Blog Openk

Provedora de soluções de vendas e gestão

  1. Home
  2. • blog

22/03/2019
Comentários

Os marketplaces são a nova forma de vender pela internet. Entre essas plataformas tão famosas, temos o Walmart que, desde que começou a receber vendedores terceirizados em 2014, transformou o cenário do comércio eletrônico.

Vender no Walmart é uma ótima oportunidade para lucrar com sua loja virtual, uma vez que o site recebe, sozinho, 88 milhões de visitantes únicos por mês. No Brasil, vender no Walmart significa expor os produtos em um dos três sites mais acessados no país – os outros dois gigantes do e-commerce são a Netshoes e as Lojas Americanas.

A boa notícia para quem quer começar a vender no Walmart é: não é necessário trabalhar com produtos mirabolantes para fazer parte do marketplace. Os produtos ofertados no site são simples, de uso diário ou de necessidades pessoais.

Se você está empenhado na missão de começar a vender no Walmart, confira o passo a passo neste guia prático:

1° passo: tornar-se um vendedor

Em uma plataforma dessa magnitude, é compreensível que haja critérios para tornar-se um comerciante aprovado, mantendo a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos milhares de visitantes diários do site. Além disso, um ponto positivo dessa seleção para o comerciante é a quantidade limitada de vendedores por setor – o que significa que você terá muito mais chances de fechar uma venda com a concorrência menor.

Segundo o Walmart, a escolha de vendedores é baseada em reputação, projeções de vendas e alinhamento com os valores praticados pela empresa. O Walmart é conhecido por ter bons preços e, por isso, procura comerciantes que valorizem seus produtos competitivamente. Outras qualidades do vendedor incluem uma cartela exclusiva de produtos e um atendimento de qualidade, rápido e confiável.

Para ingressar no mundo do marketplace e começar a vender no Walmart, é necessário cadastrar-se no Marketplace do Walmart, clicando no botão “Venda mais. Comece já”.

1° passo para vender no Walmart: cadastre-se na seção de marketplace do site.

Logo depois, você será direcionado para a página de cadastros, onde deverá preencher os campos com todos os dados do seu negócio. Uma das exigências é que a sua loja possua CNPJ, então, esteja com as informações em mãos e com tudo já legalizado.

1° passo para vender no Walmart: preencha o cadastro no marketplace do site.

Depois de preenchido, é só aguardar o retorno da equipe do Walmart. Quando o cadastro for aprovado, o Walmart fornecerá suas informações para login na plataforma e você terá um prazo de 15 dias para concluir a integração.

2° passo: configurar sua conta Walmart Seller

Agora que você já é um vendedor aprovado, está na hora de configurar a sua conta de Walmart Seller!

Aqui, vamos te ajudar com o básico para que você possa se organizar dentro da plataforma. Mas, se quiser informações mais detalhadas sobre como administrar o seu portal do vendedor dentro do Walmart, consulte os Termos de Uso do Marketplace ou o Guia de Ajuda ao Vendedor (link em inglês).

O primeiro passo para configurar a sua conta e vender no Walmart é concluir o formulário de inscrição. Você receberá o link por e-mail para preencher essas informações, assim que o seu cadastro no marketplace do Walmart for aprovado.

2° passo para vender no Walmart: configurar sua conta Walmart Seller.

Para preencher e completar essa etapa, você precisará das seguintes informações: endereço completo da companhia, informações bancárias para pagamento e uma cópia digital do formulário W-9, que você pode baixar diretamente da plataforma.

Após 24 horas, o Walmart depositará o valor de R$0,01 em sua conta bancária, para verificação. Após constar o depósito, é só marcar como tarefa concluída e prosseguir o seu cadastro.

O segundo passo para configurar a sua conta para vender no Walmart é preencher o seu perfil de vendedor, adicionando uma apresentação da sua empresa para os seus clientes em potencial. Para isso, é necessário que você forneça informações como nome da empresa, uma breve apresentação do seu negócio, os canais de atendimento disponíveis para os seus clientes, suas opções de envio, suas políticas de privacidade e de devolução.

O terceiro e último passo para configurar sua conta de vendedor será configurar os impostos para cada método de envio e suas informações para políticas fiscais.

3° passo: criando o seu feed

Agora, chegamos na parte mais importante: o cadastro dos produtos.

Para cadastrar seus produtos, o Walmart te oferece três opções:

  • Integração via API – essa alternativa é adequada caso você tenha uma enorme quantidade de produtos cadastrados. Essa opção te exigirá um técnico para executar o serviço;
  • Parceiros de integração – esta é a opção ideal para quem tem muitos produtos e nenhum técnico disponível. O serviço é similar, senão igual, ao oferecido pelo Kanais da OpenK. 
  • Upload em massa – esta opção é para os pequenos lojistas, que possuem uma variedade pequena em estoque. A integração pode ser feita através de um aquivo de planilha, com todas as informações dos seus produtos.

3° passo para vender no Walmart: criar o seu feed.

Vender no Walmart significa que você precisará adequar o cadastro dos seus produtos a uma série de exigências feitas pela empresa, mas que no final, fazem toda a diferença para o seu negócio. Especificações como o tamanho e a qualidade das imagens, nome, descrição, características e estoque dos produtos, você pode conferir neste guia de Política de Cadastramento de Produtos no Walmart.

3° passo para vender no Walmart: adeque o cadastro dos seus produtos.

4° passo: publicação de produtos e teste de pedido

4° passo para vender no Walmart: publicação de produtos e teste de pedido.

Agora que você já configurou todas as informações da sua empresa e de seus produtos, está na hora de publicá-los em seu marketplace para começar a vender no Walmart.

Quando você finaliza o cadastro dos produtos, o próprio Walmart.com recomenda que você envie apenas 10% de SKUs, em um lote teste. Você poderá cadastrar algumas marcas ou produtos, em quantidades menores, apenas para a aprovação da plataforma. Assim que for aprovado, você termina de enviar os produtos restantes.

Depois de escolher quais produtos você vai enviar, é hora de iniciar o upload, de acordo com o método de integração escolhido por você. Na aba “Status do Feed”, você poderá verificar o andamento do upload e os erros específicos dos produtos, para poder ajustá-los.

Depois disso, você precisará testar os seus pedidos. Para isso, vá até a central do vendedor, escolha dois produtos que  você deseja testar e ajuste o preço e o estoque, de acordo com as exigências do Walmart. Logo após ajustar, você precisará publicar o produto e clicar em “comprar item”.

Logo depois de finalizar a compra, você precisará testar as opções de cancelamento da encomenda e de reembolso do produto.

5° passo: vender no Walmart! (finalmente)

Após realizar todos os testes obrigatórios da plataforma, está na hora de publicar os seus produtos e começar a vender!

Um pop-up aparecerá dentro do seu perfil no Walmart Seller, dizendo que você está pronto para se lançar na plataforma. É só clicar em “sim” e sua loja será enviada para a análise da equipe de integração. Após aprovado, você já estará ativo e recebendo clientes a todo momento.

É importante que você monitore constantemente a sua conta para realizar o gerenciamento de itens e não deixar nenhuma informação desatualizada.

Assim, você poderá aproveitar todo o potencial do Walmart para alcançar milhões de clientes e vender mais!

Conte com o nosso time de especialistas para ajudar você a entrar para o mercado de marketplaces. Saiba mais sobre vender no Walmart ou em qualquer marketplace clicando aqui ou fale com um dos nossos especialistas.


Comentários

Deixa seu Comentário