Como fidelizar clientes da Black Friday?

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16/11/2018
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fidelizar clientes da Black Friday

A Black Friday é excelente para trazer clientes novos até o seu e-commerces. Seria um desperdício deixar passar a oportunidade de converter esses novos clientes em compradores regulares. Ter clientes fiéis é muito mais interessante do que ter um tráfego irregular, mesmo que ele seja alto.

A melhor forma de fidelizar clientes da Black Friday é começar durante o próprio evento. Quer saber como garantir uma boa taxa de retorno? Então confira as nossas dicas nesse artigo.

Por que fidelizar clientes da Black Friday

O seu negócio com toda certeza tem um fluxo constante e um crescimento estável no número de visitas que são convertidas em vendas e assim por diante. É natural que esse fluxo siga uma certa “tendência” de crescimento.

A Black Friday é um ponto fora da curva. Durante o período, se você tiver se preparado corretamente, um número muito maior de clientes vai visitar seu site procurando ofertas e oportunidades. Passado o frenesi, o esperado é que o fluxo volte ao normal, mas não precisa ser assim.

Se você se dedicar a fidelizar compradores da Black Friday, é possível estabilizar seu fluxo de clientes em um nível acima do que é o padrão até agora para seu e-commerce. Essa é a forma mais eficiente de fazer seu negócio decolar.

Existem diversas técnicas recomendadas para fidelizar clientes da Black Friday. Vamos indicar abaixo algumas delas para você começar a cuidar disso.

Disparos de e-mail personalizados

fidelizar clientes da Black Friday: pessoa comprando pela internet

Receber o feedback por parte dos clientes a respeito dos serviços prestados durante a Black Friday é uma ótima forma de identificar erros e pontos fracos no seu processo de vendas que podem estar agindo na contramão da fidelização. Mas não é apenas para as críticas que serve o feedback por e-mail.

Se você fizer o cliente se sentir relevante para seu negócio, mostrando que a opinião dele importa não só na hora da compra, as chances dele voltar serão maiores. Você deve mirar em um plano de três passos muito simples:

  • Oferecer a oferta como atrativo para novos clientes;
  • Oferecer uma experiência de compra agradável;
  • Garantir que eles voltem quando os preços estiverem normais.

Em três tópicos estabelecemos o básico sobre fidelizar clientes da Black Friday. Esse é o intuito, fazer com que eles retornem e prefiram você mesmo depois dos preços voltarem ao normal.

Atenção especial

Muitos e-commerces, infelizmente, tratam os clientes da Black Friday de forma um pouco fria, como se eles fossem números e nada mais. Isso não ajuda o cliente a se identificar com a marca e com a loja, ele só pensa que está saindo no lucro por pagar mais barato e pronto. Quando tudo funciona dentro do mínimo esperado, ok, cada um segue seu rumo e tudo certo. O cliente talvez se lembre da loja onde ele pagou mais barato na Black Friday.

Mas o intuito não é esse. Seu trabalho é fidelizar clientes da Black Friday, e portanto eles merecem atendimento especial. Veja algumas práticas de atendimento que ajudam a fidelizar clientes da Black Friday:

  • Se houver uma reclamação sobre produtos quebrados ou que não foram úteis, ofereça a troca;
  • Continue a enviar ofertas para o cliente de produtos relacionados ao que ele já comprou;
  • Ofereça auxílio e explicações sobre o uso dos produtos que podem exigir alguns conhecimentos específicos para serem melhor aproveitados;
  • Trabalhe sempre que possível com respostas pessoais e diretas ao invés de textos padrão.

Cupom de desconto

fidelizar clientes da Black Friday: placas de promoção

Quer surpreender o cliente e garantir que ele vai voltar para a loja? Então crie um cupom de desconto com uma arte bem bonita e envie junto com o produto para ele.

O cliente vai se sentir quase que na obrigação de usar o cupom, já que se sentirá em desvantagem se ignorá-lo. É o gatilho da escassez funcionando, segundo a teoria de Cialdini: o cliente se sente mais propelido a comprar se perceber que pode perder uma vantagem se não o fizer. Se você coloca um ótimo desconto e ainda estipula um prazo de validade, melhor ainda.

Depois de uma segunda compra bem sucedida, ele já terá acumulado duas experiências positivas com a sua loja. Nessa altura, esse cliente já está muito qualificado para as ações de fidelização que estamos citando, como o disparo de e-mails personalizados, ofertas exclusivas, etc.

Emendar promoções

Quer fidelizar clientes da Black Friday para que eles voltem sempre? Então faça outras promoções na sequência!

Não precisa ser nada muito grande ou que comprometa seu orçamento. Você pode, por exemplo, fazer uma liquidação do setor que vendeu menos na Black Friday. Envie para os leads captados na data a informação sobre a promoção. Pode ter certeza que eles vão voltar para visitar!

A ideia é fazer o novo cliente seguir gerando fluxo de vendas no site após a Black Friday. É como uma loja física que têm sempre clientes em potencial passando para dar uma olhadinha: quanto mais gente dentro da loja, mais oportunidades para fechar uma venda.

Uma boa forma de trabalhar a fidelização é com campanhas promocionais de Natal. As duas datas comemorativas são próximas e dá pra emendar uma na outra para que o cliente compre novamente com você seus presentes de fim de ano!

Contudo, se você quer realmente fidelizar clientes da Black Friday, precisa garantir uma excelente primeira impressão e evitar erros para que tudo dê certo na data e o cliente saia satisfeito.

Temos as dicas certas para isso também. Aprenda aqui como não cometer alguns dos piores erros da Black Friday!


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