado com os disparos para bases muito grandes que podem acabar sendo classificados como spams.

O melhor do Facebook e do Instagram é sua capacidade de segmentar o público, permitindo que os anúncios atinjam apenas quem realmente se interessa pelo produto que você tem a oferecer. No Whatsapp Business também é possível fazer essa segmentação, mas para isso você precisa criar grupos para os disparos de acordo com os nichos que pretende atingir.

Facebook

Computador logado no Facebook

A melhor maneira de usar o Facebook é buscando uma boa segmentação, atingindo o público que costuma comprar mais o seu produto. Assim tem-se a oportunidade é de transformar aqueles que não teriam contato com a sua loja de forma orgânica num cliente em potencial.

Para vender no Facebook existem muitas opções que você pode escolher. Além dos anúncios padrão com uma única imagem ou vídeo, existem catálogos e carrosséis, cada um com uma função específica no seu processo de venda.

O catálogo serve para listar produtos que você tem de forma mais ampla, com muitas opções, ideal para clientes mais ativos que estejam procurando por produtos relacionados à sua área.

Já o carrossel é um meio termo entre a publicação normal e o carrossel. Aqui, a intenção é fazer com que o usuário do Facebook veja mais do que um único produto, mas sem se perder entre diversas opções que não lhe interessam. Use essa ferramenta para anunciar seus produtos principais e depois aumente o valor da venda através da outras alternativa do seu mix.

Instagram

Celular com o Instagram na tela

O Instagram é muito mais eficiente no uso de imagens e vídeos, e pode atingir uma parcela maior de usuários com uma única publicação. O uso do Instagram Stories, com vídeos curtos e imagens que ficam disponíveis por 24h no perfil, ainda pode te ajudar a dialogar com o seu público de uma forma mais descontraída.

Para produtos que dependem de uma boa apresentação para atrair os consumidores, como objetos de decoração e arte, roupas, acessórios, dentre outros, o Instagram é o lugar certo para anunciar.

O Instagram também conta com vários tipos de anúncio. Entre os principais estão, claro, as fotos e vídeos. Também é possível fazer anúncios no formato carrossel e catálogo. O destaque nessa rede social, entretanto, é para a possibilidade de anunciar no Stories, o que costuma ter um alcance interessante.

Whatsapp Business

Celular com destaque no logo do Whatsapp: a opção do Whatsapp Business pode ajudar seu negócio.

A melhor ferramenta para estabelecer uma relação com o cliente é o Whatsapp Business. Se você souber transformar as mensagens dos disparos em uma comunicação mais humana, que se conecta com os clientes de maneira próxima, é possível que alcance uma interação com o público que facilitará a conversão de leads em compradores.

O Whatsapp Business também é uma boa ferramenta para tirar dúvidas dos clientes sobre os produtos e resolver problemas que podem acontecer com entregas e produtos defeituosos.

Além dos disparos em massa, o Whatsapp Business oferece ainda formas de organizar os contatos, como etiquetas de cor, e estatísticas avançadas sobre respostas e interações.

Mantendo o contato

O mais importante, sem dúvida, é manter a proximidade dos clientes. Afinal de contas, a atenção dispensada a eles é uma parte do processo de fidelização. Para isso, entretanto, é preciso escolher a melhor ferramenta para cada ocasião.

Ficou na dúvida de qual das redes sociais usar para atender? Então vá de Whatsapp: ele é o preferido do público para contato direto e serve para quase todas as ocasiões.

Você pode aprofundar seu conhecimento das redes sociais e seus usos se quiser saber mais sobre como usar o Facebook, o Instagram e o Whatsapp Business. Um bom lugar para começar é o nosso artigo sobre o assunto!


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