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07/01/2019
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lançar novo produto no e-commerce

Seu e-commerce tem um mix bem definido, imaginado para complementar a si mesmo e, portanto, impulsionar as vendas. Mas subitamente você percebe um nicho de mercado ainda não explorado e que cai bem com o que você vende. De súbito vem a dúvida: como lançar novo produto no e-commerce?

Lançar outros produtos e incrementos no seu mix, inclusive, é algo que você já faz. A questão é que pequenas adições são normais, mas um produto chave, original ou até um novo serviço precisam de um lançamento mais elaborado, focado em um bom princípio de vendas para sustentar compras futuras e mais investimentos em marketing.

É isso o que nos propomos a fazer neste artigo. Vamos passar pelas etapas de criação de uma campanha de um novo produto, indo desde a identificação da sua relevância, passando pela criação do conceito, testes e o lançamento.

Temos muito o que dizer, então vamos já começar?

Lançar o novo produto não é algo feito ao acaso

Um novo produto requer algumas etapas, cada uma com um prazo a ser cumprido. Com essa organização e um mindset voltado à análise e ao cumprimento de metas, lançar o novo produto no e-commerce se torna simples e intuitivo. Os mistérios desaparecem, e no lugar, só prevalece o trabalho.

O primeiro passo de todos é identificar a relevância do produto que você quer lançar. Se ele ainda não existe, ou seja, você está lendo esse artigo esperando que uma ideia surja, não tem problema: não vamos te dar a ideia, mas sim como chegar nela.

Olhe os seus produtos atuais. Como é a saída? Qual é o mais vendido? Sabendo o que você mais vende, se torna fácil entender pelo que você é reconhecido. É assim que se identifica a relevância de uma ideia.

lançar novo produto no e-commerce: quadro com análise de dados de vendas no ecommerce

Essa é a sua primeira oportunidade: o novo produto pode ser um complemento do que você mais vende. Além dessa, outras oportunidades podem se manifestar para a avaliação ou a criação de uma ideia. Veja algumas:

  • Você identificou a possibilidade de criar um novo sabor de algum produto que você já vende ainda na indústria;
  • O mercado começa a ficar cheio do produto que você comercializa, mas suas variações são poucas;
  • Perguntando para pessoas no seu dia a dia, você percebe que seu produto precisa de inovações. Quais são elas?

Tem espaço no mercado?

A segunda etapa para a validação de uma ideia é entender como o mercado vai reagir a ela. Esse é um passo crucial na identificação da relevância de lançar novo produto no e-commerce.

Aqui, o ideal é testar profissionalmente. Existem várias empresas que realizam testes antes mesmo da prototipagem, passando por pesquisas de opiniões presenciais até a criação de formulários online para o preenchimento em massa.

Mas como fazer as pessoas responderem? É simples: dando algo que elas querem. Materiais ricos – como e-books e infográficos voltados para a realidade do seu cliente – podem ser baixados gratuitamente caso a pessoa preencha a pesquisa. Você pode oferecer descontos, brindes e o que mais for de valor para o seu público alvo.

No final, você terá respostas de pessoas reais sobre a sua ideia. É aí que você percebe se lançar um novo produto no e-commerce realmente vale a pena ou não.

Lançar um novo produto no e-commerce versus o seu conceito

Vamos ser francos: o marketing nos ensina que a aceitação de um determinado produto no mercado tem menos a ver com as conclusões que as pessoas tiram dele e muito mais com o conceito que ele transmite. Em poucas palavras, é o conceito que traz o verdadeiro valor ao produto.

lançar novo produto no e-commerce: produtos que vendem no e-commerce

Vamos supor que você criou um novo tipo de travesseiro, que é comprovadamente mais confortável e melhor para a saúde do que todos os outros que estão no mercado. Você pode lançá-lo e esperar que as pessoas comprem porque experimentaram e aprovaram, mas em um mundo onde todos os fabricantes de travesseiros dizem a mesma coisa, é difícil se destacar assim, organicamente.

É aí que entra o conceito. “Esse travesseiro foi desenvolvido por engenheiros aeronáuticos certificados, buscando o melhor conforto através de fibras especiais e uma investigação minuciosa da anatomia humana. Esse travesseiro não é trabalho de uma indústria, mas de pensadores que se organizaram e decidiram criar o máximo em conforto”.

Essa é sua história, esse é o seu conceito. À partir daí, suas campanhas de lançamento devem transmitir essa ideia com ações pontuais que validam e confirmam o que você está dizendo.

E falando no que os outros dizem…

Conceito e concorrência: qual a relação?

Uma análise de concorrência deve vir até antes da elaboração do conceito. Quem anda fazendo produtos similares? Será que eles são similares demais ao que eu estou oferecendo?

Hoje em dia, é pouco provável que lançamentos de novos produtos tragam essa carga extrema de originalidade. O que você está criando pode até ser realmente novo, mas alguém já fez algo parecido e já está até vendendo.

lançar novo produto no e-commerce: spray

É por isso que o conceito é importante ao lançar novo produto no e-commerce: é através dele que você se diferencia.

Tudo bem que as pessoas já viram produtos parecidos, mas esse elas ainda não viram. O conceito deve transmitir as vantagens e explicar de onde elas surgem, para que os clientes percebam a novidade e não se fixem nos similares que já existem no mercado.

Testando e lançando

Testar não é só ver se o produto agrada o cliente. Crie protótipos tanto do produto em si quanto da própria embalagem. O teste é a experiência, é a validação do seu conceito. A melhor maneira de se fazer isso é através de grupos de controle, que podem ser contratados, ou através de brindes e outras maneiras criativas.

O teste deve sempre vir acompanhado de perguntas chave. Será que o cliente teve a experiência que ele deveria ter com esse produto? Você precisa saber. Portanto, pegue pontos chave do seu conceito e tente criar perguntas neutras para que seu cliente se expresse sobre ele. No caso dos travesseiros:

  • Entre outros travesseiros, como você classifica esse em questões de conforto?
  • O que mais te incomoda em outros travesseiros? Houve o mesmo incômodo nesse?
  • Como você descreveria deitar nesse travesseiro?

Essas são perguntas básicas, feitas sem nenhum estudo prévio, mas já mostram mais ou menos as que você precisa fazer para entender como seu produto é visto.

Tudo isso pronto, é hora de lançar o novo produto de vez!

Nenhum produto deve simplesmente “aparecer” no site

Nunca. Lançar novo produto no e-commerce não é uma tarefa corriqueira, é necessária uma campanha de lançamento envolvendo o seu marketing para um resultado positivo.

Defina primeiramente um cronograma. Antes do lançamento, a campanha deve se focar em criar um mistério e uma antecipação nos seus clientes. Eles precisam estar esperando, imaginar o que pode ser e criar o que hoje em dia se chama de “hype” – a expectativa.

Durante o lançamento, a campanha deve se focar em pontos de venda, na exploração do conceito do produto e na experiência de compra e uso. Seu produto deve estar em evidência, assim como suas facilidades e a facilidade ao comprar.

Mas isso tudo já é conversa de marketing, não é? Vamos seguir para uma conversa um pouco mais “mãos na massa”? Para que seu produto faça sucesso, seu estoque precisa estar organizado. Descubra como no próximo artigo!


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